Arquivo da categoria: Indie

Projeto de YoDa, (YoGamers do Bem – YGD) realiza o sonho de jovens gamers brasileiros

Felipe “YoDa” Noronha, empresário, atleta de eSports e uma das principais celebridades gamers do Brasil, resolveu usar seu conhecimento sobre eSports para criar um projeto social que tem potencial para transformar a vida de muitos jovens jogadores. Intitulado YoGamers do Bem (YGB), o projeto tem como objetivo levar conhecimento sobre eSports, games, diversidade e empreendedorismo para alunos de escolas públicas.

Basicamente o YGB promove a inclusão social e capacitação de jovens de escolas públicas para os mercados de games e tecnologia, sem fins lucrativos. A ideia é inaugurar diversas salas gamers por todo o país. Uma das apoiadoras do projeto é a HyperX, marca gamer da Kingston Technology, que fez a doação de kits de periféricos, com teclado, mouse, mousepad e headset para todas as máquinas.

O Yogamers do Bem oferece aulas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, onde foi instalada a sala Gamer YGB/BHA, em parceria com a Fundação Cultural Chico Xavier e as Secretarias de Educação e Cultura de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins, municípios atendidos pela iniciativa. Atualmente, o YGB beneficia 80 (oitenta) crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 (dez) anos e 16 (dezesseis) anos, de ambos os sexos, em atividades e oficinas realizadas na sala Gamer do BHA, residentes nos municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins, que participarão do projeto durante o contraturno escolar.

A novidade a partir desse ano é a oferta de um curso extra opcional de 40 horas para aos alunos entre 14 e 15 anos. A nova proposta oferece aos jovens a qualificação para atendimento ao público, com conteúdos referentes à comunicação assertiva, postura, linguagem corporal, entre outros. O curso extra acontecerá somente no segundo semestre, às sextas feiras, das 13h às 17h, e deverá ser autorizado pelos pais/ responsáveis.

YoDa reforça que, de fato, o objetivo principal do projeto é a inclusão social de crianças e jovens, o envolvimento da comunidade e a descoberta de diversas áreas que envolvem o mercado gamer. “O game mudou a minha vida e pode transformar a vida de outras pessoas também. O jogo ajuda no desenvolvimento de habilidades, como estratégia, concentração e resiliência, favorece a socialização e a integração entre as pessoas, e já é realidade como profissão, carreira e fonte de renda”, destaca. “Desde 2015, os projetos sociais fazem parte das nossas atividades e, agora, o Instituto YoGamers do Bem será um marco histórico.”

Anunnaki – game indie faz crítica social e política do Brasil 2020

O destaque do dia vai para um jogo de RPG por turno com uma pegada retrô, uma trama envolvente e muitas referências ao Brasil de 2020. Trata-se de Anunnaki, um game indie em fase de desenvolvimento pelo desenvolvedor Luiz Rasielson e que está em campanha de crowdfunding pelo site Vakinha.

Basicamente você conhece uma realidade alternativa em que uma religião surge com base nos deuses sumérios e esse culto envolve-se com a política, ditando as regras de toda uma sociedade. De acordo com o desenvolvedor, há uma clara crítica social à mentalidade e ideologia retrógrada das pessoas que governam o nosso país. Anunnaki conta com aproximadamente 25 à 30 horas de “gameplay” e 4 finais diferentes. 

O game está em fase de polimento, e estima-se que em menos de 2 meses esteja concluído. O trailer disponível mostra que a inspiração veio de clássicos da geração 16 bits, considerada por muitos como a era de ouro dos RPGs de turno. Os gráficos são bastante oitentistas, porém a trilha sonora não segue o estilo chiptune, o que pode destoar do resto do projeto.

A campanha de Anunnaki pretende arrecadar R$ 4 mil, valor para cobrir custos do desenvolvimento e de publicação na Steam. Uma boa notícia: toda contribuição a partir de R$ 5,00 dará direito a uma cópia do jogo quando ele for publicado. Por fim, vale dizer que o projeto busca conscientizar as pessoas ao passo que as diverte!

Abaixo você confere o trailer de Anunnaki:

https://youtu.be/qNiQWPuG8ms

Novo trailer de Ponami mostra detalhes do Deserto de Indorur

Há três anos o estúdio Jogos Aurora conquistava destaque no cenário nacional com o game Ponami, um RPG épico com enredo arrebatador, agora chegou a vez dos fãs voltarem ao mundo fantástico para novas aventuras com a sequência Ponami Deserto de Indorur. Com data de lançamento marcada para 3 de março, a sequência promete melhorias gráficas, novos pets, equipamentos e novos cenários.

