Desafio FazGame Eletrobras60 divulga os vencedores da competição

Na última semana ocorreu um evento online para divulgar os vencedores do Desafio FazGame Eletrobras60, competição on-line e gratuita em que alunos do 1º e 2º anos do ensino médio e seus professores foram desafiados a criar games narrativos sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável, temas que marcam o compromisso da Eletrobras com a sustentabilidade e a inovação.

A iniciativa foi lançada em março deste ano como uma das celebrações dos 60 anos da Eletrobras. No encontro, foram anunciados ao vivo os dez finalistas e as duas duplas vencedoras. A dupla ganhadora do 1º ano, que fez o game Vento Áureo, foi Mariana Rodrigues de Almeida (professora) e Vinícius Cardoso (aluno), do Centro Educacional Sesi de Caçapava, São Paulo.

A dupla do 2º ano que chegou em primeiro lugar, com o game Um futuro eletrizante, foi Ricardo de Magalhães Simões (professor) e Renata Machado (aluna), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Cachoeiro, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Os vencedores foram premiados com um tablet (para o professor) e um computador (para o aluno).

“Sabemos que a construção de um futuro sustentável é uma jornada, e precisamos contar com a participação de todos. Para a Eletrobras, é uma alegria promover a reflexão sobre eficiência energética e energia limpa e renovável para estudantes que representam o futuro do nosso país. A empresa acaba de celebrar seus 60 anos de história e agora celebra os autores dos mais de 100 games resultantes desta iniciativa, que nos enche de orgulho”, afirmou Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras.

De acordo com a organização, foram submetidos 117 games, vindos de todas as regiões do Brasil. Dos 10 finalistas, sete games são de escolas públicas e três de escolas privadas, mostrando que o ensino público tem bastante força no ramo de desenvolvimento de games. A live de premiação teve a participação de alunos e professores de todo o país, que durante dois meses exercitaram a leitura e a escrita por meio da criação de games, refletindo sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável.

“Mais de 400 duplas de professores e alunos se inscreveram e 117 duplas concluíram a jornada e submeteram seus games para o desafio. Nossos jurados se surpreenderam com as narrativas criadas, a complexidade da lógica dos games e a criatividade dos alunos, que receberam todo o apoio dos seus professores e da equipe FazGame”, declarou Carla Zeltzer, sócia-fundadora da FazGame, entidade organizadora do desafio.

Para mais informações, basta acessar o site da FazGame.

AfroGames abre duas novas unidades no Rio de Janeiro

O projeto AfroGames, criado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, anuncia mais dois núcleos do projeto. As novas unidades são patrocinadas pela IHS Brasil, uma das filiais da IHS Towers. Com isso, 200 novas vagas foram abertas no bairro da Maré, com o objetivo de oferecer programas educacionais que visam a aumentar as possibilidades de vida dos participantes, a longo prazo.

De acordo com a instituição, as unidades da Vila do João e da Nova Holanda terão 100 vagas cada. Interessados em se inscrever devem ter no mínimo 12 anos, apresentar CPF, RG e um comprovante de residência na hora do registro. Os menores de idade deverão estar acompanhados por um adulto responsável que deverá apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

As matrículas só poderão ser feitas presencialmente nos núcleos do projeto, de segunda a sexta, das 10h às 16h e se encerram assim que bater o número limite de vagas. As aulas terão início no dia 16/07 de 2022 e incluem cursos de Programação de Jogos, Valorant, League Of Legends e Free Fire.

O projeto também conta com o apoio da Meta, que oferecerá aos núcleos atividades de formação e desenvolvimento, como, por exemplo, o seu programa Cidadania Digital, com temas como segurança e bem-estar online, uso seguro das redes sociais e enfrentamento à desinformação, oferecidos a pessoas a partir de 13 anos de idade.

Para Ricardo Chantilly, Diretor Executivo do projeto, as novas unidades do AfroGames representam um grande passo para o projeto que agora pode levar até as crianças e adolescentes da Maré o universo dos games:

“Estamos felizes em anunciar as novas unidades no Complexo da Maré. Gostaria de agradecer a IHS pela parceria, sem eles não iríamos conseguir atender a mais 200 jovens de periferia que aqui aprendem sobre o universo dos games com equipamentos de última geração e com acompanhamento qualificado. Nosso objetivo não é apenas formar grandes profissionais, mas também grandes seres humanos para sociedade”.

O projeto foi criado em 2019, com o objetivo de capacitar e profissionalizar os jovens da favela Vigário Geral, para atuarem no mercado dos eSports. O projeto já formou mais de 300 jovens e hoje conta com o patrocínio da IHS, Ambev e da Secretaria Estadual de Esporte do Rio de Janeiro, copatrocínio do GE, Globo Rio e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, apoio da GOL e Player 1, além de parcerias com a Nuveem, HyperX e DT3.

