JAM Virtual desafia estudantes a criarem jogos e máquinas investigativas

Já imaginou construir uma máquina com o intuito investigativo? Pois essa é justamente a proposta principal da JAM Virtual, uma ação promovida pelo Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Conectados ou desplugados todos os estudantes das escolas municipais da capital paulista estão convidados a participar do desafio.

De acordo com a organização, a JAM Virtual tem como objetivos promover o engajamento dos estudantes nas ações de aprendizagem mesmo que de forma remota, fomentar a inventividade, criatividade e a criticidade em relação à produção e a aprendizagem pelo fazer e fomentar o registro de processos de aprendizagem.

A atividade poderá ser enviada em formato de vídeo ou relatório escrito até 24 de junho. Além do tema para construção de máquinas investigativas, a JAM Virtual também contará com a proposta de construção de jogos digitais e jogos de tabuleiro.

 

Confira os desafios da Jam Virtual:

Opção 1 – Construção de “Máquinas Investigativas”.

Na construção de uma Máquina Investigativa, você poderá criar um tipo de máquina que ache interessante e que te auxilie na investigação de algo de seu interesse, ou que tenha alguma utilidade para você ou para alguém que você conheça ou apenas crie por curiosidade. Você poderá utilizar materiais diversos e seu protótipo poderá ou não ser automatizado.

Opção 2 – Criação de jogos digitais ou de tabuleiro.

Nos jogos de digitais ou de tabuleiro, você poderá criar jogos utilizando os recursos digitais que você tenha ou até criar jogos com materiais diversos, como tampinhas de garrafa, caixas de papelão e qualquer outro tipo de material reciclável. Você pode criar as regras do seu jogo.

 

Como entregar seu desafio

A entrega será em formato de vídeo ou um relatório escrito de preferência com imagens. É preciso contar tudo sobre sua criação, desde como foi este processo, para que ela serve e como utilizá-la. O prazo para entrega será dia 24/06/2021.

Quando tiver terminado seu invento e registrado o processo de criação, preencha o formulário de inscrição com seus dados e coloque  o link do seu vídeo ou do relatório, clicando aqui.

Atenção: O vídeo produzido deverá ser disponibilizado no Drive do Google ou publicado no Youtube, no canal pessoal, e o link de acesso deverá ser compartilhado no formulário de inscrição, onde também será possível autorizar sua divulgação. Se optar por publicar o Vídeo, use a #JAMVIRTUAL2021.

 

Sobre a Jam Virtual

A JAM Virtual reunirá estudantes e professores para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. A ideia é que essas pessoas, utilizem suas habilidades, e conhecimentos para a solução do desafio proposto. Às vezes, essas pessoas nem se conhecem, mas participam juntas para resolver a atividade proposta com criatividade, inventividade e colaboração. Todos acabam ganhando a Jam, uma vez que se exercita o trabalho em equipe, colaboração, raciocínio lógico e faz-se novas amizades.

Assim como em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a JAM Virtual 2021 continuará à distância, para respeitar os protocolos estabelecidos pelos Órgãos de Saúde, porém, com novos desafios para todos!

Claro e Twitch lançam torneio de eSports para clientes da operadora com premiação de R$25 mil

Neste final de semana os fãs de eSports poderão conferir e participar de mais um torneio que promete agitar o cenário. A Claro, que já faz parte do dia a dia de muitos fãs de games pelo Brasil, amplia, nesta semana, sua presença no mercado gamer com o lançamento do Arena Gaming, série exclusiva de torneios amadores de e-sports, realizada em parceria com a Twitch. Outra novidade da operadora é o patrocínio ao clube profissional INTZ, um dos principais clubes do cenário competitivo no mundo e maior vencedor do CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends.

O Arena Gaming irá contemplar, ao todo, 12 torneios independentes, realizados mensalmente a partir de junho de 2021, com participação exclusiva e gratuita de clientes Claro dos produtos residenciais e móvel pós-pago. Para a disputa ficar ainda mais intensa, cada edição irá distribuir um montante de R$25 mil em prêmios aos finalistas.

Para diversificar e oferecer a oportunidade dos clientes da Claro vivenciarem a experiência de participar de um campeonato de e-sports, cada campeonato contará com uma plataforma diferente – mobile, computador e console –, além de jogos famosos, como: League Of Legends: Wild Rift, Valorant, e muitos outros já confirmados, mas que serão anunciados com a evolução do torneio.