O game é para mobile conta a história da arqueira Ponami, uma guerreira que cresceu no povoado da Cordilheira de Sajor – mundo onde se passa a primeira parte do jogo -, uma civilização próspera que foi atacada por criaturas míticas chamadas Talástrias. Cabe ao jogador explorar a região e destruir a ameaça iminente.

Um dos destques de Ponami é sua jogabilidade simples, porém viciante, cenários abertos e batalhas viscerais. Não por acaso o título conseguiu bater mais 500 mil downloads na Play Store, sendo um dos jogos indie brasileiros mais bem sucedidos da plataforma. Ponami está disponível para download gratuitamente na Play Store, os fãs poderão atualizar no dia do lançamento do novo mundo.

Abaixo você confere o trailer de lançamento oficial de Ponami – Deserto de Indorur:

https://www.youtube.com/watch?v=Rs18QZR9tKM&feature=youtu.be

Conheça Space Bomb, o novo game do Diverte Games

Imagine a cena: um jovem astronauta é sequestrado por alienígenas e forçado a batalhar em arenas espaciais contra outros prisioneiros se quiser sobreviver. Para piorar, todo esse espetáculo é para o divertimento dos extraterrestres, inclusive sendo televisionado. Parece o roteiro do planeta Mojo, mas é o conceito do jogo Indie Space Bomb, um “Game Party” do estúdio Diverte Games.

Basicamente você e outro cinco amigos devem tentar se destruir utilizando bombas enquanto desvia de obstáculos ou utiliza upgrades para ter alguma vantagem. Space Bomb tem inspirações claras em Bomberman e outros games party competitivos. É possível jogar online ou offline. Vale lembrar que o game esteve presente nos eventos Game XP 2019 e BGS 2019, onde conquistou interesse dos jogadores.

O título acaba de iniciar uma campanha de financiamento coletivo através do Catarse para a finalização do jogo, incluindo o “Modo Aventura”, que conta a História de Marcos, um astronauta que foi capturado por aliens e forçado a lutar no evento Space Bomb. O objetivo principal da campanha é entregar brindes especiais a quem participa, como personagens desbloqueáveis dentro do game e miniaturas feitas em impressora 3D.

De acordo com os desenvolvedores, o nome do protagonista é uma pequena homenagem ao astronauta Marcos Pontes (até mesmo da para ver o símbolo do Brasil no peito do personagem), atual Ministro de Tecnologia. A ideia é que o game conte com vários outros personagens e skins. Space Bomb tem potencial para se tornar um grande hit nacional.

Abaixo você confere o trailer de Space Bomb:

Conheça Dog Duty, novo game indie de estratégia para todas as plataformas

Hoje o destaque vai para mais um jogo indie da SOEDESCO, que chega no segundo trimestre desse ano. Trata-se de Dog Duty, um RTS em tempo real para PS4, Xbox One e Switch, que desafia os jogadores a derrotar o exército do terrível comandante Octopus em uma série de ilhas. O grande diferencial é que o título conta com bastante humor e batalhas difíceis contra os chefões.

Desenvolvido pelo estúdio Zanardi & Liza, Dog Duty oferece aos jogadores tiroteios épicos e uma boa dose de batalhas épicas contra chefões. O macete é que cada missão demanda de táticas elaboradas. Ou seja, não adianta repetir velhas fórmulas, pois cada fase requer sua própria estratégia.

“É ótimo trabalhar com a SOEDESCO Studios no desenvolvimento de Dog Duty ver o trabalho para outras plataformas. Sinto firmeza com eles, por conta do progresso do port. A versão console tá bonita, tem boa jogabilidade e mal posso esperar pelo lançamento.”, disse Leonardo Zimbres, fundador do estúdio de desenvolvimento Zanardi & Liza.

Durante seu período no Early Access da Steam, Dog Duty recebeu muitos grandes updates. Com o feedback da comunidade, Zanardi & Liza trabalhou duro nas melhorias de Dog Duty, adicionando mais personagens jogáveis e inimigos. Jogadores podem montar esquadrões de 3 membros, a partir de 8 personagens possíveis.

O estúdio Zanardi & Liza também mudou a UI completamente, adicionando mais diálogos e encontros com NPCs amigáveis e duvidosos. Com um novo sistema de abordagem, jogadores podem adentrar postos inimigos e-ou conquistados. Por exemplo, jogadores podem agora receber mensagens hostis dos postos inimigos não-conquistados. A versão para Nintendo Switch, PS4 e Xbox One também sairá com estes updates.

