Conheça Top Racer Collection, game inspirado nos clássicos arcades de corrida dos anos 90

Prepare-se para reviver a emoção das corridas clássicas dos anos 90 com uma dose extra de adrenalina: a QUByte Interactive anuncia o modo online de Top Racer Collection, que permite competir com amigos de qualquer lugar do mundo.

A série de vídeos “INSIDE TOP RACER”, dividida em dois episódios, apresenta as novidades da coletânea. O primeiro vídeo, já disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2YqltLQfBIY), detalha o modo online, onde jogadores de todas as plataformas podem se conectar e disputar acirradas corridas.

No próximo episódio, a série “INSIDE TOP RACER” vai explorar outras duas funcionalidades:

        • Modo Custom Cup: Crie seus próprios campeonatos com as pistas e carros de sua preferência, desafiando seus amigos a superarem seus tempos.
        • Modo Time Attack: Aprimore suas habilidades e busque o recorde absoluto em cada pista, competindo contra o fantasma de outros jogadores.

Top Racer Collection reúne três jogos icônicos da franquia: Top Racer, Top Racer 2 e Top Racer 3000. A coletânea também inclui o inédito Top Racer Crossroads, além de filtros visuais para reviver a experiência nostálgica dos anos 90, modo campanha e muito mais.

Prepare-se para acelerar com amigos e reviver a emoção das corridas clássicas! Top Racer Collection estará disponível no dia 7 de março para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.Para mais informações, acesso o site oficial da QUByte Interactive.

Análise – Super Mario Bros. Wonder é tudo isso mesmo!

O primeiro jogo de plataforma 2D da franquia Super Mario Bros. foi lançado em 1985 e logo se tornou um clássico, definindo o gênero e se tornando uma referência para diversos outros jogos que seguiram seus passos. Uma das características da franquia sempre foi a inventividade e as novidades trazidas para cada jogo. Após 38 anos de história e dezenas de jogos, a franquia precisava claramente de um frescor novo, e esse frescor veio na forma de Super Mario Bros. Wonder.

Durante a estratégia de divulgação do novo jogo, a Nintendo fez questão de frisar que um dos pontos principais de Super Mario Bros. Wonder é a criatividade, e eles não mentiram. A jogabilidade, música, design de fases e até de personagens estão visivelmente mais modernos e cheios de vida, com certeza alçando o carisma da franquia 2D para um novo patamar.

 

Power-Ups

Os power-ups são – sem sombra de dúvidas – a característica mais tradicional e reconhecível em qualquer jogo do Mario e cia. Aqui não poderia ser diferente. Em Super Mario Bros. Wonder, temos três novos power-ups e o power-up especial de duração limitada – e uma das estrelas do jogo – a Wonder Flower. Se nos jogos anteriores os power-ups representavam uma ligeira – mas vital – mudança de jogabilidade, promovendo mais essencialmente uma vantagem ao jogador. Em Wonder, a mudança de jogabilidade e a possibilidade de uso dessas melhorias são muito maiores e mais significativas durante as fases.

Elephant Fruit

O power-up que é o grande rosto propaganda de Wonder é a Elephant Fruit. Esse item transforma Mario e cia. em elefantes extremamente carismáticos e engraçados, o que fez com que essa transformação parasse a internet quando foi revelada. A transformação em elefante dá uma série de habilidades e vantagens para os heróis, como golpear os inimigos com a tromba, regar flores especiais, destruir blocos e até resistir a certos inimigos. Mas, em contrapartida, Mario e cia. ficam mais lentos e com saltos ligeiramente menores.

 

Bubble Flower

Assim como os power-ups mais tradicionais da franquia, visualmente a Bubble Flower altera apenas o esquema de cores dos personagens. Mas a melhor parte está em suas habilidades. Com a Bubble Flower, os personagens disparam bolhas que aprisionam e derrotam os inimigos, mas além disso, as bolhas podem ser usadas como plataformas para saltos, aprimorando a movimentação e o alcance.

Drill Mushroom

Muito similar a um power-up visto em Super Mario Galaxy 2, o Drill Mushroom adiciona um chapéu broca aos personagens, permitindo que eles escavem tanto no chão quanto no teto das fases, fazendo com que vários obstáculos possam ser ultrapassados (ou destruídos) e como uma ótima forma de escapar de enrascadas, além de alcançar plataformas mais difíceis.

