Dengue em Alta: Jogo Educativo Ludo Educativo Reforça Combate à Doença

Com o aumento de casos de dengue no Brasil neste início de ano, o portal de jogos virtuais Ludo Educativo relança o game Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital. A iniciativa visa contribuir com a conscientização sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

No jogo, a protagonista Sophia, junto com seus irmãos Renata e Rômulo, embarca em uma aventura no mundo digital para combater a dengue, o vírus chikungunya e o vírus zika, todos transmitidos pelo Aedes aegypti. A missão é encontrar e eliminar todos os focos de dengue, ensinando de forma lúdica e divertida como evitar a proliferação do mosquito.

Ao longo da jornada, Sophia recebe a ajuda de seus irmãos para realizar ações como cobrir pneus velhos, guardar o lixo devidamente e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. A cada nova visita ao mundo digital, a configuração do jogo muda, garantindo desafios constantes e horas de entretenimento educativo.

 

O Ludo Educativo: Educação e Diversão contra a Dengue

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que desenvolve jogos educativos gratuitos sobre diversos temas relevantes para crianças e adolescentes.

“Para combater a dengue é fundamental a educação da população em todos os níveis. O jogo ensina de modo lúdico como evitar a proliferação do mosquito. Dessa forma, o CDMF está participando ativamente da campanha contra a dengue”, afirma Elson Longo, professor da UFSCar e coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP que sedia o projeto.

Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital é um dos 80 jogos já desenvolvidos pelo Ludo Educativo, dos quais 50 estão disponíveis online. Os jogos são divididos por faixa etária e oferecem atividades para pintura, desenho e uma área específica para professores organizarem cursos e acompanharem o progresso dos alunos.

Acesse o jogo Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital e contribua para a luta contra a dengue no site oficial. Ou no site da FAPESP.

Conheça Top Racer Collection, game inspirado nos clássicos arcades de corrida dos anos 90

Prepare-se para reviver a emoção das corridas clássicas dos anos 90 com uma dose extra de adrenalina: a QUByte Interactive anuncia o modo online de Top Racer Collection, que permite competir com amigos de qualquer lugar do mundo.

A série de vídeos “INSIDE TOP RACER”, dividida em dois episódios, apresenta as novidades da coletânea. O primeiro vídeo, já disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2YqltLQfBIY), detalha o modo online, onde jogadores de todas as plataformas podem se conectar e disputar acirradas corridas.

No próximo episódio, a série “INSIDE TOP RACER” vai explorar outras duas funcionalidades:

        • Modo Custom Cup: Crie seus próprios campeonatos com as pistas e carros de sua preferência, desafiando seus amigos a superarem seus tempos.
        • Modo Time Attack: Aprimore suas habilidades e busque o recorde absoluto em cada pista, competindo contra o fantasma de outros jogadores.

Top Racer Collection reúne três jogos icônicos da franquia: Top Racer, Top Racer 2 e Top Racer 3000. A coletânea também inclui o inédito Top Racer Crossroads, além de filtros visuais para reviver a experiência nostálgica dos anos 90, modo campanha e muito mais.

Prepare-se para acelerar com amigos e reviver a emoção das corridas clássicas! Top Racer Collection estará disponível no dia 7 de março para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.Para mais informações, acesso o site oficial da QUByte Interactive.

Conheça “Venba”, jogo de narrativa imersiva que se passa em uma cozinha

Nosso destaque do dia é para o jogo de narração imersiva Venba,  um jogo que coloca o jogador no comando de uma cozinha, em que o foco não é cozinhar, mas sim a história dos personagens. O título desenvolvido pela Visa Games foi lançado em 31 de julho de 2023 para o Nintendo Switch, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S, estando disponível no Game Pass até a data desta publicação.

Sendo um jogo narrativo, o foco aqui não são exatamente suas mecânicas ou desafios, mas sim a contação de história, que utiliza animações com design de personagens, cores e direção de arte focados em uma ambientação indiana.

A trama gira em torno de Venba, a mulher que dá nome ao jogo. Trata-se de uma imigrante que deixa a Índia para morar no Canadá ao lado de seu marido. Logo, ela descobre que está grávida, e sua vida passa a ter como foco seu filho, Kavan.

Cada detalhe da história pode ser considerado um spoiler, uma vez que o jogo é curtíssimo, mas saiba que sua trama aborda temas como conflitos culturais, família e identidade. O jogo consiste em sete capítulos e pode ser concluído em menos de 1 hora de jogo. Cada capítulo apresenta textos, animações e a preparação de uma receita no final. A mãe de Venba deixou para ela um livro de receitas no qual cada prato remete a um momento único em sua vida. Assim, o jogador prepara um desses pratos, sendo essa a “jogabilidade” do jogo, manusear ingredientes e cozinhá-los.

 

Uma boa história precisa de um excelente trabalho de som.

Um dos destaques de Venba, sem dúvida alguma, é o seu trabalho de som. Há um cuidado notável em retratar os sons ao cozinhar, e cada ingrediente possui uma captação sonora única. Como um jogo não consegue transmitir cheiros, talvez essa seja a melhor experiência que o jogador terá ao imaginar estar cozinhando cada um dos elementos. Desde o som de tampas de panela até os sons de algo fritando, como alho, cebolas, chili e outros temperos, todo o cuidado em retratar esses objetos no balcão de cozinha é uma delícia, e você se sente confortável jogando nesses momentos, muito por conta desse excelente trabalho, combinado com algo verdadeiramente único dentro deste jogo: a trilha sonora. Venba possui músicas próprias, e em cada momento de culinária, a personagem liga seu radinho e toca uma música para aquela situação. A trilha sonora de Venba conta com excelentes músicas.

A importância dessa história:

Venba é um jogo simples, mas ele quer nos contar algo; seu texto retrata diversos temas, sendo o que mais me impactou esse lance de identidade. Buscar sua cultura e se identificar com ela, querer pertencer a ela. A personagem foi obrigada a sair da Índia para tentar uma vida melhor, e ao longo da trama, essa situação vai corroendo a personagem, que entra em conflito com a vontade de seu filho. Kavan quer viver o estilo de vida canadense e abandonar suas raízes, mas ao longo do jogo, existe a percepção da importância de ter dentro de nós um pouco do lugar de onde viemos.

Não é exatamente um excelente jogo, mas é uma forma bastante única de contar uma história e nos comover com essa linguagem de quebra, ainda conhecemos um pouco da culinária indiana e excelentes músicas.

 

Texto: Victor Candido