Abaixo você confere o trailer de Dog Duty:

Conheça o jogo indie Amora Crystal, que estará disponível na Steam em 9 de setembro

Hoje vamos falar de um novo jogo indie que promete divertir fãs do gênero plataforma. Criado pelo brasileiro Rapha Chiavegati, Amora Crystal nos coloca no papel da personagem homônima ao título que se lança em uma missão para resgatar seu namorado das garras do terrível vilão M, que está disposto a conquistar um poderoso cristal e usá-lo para seus objetivos escusos.

Cabe a Amora utilizar suas habilidades especiais para desbravar os cenários a fim de proteger o cristal e garantir a segurança dos animais da floresta. Sim, um dos motes do jogo é atravessar os cenários sem matar um único animal (acredite, não é tarefa fácil). A jogabilidade se assemelha ao clássico Super Mario Bros., de modo que os animais seriam como os goombas que passa pelo ambiente, e a movimentação de Amora é igual ao de Mario. A cada pulo você deve tomar cuidado para não esmagar os seres vivos da floresta.

Mas você deve estar se perguntando por que é tão importante não matar os animais, certo? Pois então, de acordo com Chiavegati, se você chegar ao final do jogo sem matar nenhum animal durante toda a campanha, será premiado com o final bom. Mas se houver a morte acidental de alguma criatura, o vilão M irá usar isso contra ela.

Amora Crystal terá nada menos que 18 fases, todas elas com boas referências aos games dos anos 90. A ideia é que o jogador tenha uma experiência parecida com a que tínhamos na época dos consoles 8-16 bits. Além disso, o jogo possui diversos itens a serem coletados em todas as fases, o que incentivará a exploração.

Além disso, durante a jogatina o player se depara com algumas aves presas em gaiolas que devem ser libertadas no decorrer da aventura. Coletando os diversos itens e salvando as aves o jogador pode desbloquear desafios extras após finalizar a campanha principal. Amora Crystal estará disponível a partir do dia 9 de setembro na Steam.

Abaixo você confere o trailer de Amora Crystal:

Escape Hotel: Jogo de fuga Perdidos no Espaço é opção de lazer em São Paulo

A dica de hoje é para quem curte jogos de fuga: o Escape Hotel narigudos há pouco tempo mais uma atração imperdível, a sala Perdidos no Espaço. O macete é que os desafiantes são inseridos em uma sala com a temática espacial. Lá nos confins do universo você é seu grupo devem usar o raciocínio lógico e a intuição para descobrir o caminho das estrelas que os levarão ao destino final.

Perdidos no Espaço Tem duração de 40 minutos e tem o valor individual de entrada baixou para R$ 59. Chegar ao final não será tarefa fácil e o jogo guarda mistérios intrigantes. De acordo com a Escape Hotel, os jogadores podem esperar momentos extremamente prazerosos. Para descobrir o segredo das galáxias em Perdidos no Espaço, basta fazer reserva no site do Escape Hotel.

A sala comporta de de 2 a 5 jogadores e a faixa etária é a partir de 10 anos (crianças devem estar acompanhadas de um adulto). O game já é considerado um dos mais imersivos e desafiadores da Escape Hotel. Para quem não conhece, a Escape Hotel fica localizada na Avenida Pedroso de Moraes, 832, na capital paulista. O estabelecimento fica aberto de terças a domingos, das 10h às 0h. O fone para contato é 11 3637-0007.

Mais informações sobre a Escape Hotel podem ser encontradas na web e mídias sociais.

Conheça Timo: The Game, o novo lançamento da Webcore Games para mobile

Hoje você vai conhecer Timo: The Game, um Point & Click extremamente premiado e que tem conquistado milhares de fãs em pouco tempo. Basicamente você vai viajar com o personagem que dá nome ao jogo em uma série de mundos fantásticos inspirados em livros de fantasia e usará esses livros para resolver puzzles de diversas maneiras. O título é vencedor do Edital da Spcine K.O. HQ de 2017 e conta com cenários em pixel art estilizados.

No jogo, o personagem Timo mergulha num livro e se vê perdido entre cinco mundos literários. Para que possa voltar ao mundo real, Timo precisa reunir os pedaços de um medalhão mágico que foi quebrado. Assim, ele parte numa aventura para encontrar a saída, desbravando diferentes universos por cada livro que visita. Nesse caminho, Timo encontrará muitos desafios e inimigos, mas também grandes companheiros e aliados.

00O primeiro dos mundos é uma realidade distópica, onde a leitura é coisa do passado e viagens para universos literários são incomuns, nosso protagonista, na companhia de seu pai, tenta sobreviver entre o real e o extraordinário. Os dois primeiros livros compõem a parte gratuita do jogo. Para jogar os outros três livros, o jogador precisa comprar a versão completa do jogo. De acordo com a desenvolvedora Webcore Games, os mundos que compõe Timo: The Game são das temáticas Medieval, Jurássico, Detetive, Fantasia e Pirata.