 

Wonder Flower

Um dos itens mais divertidos e malucos de toda a franquia, a Wonder Flower transforma completamente tanto as fases, tanto na aparência como na jogabilidade. Cada fase terá uma reação diferente aos efeitos da Wonder Flower que, não raro, também transforma o próprio personagem. Sob o efeito do item, as fases que em geral já são superdivertidas por si só se tornam em um carnaval, é como se o jogo começasse a festejar com o jogador.

 

Insígnias!

E por falar em mudança de jogabilidade, em Super Mario Bros. Wonder, temos a inclusão das insígnias desbloqueáveis. As insígnias aprimoram e modificam a jogabilidade, servindo como facilitadores ou simplesmente modificadores da ação dos personagens. As insígnias são divididas em três categorias, sendo elas, insígnias de ação (action badges), insígnias de impulsionamento (boost badges) e insígnias especialistas (expert badges), com um total de 24 insígnias.

Esses itens são outra grande surpresa agradável e podem ser usados como facilitadores para aqueles jogadores que tiverem mais dificuldade – o que o torna bem mais acessível para iniciantes –, bem como para mudar a forma de jogar, o que com certeza vai promover um fator replay muito grande dentro do jogo. Os jogadores poderão, por exemplo, se desafiar a jogar o jogo com determinadas insígnias ou mesmo sem utilizá-las.

 

Um novo dinamismo para a franquia

Muitas pessoas têm relacionado Super Mario Bros. Wonder ao clássico do SNES, Super Mario World, e de fato em Wonder há várias referências e retornos a aspectos e personagens de World. Na verdade, Wonder parece pegar o melhor dos clássicos e o melhor do que o presente tem a oferecer e fundi-los em uma nova experiência de Mario 2D. Ainda, Wonder parece se inspirar em diversos jogos de plataforma 2D mais “recentes”, como a fluidez e musicalidade tanto de Rayman Legends e Donkey Kong Country Returns, pegando características desses games e aplicando na fórmula Super Mario Bros. de ser.

E isso criou uma experiência única dentro da franquia Mario 2D. Além disso, o novo modelo de level design aplicado tanto nas fases quanto no mundo, deram muito mais vida e graça ao novo jogo. Pelos 5 mundos do jogo – o que pode parecer pouco à primeira vista, mas não é – há uma variedade de fases, várias delas fugindo do padrão conhecido da franquia. Aqui o jogador se depara com fases que oferecem diversos desafios e possibilidades de término, além de algumas fases que são focadas apenas em desafios seja para ganhar novas insígnias, itens ou mais Wonder Seeds. Aliando essas características à nova jogabilidade, a possibilidade de uso das insígnias e os Power-Ups mais dinâmicos, acabamos tendo uma experiência Super Mario (quase) totalmente nova.

Novo design, mais carisma

Outra novidade que acabou por trazer mais frescor para a série foi o novo design feito para os personagens. Os modelos e animações foram retrabalhados para dar um ar ainda mais cartoonesco e expressivo para os personagens. Expressões essas que podem ser observadas com mais facilidade na maioria das ações dos personagens, deixando tudo ainda mais divertido. Essas mudanças e novas escolhas de design não se limitaram apenas aos personagens jogáveis e alguns inimigos.

Todos os personagens, dos mais antigos e tradicionais que retornam, aos mais novos, receberam bastante atenção ao serem criados, e talvez principalmente os mais novos. Os novos inimigos encontrados nas fases, em sua maioria, são muito divertidos e com personalidade que faz com que tenhamos interesse em vê-los e interagir com eles. Aliando isso aos mundos e fases bem tematizados e o efeito da Wonder Flower torna a experiência de jogar Wonder um show à parte.

Mas o visual não foi o único elemento de Wonder a ter recebido um tratamento especial. Os sons e músicas do jogo são belos e divertidos, com retorno de melodias clássicas, mas, em especial, a inclusão das novas trilhas e efeitos sonoros acabam revitalizando também essa característica do jogo.

 

Agora em português

Um ponto em especial que vale a pena ressaltar é que pela primeira vez um jogo da franquia tradicional de Mario recebeu legendas e algumas dublagens em português. O trabalho de dublagem das flores que estão por todas as fases está incrível, divertido e engraçado, assim como as legendas. Super Mario Bros. Wonder não é o primeiro jogo da Nintendo a receber algum conteúdo em português, mas a empresa tem dado atenção a adicionar nosso idioma em certos jogos – a passos vagarosos, é verdade –, principalmente àqueles com menor quantidade textual e de voz. Mas talvez possamos ver isso como um sinal de que cada vez mais a empresa faça a tradução e legendagem em pt-br em jogos com mais complexidade e conteúdo narrativo – o que, convenhamos, já deveria estar fazendo há anos.