“O mercado de games está em plena ascensão e estamos acompanhando de perto e levando o que há de novo para esse público. Ter ao nosso lado players importantes do segmento, como a Twitch, é fundamental para esse passo a mais que estamos dando na nossa relação com os gamers trazendo experiências exclusivas para a comunidade”, afirma Márcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro.

“O objetivo da Twitch é expandir o alcance mobile, democratizar o acesso e levar a cultura gamer para um público mais amplo, permitindo que os usuários aproveitem os benefícios de nossa comunidade e ferramentas de monetização. A parceria com a Claro fortalece ainda mais esse compromisso e o Claro Arena Gaming mostra as infinitas oportunidades da indústria de streaming e games para mobile”, afirma Philip Chaves, Diretor Comercial Twitch.

Os participantes das fases finais dos campeonatos ganharão ainda o reforço especial dos principais streamers da Twitch em suas equipes. E, na tão sonhada final, os jogos terão narração e comentários como em torneios profissionais e serão transmitidas ao vivo no canal da Claro no Twitch (twitch.tv/clarobrasil), redes sociais da operadora e também pelo Canal do Cliente (500) na TV por assinatura.

A primeira disputa do Arena Gaming será no Valorant, game produzido pela Riot Games, e jogado pelo computador. Lançado em 2020, o jogo se tornou rapidamente um dos mais relevantes do mercado – tanto brasileiro quanto mundial – e, hoje, está entre os mais streamados da Twitch. As inscrições estão abertas no site arenagaming.com.br até o dia 13 de junho, com início do torneio marcado para o dia 14 e as finais no dia 26.

Os detalhes das próximas edições, como título do jogo, plataformas e datas serão fornecidos sempre com antecedência e com divulgação pela Claro e Twitch em seus canais de comunicação ou pelo site.

PlayStation patrocina evento Reis e Rainhas do Drible neste domingo

Neste domingo (28) os fãs do futebol tem evento marcado na agenda: o Reis e Rainhas do Drible 2021, tradicional torneio de futebol freestyle que reúne alguns dos futebolistas mais habilidosos do Brasil. A novidade nesta edição é que a Playstation será um dos patrocinadores master, com o console PlayStation 5, o videogame mais cobiçado do momento. Com portas fechadas para o público, neste ano o torneio será realizado a partir das 10 horas da manhã em São Bernardo do Campo, com transmissão ao vivo pela TV Globo, durante o programa Esporte Espetacular.

O contrato de patrocínio, negociado pela agência Wolff Sports, contempla a exposição da marca do console Playstation 5 nos uniformes dos atletas, no backdrop de premiações e de entrevistas, nas placas de quadra localizadas atrás dos gols e nas placas aéreas. O objetivo é fortalecer a marca Playstation no Brasil e criar identificação entre os amantes do futebol.

“Ficamos muito entusiasmados com o patrocínio da PlayStation ao Reis e Rainhas do Drible. A marca de consoles de videogame é uma das mais almejadas do mundo, e ambas as partes – marca e evento – têm a ganhar com essa exposição. Esperamos que a parceria possa crescer ainda mais no futuro”, afirma Rafael Jorge, Executivo de Negócios da Wolff Sports.

Sobre o Reis e Rainhas do Drible

No Reis e Rainhas do Drible, que neste ano encontra-se em sua sexta edição, atletas profissionais vão se reunir no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, em arena desenhada e com regras diferenciadas, idealizadas para mostrar aos telespectadores todas as suas habilidades nos dribles dos jogadores participantes.

Com o formato 4 x 4, com um goleiro e três jogadores na linha, o evento une características do futsal, do futebol de campo e do futebol freestyle, sendo que alguns dribles tradicionais, como caneta, meia-lua e chapéu valem o dobro de pontos em relação a um gol. A grande novidade de 2021 é a inserção de mulheres no elenco, o que culminou na alteração do nome do evento: de Reis do Drible, passa a ser Reis e Rainhas do Drible.

Estão confirmados para essa edição atletas e ex-atletas como Natalia Guitler, campeã mundial de futevôlei, e Amandinha, sete vezes eleita a melhor jogadora de futsal do mundo. Também do Futsal, o público acompanhará Falcão, ex-jogador e um dos maiores nomes da modalidade, o ex-goleiro Lavoisier e o atual goleiro da Seleção Brasileira de Futsal, Careca. Quem também participará é o jogador de futsal Vassoura, que já atuou pelo país e hoje joga em dois times asiáticos. Já na categoria de freestyle o evento confirmou Diego Freestyle, um dos pioneiros deste esporte no Brasil; e Adonias, grande nome da modalidade e quatro vezes campeão do Reis do Drible.