Perdeu seu save de jogos? Confira dicas para voltar de onde parou

save de jogos

Se você é gamer, sabe o quanto é importante ter seus jogos e seus saves sempre bem organizados e no lugar, não é mesmo?

Até porque, quem é que nunca passou por alguma situação em que o save foi corrompido ou perdido e você precisou começar tudo do início?

Essa situação incômoda e é o grande temor de quem gosta de jogos, seja no PC ou no console, pode ser evitada tomando medidas para que nada se perca: com backups na nuvem ou mesmo em HDs ou pen drives, você evita uma série de problemas.

Mas se mesmo assim você notou que seus saves e arquivos de jogos se perderam, vamos te ajudar com algumas opções fáceis e interessantes para que você possa encontrar tudo e continuar a ação de onde parou.

1. Localize as pastas dos seus saves

Talvez a primeira medida que você deve tomar, para ter certeza de que os seus saves não estão mesmo onde deveriam, é consultar diretamente a pasta ou diretório onde eles precisam estar.

Pois bem, fazendo uma busca rápida no seu computador, você pode tentar achar os arquivos relacionados com o jogo que você procura, em algum desses locais que listamos abaixo:

  • C:\Users\NOME DO USUÁRIO\Documents
  • C:\ProgramData
  • C:\Users\NOME DO USUÁRIO\AppData\Roaming
  • C:\Usuários\NOME DO USUÁRIO\AppData\LocalLow
  • C:\Usuários\NOME DO USUÁRIO\AppData\Local

Nesses locais, há a probabilidade de você encontrar mais facilmente os arquivos dos seus games de PC que estejam instalados no computador, portanto, é mais fácil achar o que você precisa.

Ao encontrar a pasta do jogo em questão, procure o local específico que se refira aos saves e verifique se os arquivos estão lá, ou mesmo, se não foram acidentalmente movidos para o local errado.

Recolocando os arquivos no local certo, seu jogo poderá achar o save “perdido” e você pode respirar aliviado, continuando de onde parou.

2. Busque na plataforma ou site onde você comprou o game

Talvez a dica mais óbvia para que você busque tanto arquivos do jogo em questão, quanto os arquivos referentes ao seus saves, seja na própria plataforma onde o game foi adquirido.

Hoje em dia, a maioria das pessoas adquire os jogos nessas plataformas, e algumas são velhas conhecidas de todo o público gamer, podendo citar:

  • Steam
  • Epic Games
  • UPlay
  • Origin
  • Rockstar Games
  • Microsoft Store, entre outras.

Nessas plataformas, você consegue acessar mais facilmente o caminho do game em seu PC, encontrando com relativa facilidade a pasta onde eles estão instalados.

Geralmente, a pasta com os dados dos jogos, fica dentro da pasta específica da biblioteca da plataforma no seu computador.

Portanto, pode ser uma excelente ideia que você busque seus saves por meio das plataformas em que você comprou o game.

Há uma boa chance de que tenha algo por lá, além de ser um belo atalho para se chegar até a pasta de armazenamento do seu game.

3. Busque a pasta com o nome da empresa desenvolvedora

Se você comprou o seu game fora de uma das plataformas citadas acima, ou o adquiriu de outra maneira, como em mídia física por exemplo, pode ser interessante fazer uma busca pelo nome da própria desenvolvedora ou distribuidora do game.

Isso porque, muitos jogos ficam em pastas específicas onde tem o nome dessas empresas.

Para isso, faça uma busca rápida na internet, caso você não saiba o nome de cabeça, e encontre o nome do seu jogo com save perdido e da empresa que o desenvolveu.

Para facilitar, aqui vão alguns nomes de empresas produtoras de games. Caso encontre alguma pasta com algum desses nomes, pode ser aquela onde se encontra seu jogo e consequentemente, seus saves. Confira:

  • Activision
  • Rockstar Games
  • Konami
  • Electronic Arts
  • Ubisoft
  • Microsoft
  • Blizzard
  • Capcom
  • Nanco Bandai

Ao encontrar alguma pasta nomeada como uma dessas empresas acima – existem várias outras, por isso, busque o seu game em específico – entre na pasta e busque por outra nomeada de “Save” ou “Saves”

Seus arquivos podem estar por lá.

4. Faça uma busca no Google

Pois bem, se você já buscou em todos esses lugares, mas não encontrou nada do seu save ou da pasta dos seus jogos, o Google pode te dar uma mãozinha pra achar esses arquivos.

Alguns jogos mantém os arquivos de saves em pastas diversas daquelas em que se encontram os outros arquivos do jogo em questão e isso pode acabar deixando mais difícil a busca por seu salvamento perdido.

Sendo assim, talvez seja preciso tentar fazer uma busca no Google a respeito do seu game.

Procure por termos como “Nome do jogo + save”, “Nome do jogo + local do save” ou mesmo “Nome do jogo + local dos arquivos”.

Essa dica, apesar de parecer bem óbvia, pode te ajudar muito a efetivamente encontrar alguns dos arquivos que você precisa antes de entrar em total desespero.

5. Agora que você achou seu save perdido, faça um back-up

Pois bem, agora que os seus saves estão em mãos e você não irá mais precisar passar esse perrengue de começar seu jogo do total zero e perder o progresso de jogo e de conquistas, é hora de se precaver e fazer um bom backup dos arquivos.

E caso ainda assim, seguindo todos esses passos, você não tenha mesmo encontrado os seus arquivos de salvamento, ainda há uma saída. Aqui, gostamos muito de usar o software  Wondershare Recoverit.

Às vezes pode acontecer de alguns arquivos serem deletados por engano, ou mesmo formatar o PC e esquecer daquela pasta que não poderia ser perdida.

Nessas horas, recorremos sempre a esse software pois ele dá conta do recado e consegue encontrar com facilidade os arquivos que precisamos. Já aconteceram situações que o arquivo foi realmente perdido, e apenas o Recoverit pôde ajudar, por isso, fica aqui nossa indicação para recuperar seu save em último caso.

E agora que você já está com seus arquivos do jogo e saves e mãos, é hora de preparar aquele backup. Você pode fazer isso de formas diferentes:

  • Utilizando a nuvem
  • Salvando os dados num HD externo ou pen drive
  • Ou mesmo criando outra partição no seu HD ou salvando em outro SSD ou HD que tenha em sua máquina.

Perder um arquivo de save pode ser uma situação muito chata e que nós gamers detestamos passar. Faça sempre seu backup de segurança e siga o jogo de onde parou!

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter. Professor e consultor na área de educação e tecnologia.

Deixe seu comentário