Distanciamento social: como promover uma boa experiência em ambiente virtual?

A pandemia de covid-19 basicamente obrigou os grandes eventos a se adaptarem ao ambiente virtual, inclusive as grandes feiras de jogos eletrônicos, tais como a Brasil Game Show e a E3. Pois bem, com a chegada da variante ômicron, por exemplo, cogitou-se a possibilidade de voltarmos a fazer isolamento social rígido e, em meio a tantas incertezas, começou-se a imaginar como adaptar as experiências de fim de ano para o mundo virtual.

Para o consultor empresarial e especialista em marketing de experiência, Marvin Akbari, a digitalização é um processo inevitável. Logo, os últimos dois anos foram uma espécie de catalisador para uma tendência já pré-estabelecida.

“Apesar dos eventos presenciais estarem voltando, temos a chance de dar mais amplitude de alcance de tudo que é presencial através do virtual. O digital nunca vai suprir a profundidade emocional que pode atingir o presencial, desenhado para envolver os 5 sentidos e, por outro lado, o presencial não consegue chegar na amplitude que o digital alcança”, explica.

Para Akbari, a melhor forma de criar eventos marcantes é utilizar o que o presencial e o virtual tem de melhor. “Para promover uma boa experiência no virtual, pense em cada detalhe. Desde o convite digital da pessoa, que pode ser acompanhado por um vídeo teaser para gerar desejo em participar do evento, até como é transmitida esta experiência”, pontua.

Nos eventos virtuais, o sentido mais relevante é o visual. Por isso, Marvin defende que a identidade visual deve ser estrategicamente pensada. “No digital é mais fácil atrair o desejo das pessoas pelo conteúdo, então palestrantes e tópicos que chamem a atenção e interesse do seu público alvo são o coração do projeto. Ao mesmo tempo, a experiência em volta disso é o que estabelece o posicionamento do padrão de trabalho que você quer transmitir”.

Um outro ponto a ser considerado é o esforço para evitar qualquer problema de transmissão como qualidade do som e da imagem, ruídos de conexão e a estabilidade da rede. “Fazer um evento virtual de excelência é algo que envolve um conhecimento técnico importante para poder prevenir todos os erros e imprevistos que podem aparecer, então sugiro se apoiar em uma equipe especializada”, aconselha Marvin Akbari.

Por fim, o especialista acredita que mesmo eventos digitais podem ter uma surpresa presencial. “Caso o número dos convidados da transmissão seja reduzido, é possível também enviar um kit personalizado para a casa de cada convidado para poder fazer uma experiência online com um chef, sommelier, mixologista ou qualquer tipo de experiência que funcione neste formato, combinando o online com algo presencial que faça o convidado interagir”, opina.

Meta e Recode lançam desafio online com prêmios para acesso a cultura digital

Em parceria com a Meta, a ONG de inclusão digital Recode lançou a iniciativa Games4Good, cujo foco é o desenvolvimento de games com propósito para gerar impacto social. O projeto acontece dentro do movimento de transformação ‘Conectando seu Futuro 2021’, que busca, por meio da capacitação e empoderamento digital, melhorar a vida de milhares de pessoas.

Com o objetivo de criar uma coalizão entre empresas de games, influenciadores e ONGs, a atividade visa formar Tech Changemakers, ou seja, transformar jogadores apaixonados em profissionais ou empreendedores de sucesso, que vão criar games com propósito para mover a sociedade.

Para isso, os realizadores partem do princípio de que todos podem ser agentes de transformação social, influenciando políticas públicas, atraindo novo capital criativo e inspirando uma economia de impacto e mudança sistêmica no centro das decisões. Como os games são uma das mídias interativas que melhor conversam com a nova geração, eles podem ser usados como uma nova forma de expressão, na qual os mundos virtuais se tornam palcos de uma mudança sistêmica.

