Morto – Game de terror brasileiro aborda o tema da depressão

Hoje vamos destacar o game indie criado pelo gamedev Matheus Ribeiro, que tem tudo para agradar quem gosta de terror psicológico e clima de mistério e claustrofobia. Trata-se de Morto, um game de terror em 2D com ambientes desenhados à mão e uma estética de desenho animado dos anos 30.

A estrutura de Morto é por capítulos, sendo que os demais capítulos terão lançamentos em breve. Basicamente você controla um personagem misterioso que explora apartamentos e demais ambientes urbanos presenciando cenas perturbadoras. Seu dever é descobrir o que está havendo antes que seja tarde demais. A jogabilidade é nem simples: você deve andar e interagir com os objetos nos cenários.

De acordo com o desenvolvedor, Morto tem como tema central a depressão, de modo que não é aconselhável a quem tem histórico dessa doença. Os ambientes desenhados à mão são belíssimos, demonstrando a criatividade e talendo envolvido na obra. A trilha sonora é bastante tensa e combina com os cenários. Morto está disponível para Windows, MacOS e Linux. Você pode acessar e baixar o game aqui.

Abaixo você confere o trailer de Morto:

Primeiro Contato – podcast remonta a história dos computadores e games no Brasil

Você gosta de podcasts? Gosta de jogos eletrônicos e tecnologia em geral? Pois então vai adorar o Primeiro Contato, o novo podcast da B9 em parceria com o site de jornalismo de games Overloadr. O programa estreia na próxima segunda-feira (19 de julho) e contará a história da chegada dos computadores e seu universo de jogos eletrônicos e entretenimento nos lares brasileiros.

De acordo com os criadores do Primeiro Contato, a série terá 12 episódios remontando os bastidores de um mercado que, diferentemente de hoje, era dominado por empresas brasileiras, como Brasoft, Tectoy e CD Expert. Para contar essa história, o Primeiro Contato realizou mais de 50 entrevistas e realizou uma vasta pesquisa sobre o contexto econômico, político, social e cultural do país, em que esse mercado estava inserido. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações.

Com uma narrativa dramática e envolvente, a temporada de 12 episódios aborda temas como os primeiros computadores nacionais, a inauguração de empresas pioneiras no setor de games por aqui, a revolução multimídia dos CD-ROMs e a popularização desta mídia nas bancas de jornal, passando pelas primeiras localizações de jogos e outros assuntos históricos.

‘Primeiro Contato’ traz mais de 50 entrevistas, captadas ao longo de um ano, e vasta pesquisa sobre o contexto histórico, político e econômico do Brasil nas décadas de 80 e 90. O podcast remonta os bastidores de um mercado que, diferente da atualidade, era dominado por empresas brasileiras, como a Brasoft, Tectoy e CD Expert.

De acordo com Henrique Sampaio, do Overloadr, Primeiro Contato dá voz aos homens e mulheres que deram início ao mercado e à indústria de games para PC no Brasil, muitos dos quais sequer são lembrados ou reconhecidos atualmente.

“São histórias humanas que captam a emoção e os perrengues dos negócios internacionais, dos conflitos corporativos, das dublagens precursoras, dos primeiros games brasileiros e dos pânicos morais em torno dos jogos violentos no final da década de 90. É um trabalho inédito e histórico que deve servir de referência para futuras gerações”, explica.

Reverie Knights Tactics – game ambientado no universo ‘Tormenta’ ganha demo na Steam

Hoje a dica é para quem curte jogos de RPGs nacionais e estava esperando por novidades. Acaba de chegar à Steam a demo do jogo indie “Reverie Knights Tactics”, título da 40 Giants Entertainment, em coprodução com a Hype Animation e Jambô Editora. O game é inspirado na franquia de sucesso “Tormenta”.

De acordo com os desenvolvedores, uma live com os desenvolvedores acontecerá no dia 19 de julho, segunda-feira, no Instagram, às 19h, para contar mais sobre o lançamento. O jogo de RPG tático tem lançamento mundial previsto para o final de 2021, nas plataformas Playstation 4 e 5, Xbox One e Series S/X, Nintendo Switch e PC. A distribuição fica a cargo da publisher europeia 1C Entertainment (“King’s Bounty 2”).

“Reverie Knights Tactics” é um RPG (role-playing game) de turnos com batalhas em cenários isométricos, onde cada escolha pode alterar a história. Em um mundo ilustrado à mão, o jogador controla uma equipe de até quatro heróis numa expedição para encontrar Lenórienn, a perdida cidade élfica enquanto luta contra a ameaça goblinoide que espalha terror no continente. Em desenvolvimento há quatro anos, “Reverie Knights Tactics” utiliza personagens e cenários recorrentes do universo “Tormenta”. Criada em 1999 por Marcelo Cassaro, Leonel Caldela, Guilherme Dei Svaldi, Rogério Saladino e JM Trevisan, a série abrange romances, quadrinhos, jogos e outros produtos.

Para o diretor e ilustrador do projeto, EdH Müller, “Reverie Knights Tactics” foi pensado para levar o mundo de “Tormenta” para o exterior. O game virá com opções em vários idiomas, entre eles o inglês, chinês e russo. Müller destaca a narrativa como um dos diferenciais do RPG tático: “A gente alia duas coisas que são fundamentais para esse tipo de jogo: ter uma história rica, interessante, e contar essa história não apenas pelo desenrolar dos personagens, mas também de forma que todos os cenários e elementos visuais estejam ali para contar essa história”, promete Müller. O desenvolvedor aposta na exploração dos ambientes.

Customização de personagens, criação de itens e mapas expansivos, entre outros elementos indispensáveis ao gênero são parte do gameplay de “Reverie Knights Tactics”. A jogabilidade das batalhas segue o estilo clássico para quem já gosta do estilo RPG, segundo os desenvolvedores. A demo disponível na Steam serve de prólogo e dá acesso à primeira hora do jogo com a protagonista Aurora e sua melhor amiga Brigandine. As duas partem para um continente desconhecido em busca de Marius, o pai adotivo de Aurora que desapareceu em uma expedição. As decisões do jogador definirão o desenrolar dos acontecimentos. Você pode baixar a demo aqui.

 

Requisitos de sistema – Reverie Knights Tactics:

SO: Windows 7/8/10 64-bit
Processador: Intel Core i5-3570K
Memória: 4 GB de RAM
Placa de vídeo: Intel(R) HD Graphics 4000
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 9 GB de espaço disponível
Placa de som: Direct X compatible