 

Multiplayer online, mas nem tanto

O ponto menos interessante em Wonder é justamente seu modo online. Nesse modo, há uma pequena interação entre os jogadores baseando-se basicamente em save points e compartilhamento de itens, no entanto, os jogadores não fazem muito mais além disso. Os companheiros de jogatina online só são visualizados nas fases em uma forma semitransparente para representar sua presença nas áreas, mas não é possível interagir diretamente com eles como no modo co-op local.

Essa escolha talvez esteja baseada na ideia de impedir problemas de conexão, comuns em alguns jogos como Super Mario Maker 2, em que o multiplayer online existe, mas não funciona bem na prática. Ou seja, é um ponto que a Nintendo precisa urgentemente melhorar em seus jogos.

 

Conclusão

Em resumo, Super Mario Bros. Wonder é um jogo com uma jogabilidade incrível, visual e trilha sonora impecáveis, sendo sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos da franquia de plataforma 2D de Super Mario. O time de desenvolvimento claramente não teve receio nenhum em apresentar variações de jogabilidade para atingir diversos públicos, dos amadores aos mais experientes, dos casuais até os que querem se aventurar de forma veloz e técnica pelas fases.

Além disso, o jogo parece retomar a leveza da jogabilidade e arrisca ser diferente de seus antecessores, como aconteceu em Super Mario World, ao mesmo tempo que abraça a modernidade e um lado mais cômico presente em alguns plataformers da última década, e essas novas características combinaram muito bem com o bigodudo e sua turma. Talvez Super Mario Bros. Wonder abra caminho para uma nova tendência em Super Marios 2D.

Curiosamente, Wonder é um dos únicos jogos grandes dos anos a saírem completos e sem apresentarem grandes bugs, o que mostra o quanto o jogo foi trabalhado com esmero. Infelizmente o modo multiplayer online do jogo não é tão interessante, mas esse parece ser uma falta tão pequena que não tira em nada o brilho do jogo.

Por fim, é impossível dizer que Super Mario Bros. Wonder é um dos melhores jogos do ano, e ele com certeza merece ser jogado, tanto pelos amantes de Super Mario e jogos de plataforma, como deveria ser experimentado por todos os amantes de jogos em geral. Wonder é com certeza uma aula de inventividade, criatividade e como se fazer videogame, e ainda prova como um gênero com mais de 40 anos ainda tem muito mais a oferecer.

Texto por Fernando Paixão

Nintendo lança Super Mario Bros. Wonder, novo jogo 2D side-scrolling

A Nintendo anunciou nesta quinta-feira o lançamento de Super Mario Bros. Wonder, um novo jogo 2D side-scrolling para o Nintendo Switch. O jogo será lançado em 20 de outubro de 2023.

Em Super Mario Bros. Wonder, os jogadores exploram o Reino das Flores, um novo mundo repleto de beleza e perigo. O reino está sob ataque de Bowser, que se fundiu com o castelo do príncipe Florian. Cabe a Mario e seus amigos salvar o reino.

O jogo apresenta uma variedade de novos recursos, incluindo:

        • Um mundo repleto de variedade: O Reino das Flores é composto por seis mundos distintos, cada um com seu próprio tema e desafios.
        • Flores Wonder: Essas flores mágicas podem criar efeitos inesperados, como fazer as tubulações se moverem, o terreno inclinar ou o jogador flutuar no espaço.
        • Personagens carismáticos: Além de Mario, os jogadores podem escolher entre uma variedade de personagens jogáveis, incluindo Luigi, Peach, Daisy, Toad e Yoshi.
        • Power-ups inéditos: O jogo apresenta uma variedade de novos power-ups, como a Fruta Elefante, que permite ao jogador se transformar em um elefante, e a Forma de Bolha, que permite ao jogador capturar inimigos em bolhas.
        • Inimigos novos e desafiadores: O Reino das Flores está repleto de novos inimigos, como Hoppycats, Melon Piranha Plants e Maw-Maws.
        • Multijogador local e online: Até quatro jogadores podem jogar localmente, e os jogadores podem se conectar online para competir ou cooperar.

Super Mario Bros. Wonder é um jogo de aventura repleto de ação, humor e diversão. O jogo é uma ótima opção para fãs de Mario de todas as idades. Para mais informações, clique aqui.