Ao todo, são 12 cursos 100% online e gratuitos, focados no desenvolvimento de competências emocionais e técnicas. “Se queremos uma mudança sistêmica, precisamos abordar questões sociais de uma maneira radicalmente diferente, dando voz e protagonismo às comunidades marginalizadas. Nesse sentido, a parceria com a Meta potencializa as mudanças que queremos ver no mundo e os objetivos que queremos alcançar no longo prazo”, comenta Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode.

 

Coalizão Games4Good e Programa Embaixadores do Futuro

A Coalizão Games4Good é um coletivo gamer que apoia o projeto, reunindo organizações e empresas parceiras de diferentes propósitos, como Logitech, Nuuvem e Abragames.

Para dar mais visibilidade ao Games4Good, Meta e Recode também pretendem convidar influenciadores para serem Embaixadores do Futuro, criando um movimento transformador massivo.

“Através de iniciativas como o “Conectando Seu Futuro 2021” e o “Games4Good”, a Meta busca capacitar e empoderar os jovens brasileiros , ampliando suas visões e acesso a oportunidades no futuro. Dessa forma, é possível colocar o jovem em um papel de protagonismo, mostrando que eles podem passar de consumidores a desenvolvedores de tecnologia”, afirma Ricardo Vilella, Gerente de Políticas Públicas da Meta.

 

Inscrições e cronograma

A inscrições para a maratona digital Desafio Games4Good estão abertas desde o dia 15/11 pelo site. As formações são 100% gratuitas, online e oferecem certificado para os concluintes. O único critério para se inscrever é ter 18 anos ou mais. Os participantes têm até o dia 13 de dezembro para concluir os cursos do “Conectando seu Futuro”.

No dia 01/12, acontece o evento Press Start, um evento virtual que vai reunir profissionais experientes do mercado de tecnologia para palestras e debates sobre o mundo gamer, além do lançamento do Desafio Recode Games4Good. Do dia 01 ao dia 03/12, os participantes formam times para começar a criar os conteúdos entre os dias 03/12 e 05/12. Nesta etapa, as equipes se reúnem pela plataforma online e acompanham lives sobre conteúdo e metodologia, realizando entregas parciais com o apoio de mentores.

Os times têm até o dia 07/12, às 12h00, para realizarem a submissão de seus projetos. Depois, entre os dias 08 e 10/12, acontece a votação da banca de jurados.

Para fechar com chave de ouro, o evento de encerramento Conectando seu Futuro 2021 e premiação do Desafio Recode Games4Good ocorre no dia 15/12.

15/11 a 01/12: Inscrições de participantes e mentores

01/12: Evento Live Press Start e lançamento do Desafio Recode Games4Good

01/12 a 03/12: Formação de times online

03/12 a 05/12: Maratona de inovação com criação do conteúdo, entregas parciais, lives e mentoria

05/12 a 07/12 às 12h00: Entrega de GDD e protótipos

08/12 a 10/12: Votação da banca de jurados

13/12: Prazo final para a conclusão de pelo menos uma trilha de formação Conectando seu Futuro 2021

15/12: Evento Live de encerramento Conectando seu Futuro 2021 e premiação Desafio Recode Games4Good

 

Prêmios para os participantes

A entrega de prêmios do Desafio Recode Games4Good funcionará da seguinte forma:

1º lugar – R﹩ 5.000

2º lugar – R﹩ 3.000

3º lugar – R﹩ 2.000

4º lugar ao 10° lugar – R﹩ 1.000 para cada

 

VI Fórum de Ensino de Jogos Digitais está com inscrições abertas

E já estão abertas as inscrições para o VI Fórum de Ensino de Jogos Digitais no SBGames 2021. O evento contará com várias palestras e debates que visam elucidar questões importantes sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Neste ano haverá várias mesas sobre temas ligados à formação de profissionais para a indústria de jogos digitais, inclusive uma mesa redonda com a participação de ex-alunos formados em Jogos Digitais/Design de Games para compartilhar suas experiências como profissionais da indústria.

Para quem não conhece, o Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Trata-se de um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.

Devido à pandemia de covid-19, a edição deste ano serão totalmente online e gratuita. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de outubro. Você pode se inscrever aqui.