Com visão por cima, e os gráficos em pixel art, o game lembra bastante clássicos dos 16 bits, tais como a franquia Zelda, sendo que a diferença está na mecânica de jogo, focada no point & click. A aventura de Timo é bastante cativante e os cenários são belíssimos. O game já está disponível para iOS e Android.

Abaixo você confere o trailer de Timo: The Game:

Vitor Bexiga, CEO da ProGaming, é o novo presidente da ABCDE

Se você se liga nos e-Sports, prepare-se para ver mudanças acontecerem no cenário brasileiro em breve: Associação Brasileira de Clubes de e-Sports tem um novo presidente! Vitor Bexiga, CEO da ProGaming, assumiu o cargo no lugar de Carlos Fonseca, que terminou seu mandato de dois anos à frente da ABCDE. A votação aconteceu em Assembleia e contou com a presença dos representantes dos clubes que fazem parte da associação. Lucas Almeida, CEO do INTZ, permanece na vice-presidência. A expectativa é que Vítor desenvolva ainda mais o mercado, trazendo novos investidores.

“É um grande prazer representar essa Associação da qual faço parte há quase 3 anos e que representa os principais clubes de eSports do Brasil. O foco da minha gestão será o desenvolvimento comercial e de novos produtos da ABCDE, visando sempre a expansão do cenário brasileiro, trazendo à tona novas produtoras e apresentando a novos investidores este fascinante mundo dos games”, ressalta o novo presidente.

Um dos desafios da nova gestão e manter os e-Sports em evidência na grande mídia, uma vez que nos últimos anos o crescimento foi grandioso, mas já se nota que as redes de TV a cabo passam a dar menos espaço para os grandes torneios, que encontram na internet e no streaming o seu lugar. Para manter o público atento aos grandes torneios, a ABCDE conta com o apoio dos principais clubes nacionais, tais como a Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Operation Kino, paiN Gaming, Pro Gaming e Vivo Keyd. Brave, T-Show e Team One, NSE e-Sports e a Redemption eSports, Uppercut, Santos esports, Bulldozer, BGH são membros aspirantes.

Um dos principais feitos da ABCDE foi a criação da Superliga , em 2017, que terá sua terceira edição neste ano. A competição chegou para expandir o calendário de League Of Legends, fato tanto desejado pelos integrantes do cenário.

BIG Festival 2019 promove palestras gratuitas com desenvolvedores de jogos

Os visitantes do BIG Festival 2019, o maior evento de jogos independentes da América Latina, poderão testar alguns dos jogos mais promissores da temporada e ainda poderão conferir algumas das palestras mais elucidativas com profissionais renomados do cenário de jogos nacionais. Essas palestras são gratuitas e visam mostrar um pouco dos bastidores do mercado de jogos digitais.

De acordo com a organização do BIG, as palestras ocorrem entre os dias 26 e 30 de junho no Club Homs, o mesmo ambiente em que se dá o evento principal. Entre os destaques do Festival está Matthew Leopold, diretor de desenvolvimento de negócios da Tilting Point, empresa que oferece consultoria de marketing e publicidade para desenvolvedores independentes. O bate-papo será acerca dos limites dos jogos disponíveis para dispositivos móveis.

Quem também confirmou presença no debate foi Chris Lefebvre, da Lion Studios, empresa de tecnologia especializada em fornecer produtos e soluções em Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) e games em 3D. O BIG Fórum é uma realização do Projeto de Exportação Brazil Games, uma parceria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil.

Além deles, a executiva Miikka Luotio, da SuperScale, empresa que auxilia desenvolvedores e editores de jogos do mundo inteiro, como Fingersoft, Paradox, Frogmind (em parceria com a Supercell) e BoomBit a colocarem os games no mercado. Também estará presente neste dia Ryan Holowatz, CEO de marketing e publicidade do NoodleCake, que ficou conhecida com o sucesso do jogo Super Stickman Golf, e desde então se expandiu para o lançamento de games em várias plataformas.

Vale destacar que a entrada para participar das palestras é totalmente gratuito, assim como no evento principal. Além das palestras e da mostra de jogos, o evento conta ainda com uma programação dedicada ao mercado e o ponto alto são as rodadas de negócios (27/06 e 28/06), com inscrição mediante pagamento. Para garantir vaga nas palestras, o ideal é fazer uma pré-inscrição. Mais informações no site oficial do evento.

 

Serviço – BIG Festival 2019

Onde: Club Homs- São Paulo, Brasil – Endereço: Av. Paulista, 375

Quando: 26 a 30 de junho

Quanto: Entrada franca