 

Sobre o AfroGames

AfroGames é um projeto de inclusão digital e impacto social, focado em jovens em situação de vulnerabilidade, moradores de favelas cariocas. O projeto é fruto da parceria entre o Grupo Cultural AfroReggae e a Chantilly Produções e tem como objetivo principal utilizar a educação e a tecnologia como estratégias para transformação social e geração de renda por meio da criação do primeiro time profissional de eSports dentro de uma favela no mundo e de um centro de cultura gamer e esportes eletrônicos que forma profissionais com alto potencial competitivo em diferentes segmentos.

Para mais informações, siga as redes sociais do AfroGames no InstagramTwitter e no canal da Twitch.

 

 

Serviço: AfroGames – Unidade Nova Holanda / Vila do João

Unidade Nova Holanda

Vagas: 100

Data: 16/07/2022

Local: Rua Sargento Silva Nunes 608 – Nova Holanda

Horário: 10:00 horas da manhã

 

Vila do João: 100 vagas

Data: 16/07/2022

Local: Rua dos Caetes 131 – Morro do Timbau

Horário: 11:30 da manhã

 

BIG Festival 2022 – confira todas as atrações dos estandes no evento

O BIG Festival 2022 vai expandir sua atuação, contemplando também os grandes jogos do mercado. Deste modo, o evento proporcionará aos visitantes uma ampla lista de games para jogar no evento. Títulos como ONE PIECE ODYSSEY, da Bandai Namco; Monster Hunter Rise, da Capcom, e diversas opções de empresas como, Wargaming e Ubisoft, estão entre as atrações confirmadas. Xbox e Espaço PlayStation também trazem demos jogáveis ao festival.

Tem jogos para todos os gostos: serão mais de 200 games para os visitantes se divertirem nos quatro dias de evento. Mas quem estiver em casa não vai ficar fora da festa: mais de 50 deles também estarão disponíveis para jogar online, de qualquer lugar, gratuitamente.

Todos os games selecionados para a premiação do BIG Festival, incluindo 23 games brasileiros, e os títulos eleitos para o Panorama Brasil, também estarão  disponíveis para o público do evento.

Jogos finalistas

Além dos jogos grandes, como é de praxe em todas as edições do BIG Festival, os jogos independentes finalistas às premiações do festival poderão ser jogados pelo público. Todos os 92 indicados estarão disponíveis e, parte deles, também poderá ser jogada online. Da lista, 23 títulos são brasileiros, com destaque para Wolfstride, que foi o jogo mais indicado da edição, com seis nominações: Melhor Jogo, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Arte, Melhor Som, Melhor Gameplay e Melhor Narrativa.

A lista completa dos jogos finalistas está disponível no site do BIG Festival.

 

Panorama Brasil

A mostra não-competitiva de jogos do BIG Festival traz 29 games nacionais, todos desenvolvidos por profissionais e estudantes brasileiros e que estarão em exibição para jogar. Os jogos foram eleitos pelo Comitê de Seleção do BIG Festival que, ao avaliar todos os games submetidos ao festival, elege os destaques dentre os títulos desenvolvidos nacionalmente. Todos os jogos selecionados para o Panorama Brasil 2022 podem ser consultados no site do BIG Festival.

 

Panorama Mundo

O Panorama Mundo traz ao BIG Festival jogos de desenvolvedoras e publicadoras internacionais. A área é composta por games AAA, indies, lançamentos, títulos já consolidados e também obras a serem descobertas e exploradas. Algumas das marcas e jogos já confirmados incluem os seguintes estandes:

        • Bandai Namco, que trará ao evento ONE PIECE ODYSSEY;
        • Capcom, com Monster Hunter Rise: Sunbreak, a nova expansão de Monster Hunter Rise;
        • Xbox, com os jogos Another Crusade, Despot’s Game, Endling, Lonesome Village, Overpass: Rhythm Roadmap, RE:CALL, Shadowrun Returns, SpiderHeck, Strings Theory, Strong Moon, Tinykin, Ynglet;
        • Espaço PlayStation com 30 estações de jogos, incluindo o lançamento da Ubisoft, Roller Champions;
        • Wargaming com o já clássico World of Warships.

Mais destaques

O BIG Festival receberá ainda diversos jogos de outras desenvolvedoras e publicadoras. Títulos como Fantasy Farming: Orange Season e Airoheart, da desenvolvedora Soedesco; Hunt the Night, da Dangen Entertainment; e Virtua Unlimited Project, trazido pela CiGA (China Independent Game Alliance) são alguns dos games que marcarão presença no evento.
Para testar todos os jogos, os participantes do festival terão acesso a centenas de game stations entre consoles, PCs e mobile.  O BIG Festival contará também com uma área exclusiva para o público testar jogos em realidade virtual, que seguirá todas as recomendações das autoridades de saúde. Mais informações sobre ingressos aqui.

Serviço: BIG Festival 2022

Data: 7 a 10 de julho de 2022
Horário: 10h às 22h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Km. 1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda – São Paulo, SP
Valor dos ingressos:  A partir de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira)
Site do evento.