VI Fórum de Ensino de Jogos Digitais está com inscrições abertas

E já estão abertas as inscrições para o VI Fórum de Ensino de Jogos Digitais no SBGames 2021. O evento contará com várias palestras e debates que visam elucidar questões importantes sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Neste ano haverá várias mesas sobre temas ligados à formação de profissionais para a indústria de jogos digitais, inclusive uma mesa redonda com a participação de ex-alunos formados em Jogos Digitais/Design de Games para compartilhar suas experiências como profissionais da indústria.

Para quem não conhece, o Fórum de Ensino de Jogos Digitais é uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da SBC, Abragames e IGDA-SP para discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.

Trata-se de um espaço aberto a docentes, pesquisadores, alunos, profissionais e demais interessados no tema que começa no SBGames e continua em um espaço virtual criado especialmente para fomentar as discussões.

Devido à pandemia de covid-19, a edição deste ano serão totalmente online e gratuita. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de outubro. Você pode se inscrever aqui.

Hackathon IESB busca soluções inovadoras

A terceira edição do Hackathon IESB está prestes a começar! Desta vez, a terceira edição do evento será promovida pelos cursos de pós-graduação em Inteligência Artificial, Tecnologias Disruptivas e Aplicativos Móveis do IESB. Podem participar alunos de pós-graduação ou que tenham concluído o ensino superior, em qualquer instituição de ensino.

Organizado de forma on-line, o objetivo do evento é apresentar um desafio, de acordo com cada área, com prazo de uma semana para cada competidor apresentar a sua resolução. As propostas dos alunos serão avaliadas por uma banca formada por professores dos cursos da pós e convidados de empresas parceiras.

Os melhores trabalhos serão premiados com bolsas de estudos de até 80%. Ao todo, 15 bolsas estarão disponíveis. Serão cinco para cada um dos três cursos de pós-graduação do IESB: Inteligência Artificial, Tecnologias Disruptivas e Aplicativos Móveis.

“Além da premiação, a competição é uma forma de aprender tecnologias com aplicação prática e oportunidade única de fazer networking. Também é o momento certo de ampliar o currículo, pois os ganhadores podem colocar o título no portfólio ou LinkedIn”, destaca o professor Alexandre Loureiro, coordenador dos três cursos do Hackathon e moderador do evento.

No Hackathon do semestre passado, Alexandre Godinho, atualmente aluno da pós-graduação em Inteligência Artificial, foi o primeiro colocado e ganhou uma bolsa de 80% para a especialização. Ele já atuava com estatística e ciência de dados, mas queria ampliar os conhecimentos. “O desafio foi trabalhar sobre um conjunto de dados de tweets, focado em processamento de linguagem natural. Meu projeto foi uma aplicação web que fez uma análise exploratória do dataset. Aplicamos algumas técnicas de processamento no texto e análise de sentimentos para os tweet”, explica Alexandre.

 Hackathon de Inteligência Artificial e Tecnologias Disruptivas

Será um desafio único para os cursos de pós-graduação em Inteligência Artificial e Tecnologias Disruptivas. A abertura da competição será na segunda (30/8), às 19h30, no YouTube do IESB, e o encerramento será na segunda seguinte (6/9), às 19h30, no mesmo canal.

O desafio apresentará um tema a ser definido. A apresentação de um dashboard analítico de uma base de dados também será definida. Serão oferecidas cinco bolsas de estudo de até 80% para cada curso de pós-graduação e os vencedores serão divulgados na live de encerramento. Inscreva-se aqui.

Prêmio eSports Brasil anuncia edição comemorativa de 5 anos, em dezembro

A maior premiação de esportes eletrônicos da América Latina está prestes a começar! Trata-se do Prêmio eSports Brasil, que chega à sua quinta edição em dezembro, em São Paulo. A celebração premiará os maiores destaques do cenário de eSports no ano de 2021 em mais de 20 categorias, com todas elas contando com a participação do público e de um corpo de jurados formado por 70 profissionais e especialistas. O evento terá transmissão multiplataforma, incluindo os canais SporTV e Player1.

“Desde 2017, nosso principal objetivo com o Prêmio eSports Brasil é reconhecer, celebrar e consagrar todos os atores envolvidos no crescimento dessa indústria fascinante. Este ano faremos uma edição especial comemorativa, para registrar os 5 anos de momentos incríveis e encontros inéditos dos heróis máximos de uma comunidade apaixonada, que não para de crescer. O PeB leva a temática dos games para o mainstream amplificando o reconhecimento destes ídolos e contribuindo diretamente para o profissionalismo dos eSports no país ”, explica Leandro Valentim, CEO da Player1 Gaming Group.

 

Prêmio eSports Brasil anuncia 3 novas categorias

eSports

A 5ª edição do Prêmio eSports Brasil – PeB – trará novidades em suas categorias. Pela primeira vez, a premiação contará com duas categorias femininas: Melhor Atleta Feminina, na qual serão premiadas as melhores atletas do ano, independente da modalidade, e Atleta Revelação Feminina, que premiará as atletas que mais se destacaram e iniciaram suas trajetórias no cenário competitivo em 2020.

“Nós do Prêmio eSports Brasil buscamos sempre ouvir o que a comunidade tem a dizer. Este ano, mais uma vez fizemos rodadas de conversas com grandes mulheres do cenário e temos muito orgulho em trazer essas duas categorias como novidade para 2021, acreditando que impulsionarão ainda mais o desenvolvimento do cenário competitivo feminino”,  afirma Thiago Milhazes, Head Geral do Prêmio eSports Brasil.

Também este ano, o PeB terá a chegada da categoria de Melhor Atleta de Valorant, jogo da Riot Games lançado em 2020. Em contrapartida, a categoria de Melhor Atleta de Overwatch deixa a premiação em 2021.

Somadas, as quatro últimas edições do PeB receberam mais de 15 milhões de votos para a  escolha dos melhores atletas e personalidades, comprovando o engajamento da comunidade aos ídolos do universo dos eSports. Somente em 2020, mais de 32 milhões de pessoas foram impactadas pelas redes sociais oficiais do evento.

Confira a lista de categorias do Prêmio eSports Brasil 2021:

        • Atleta de eSports do Ano
        • Atleta Revelação
        • Melhor Atleta de Battle Royale
        • Melhor Atleta de Rainbow Six Siege
        • Melhor Atleta de Mobile Games
        • Melhor Atleta de Card Game
        • Personalidade do Ano
        • Melhor Atleta de Fighting Games
        • Melhor Atleta de Dota 2
        • Melhor Atleta de Futebol Virtual
        • Melhor Atleta de Free Fire
        • Melhor Atleta de CS:GO
        • Melhor Atleta de League of Legends
        • Melhor Atleta de Outras Modalidades
        • Melhor Streamer
        • Melhor Organização
        • Melhor Jogo
        • Melhor Caster
        • Craque da Galera
        • Melhor Atleta Feminina
        • Atleta Revelação Feminina
        • Melhor Atleta de Valorant

 

Você pode acompanhar o Prêmio eSports Brasil 2021 no site oficial.