Virtua Fighter 5 R.E.V.O. é anunciado com suporte a cross-play e campeonato mundial com prêmio de US$ 100 mil

A SEGA confirmou nesta segunda-feira (12) o lançamento de Virtua Fighter 5 R.E.V.O., nova edição da clássica franquia de luta em 3D. O jogo chegará ainda este ano para Nintendo Switch 2, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S, com destaque para a compatibilidade entre plataformas (cross-play) e suporte ao sistema de netcode rollback — tecnologia que melhora a performance das partidas online, reduzindo atrasos e promovendo combates mais fluidos.

A nova versão de Virtua Fighter 5 representa a maior atualização do jogo em mais de uma década, incluindo mudanças no balanceamento dos personagens — algo que não ocorria há 13 anos. A SEGA também promete atualizações de conteúdo contínuas, embora ainda não tenha divulgado detalhes sobre futuras adições.

Paralelamente ao lançamento, a empresa organiza o Virtua Fighter Open Championship, torneio internacional que terá início em 23 de maio durante o evento Combo Breaker 2025, nos Estados Unidos. As etapas classificatórias também acontecerão na Europa, Japão e demais países da Ásia. Os vencedores regionais disputarão a grande final, cuja premiação principal é de US$ 100 mil.

As inscrições para o campeonato, bem como regras e detalhes por região, estão disponíveis no site oficial da franquia. A SEGA ainda incentiva os fãs a se juntarem à comunidade no Discord oficial para acompanhar novidades sobre o jogo e se conectar com outros jogadores.

Com a nova edição de Virtua Fighter, a SEGA busca modernizar a franquia, torná-la mais acessível e competitiva globalmente, fortalecendo sua presença nos esportes eletrônicos. A estratégia acompanha o interesse crescente por jogos de luta que oferecem experiências online de qualidade e suporte multiplataforma. Para mais informações, acesse o site oficial.

Confira abaixo o anúncio multiplataforma de Virtua Fighter 5 R.E.V.O:

Gamescom Latam | Sebrae leva o Crie Games para o evento e abre inscrições para o projeto

Muito além de promover o consumo e o entretenimento no universo dos games, a Gamescom Latam também tem se destacado como um espaço estratégico para o desenvolvimento da indústria nacional. Um dos exemplos dessa abordagem está no estande do game.br, onde o projeto Crie Games se destaca com a missão de fomentar e potencializar o ecossistema de games no Brasil, apoiando desenvolvedores e estúdios em diferentes fases da jornada empreendedora.

O projeto está com inscrições abertas até o dia 22 de maio para o Crie Games – Modo Aceleração, programa gratuito voltado a estúdios de games do estado de São Paulo. A iniciativa integra o Crie Games, projeto do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae/SP, que visa fomentar o setor de games no país.

O novo ciclo do Modo Aceleração vai selecionar até 40 empresas paulistas para participar de uma jornada de quatro meses com workshops e mentorias, com foco em gestão, marketing, captação de investimentos e estratégias comerciais.

De acordo com Martha Lopes, consultora de economia criativa do Sebrae/SP, o Crie Games tem como principal objetivo instrumentalizar desenvolvedores para o mercado, apoiando tanto novos empreendedores quanto estúdios já estruturados.

“No Brasil, ficou claro que temos talento e produtos com grande qualidade técnica. O que ainda falta, muitas vezes, é o conhecimento de negócios: como acessar o mercado, apresentar um pitch, estruturar uma empresa e alcançar investidores”, destaca Martha.

Diferente de cursos técnicos, o Crie Games não ensina programação, mas oferece apoio de especialistas para transformar jogos em negócios viáveis e sustentáveis. A consultoria é executada pela empresa Playbor, referência no atendimento ao setor de games.

O programa é totalmente gratuito, com custos financiados pelo Sebrae, e pretende continuar expandindo sua atuação desde o apoio a quem está começando até a preparação de estúdios para missões e eventos internacionais.

Mais informações e o link para inscrições estão disponíveis no site oficial do Crie Games.

Texto e fotos: Victor Candido

Gamescom Latam | Soulchain é a combinação perfeita de Celeste, metroidvania e correntes

O jogo brasileiro Soulchain, desenvolvido por estudantes da Unicamp que formaram o estúdio Moraguma, esteve com uma área de testes na Gamescom Latam 2025. No evento, o público pôde experimentar uma demonstração que apresenta toda a ideia e o potencial do jogo, claramente inspirado em Celeste, um clássico dos jogos em pixel art.

A premissa inicial é bastante similar, mas logo surgem as diferenças. Soulchain é um metroidvania, com um mapa interligado, repleto de segredos e surpresas. Outro aspecto que o diferencia dos jogos da Maddy Makes Games é o uso de correntes como ferramenta principal para transitar entre cenários, abrir portas e resolver enigmas.

O jogo compartilha da mesma filosofia de que morrer não é o fim: diversos desafios de plataforma testam os reflexos do jogador, e cair significa a morte — mas o retorno ao ponto inicial é rápido, incentivando novas tentativas.

Na demo, a corrente é utilizada em paredes com marcações verdes e para puxar portas. Ela possui uma física própria, exigindo noção de espaço e agilidade. Um dos principais desafios é posicioná-la em locais que permitam balanço e travessia segura. Além disso, não é possível usá-la duas vezes no mesmo ponto, obrigando o jogador a calcular com precisão seus movimentos — o que limita improvisos e torna o desafio ainda maior.

Visualmente, o jogo está muito bonito e mostra-se ambicioso. Apesar de a demo ainda carecer de animações em pontos estáticos, como o fogo, isso não compromete a experiência e reforça a impressão de que se trata de um título promissor.

Lançamento previsto para o final de 2026. O jogo já tem página na Steam para wishlistnão deixe de adicionar.

Texto: Victor Candido