Games For Change América Latina 2020 ocorre entre os dias 5 a 12 de dezembro

Mais uma edição da Games For Change está para começar! Entre os dias 05 a 12 de dezembro, estudantes, educadores, jornalistas e profissionais da área acompanham totalmente online o VIII Festival G4C América Latina, com mentorias, game jams (atividade voltada à criação de jogos), playtestes, feira de negócios, networking, minicursos e uma etapa competitiva, o Pitch for Change, com premiações especiais. A edição se faz necessária em ambiente online devido a pandemia do Covid-19.

Para quem não conhece, o Games For Change ocorre desde 2004 e tem como objetivo  incentivar designers de jogos e mídias imersivas a criar tecnologias transformadoras, que facilitem os processos de aprendizagem, transformação e emancipação democrática. Ao longo dos anos, vimos projetos inovadores como Dreams, This War of Mine, entre tantos outros. O Festival traz, em sua oitava edição, na América Latina, oportunidades de aprendizagem, interação, imersão, recompensas e prêmios!

 

destaque para a Games for change américa latina

Para a edição 2020 a recomendação é ficar de olho no jogo “Purposyum: Desafios da Justiça”, um boardgame com temática de exploração espacial que introduz ao jogador o desafio de colonizar uma galáxia que sofre distúrbios bastante atuais, como ódio por minorias, fake news, injustiça social etc. O projeto é fruto do núcleo de estudos Cidade do Conhecimento coordenado pelo professor Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A participação no jogo proporcionará recompensas e prêmios em criptomoedas WiBX e Moeda da Paz!

O Games For Change conta com quatro painéis , cada um com jogos dedicados a uma determinada luta: Painel Cultura; Justiça; Acessibilidade e Dependências; e Inovação, Ciência e Tecnologia. Vale lembrar que as boas ideias, protótipos e produtos concorrem a prêmios. Para saber mais sobre a política de cotas da Games For Change, basta se inscrever no evento clicando aqui.

Lugar de Jogo – SESC destaca interfaces entre Jogo, Arte e Cultura em novo projeto

Atenção moradores de São Paulo: o SESC Av. Paulista acaba de iniciar o projeto “Lugar de Jogo“, uma parceria com a GameArte para disponibilizar games para download no computador, além de um ciclo de debates no @cpfsesc (vagas esgotadas), que discute o papel dos jogos eletrônicos além da indústria do entretenimento. De acordo com os organizadores, serão quatro jogos por mês, durante três meses, para download gratuito na plataforma Sesc Digital.

O projeto Lugar de Jogo já está no ar e nessa primeira leva há games que visam debater temas bastante atuais. Você pode revisitar hobbies antigos numa quarentena virtual paralela, defender a Amazônia, discutir identidade de gênero e ainda construir mundos de maneira sustentável.
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Esta perspectiva de análise dos jogos é proposta em dois eixos de atividades: o primeiro se dá por meio de um ciclo de debates, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, que propõem discussões sobre o papel dos jogos enquanto elemento de (re)produção da cultura em nossa sociedade, e como é possível utilizá-los como ponto de partida para discutir educação, identidade de gênero e outras temáticas.

O segundo eixo se dá pela disponibilização de uma seleção de jogos nacionais independentes, na plataforma do Sesc Digital, que, cada um à sua maneira, se coloca como um espaço de reflexão e expressão de seus criadores, abordando temáticas e pensares que não possuem espaço na produção mainstream de jogos eletrônicos. A partir da interatividade e protagonismo que os jogos propiciam aos jogadores, eles propõem um contato diferenciado com temáticas como preservação ambiental, solidão, entre outras.

Abaixo você confere os quatro jogos que compõe a primeira leva do Lugar de Jogo:

BRIGHT DAYS IN QUARANTINE (DIAS BRILHANTES NA QUARENTENA) – Delta Arcade – Niterói/RJ

Sinopse: Num mundo onde você precisa ficar em casa para ajudar a combater uma terrível pandemia, revisite hobbies antigos e encontre prazer nas pequenas coisas em um jogo de ritmo frenético. Caso contrário, você enlouquece! É difícil se adaptar às drásticas mudanças em nossas vidas diárias em um mundo onde a maioria de nós precisa ficar em casa para ajudar a combater uma pandemia. Não é fácil manter a casa em ordem durante a quarentena, especialmente quando você também tem que trabalhar em casa. Nesse furação de tarefas domésticas e intermináveis videoconferências, a única coisa que nos resta é revisitar hobbies antigos e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia.

FLORESCER – PugCorn – São Paulo/SP

Sinopse: Florescer é um serious game narrativo desenvolvido pela PugCorn em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer. O jogo tem o objetivo de provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando jogadores no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano. Bia, a protagonista, é uma adolescente trans do ensino médio que acabou de se mudar para uma cidade nova. Ela tem paixão por desenhar roupas e um humor sarcástico, e convive principalmente com pessoas do meio familiar e da escola.

GARDENIA – Enric Llagostera – Campinas/SP

Sinopse: Gardenia é um jogo de criação de pequenos mundos. É um jogo minimalista com um ritmo contemplativo e de experimentação sobre natureza, extrativismo e controle.

GUARDIÕES DA AMAZÔNIA – WolfTiger – Curitiba/PR

Sinopse: Guardiões da Amazônia é um jogo estilo tower defense, em que o jogador defende a floresta, controlando fauna, flora e lendas. Proteja a floresta das investidas de caçadores, agroquímicos e incendiários que querem desmatar e explorar a floresta amazônica!

 

Mais informações sobre o projeto aqui.

ARVORE apresenta YUKI Um Bullet Hell Roguelite em VR passado em um Universo Anime

O estúdio ARVORE (Pixel Ripped, The Line) continua focado em lançar jogos para realidade virtual. A bola da vez é o jogo YUKI, um bullet hell com mecânicas roguelite cheio de ação passado em um universo anime completamente original. O títuçlo é inspirado em clássicos como STAR FOX e TOUHOU. Aqui o jogador explora a espacialidade e os movimentos do corpo do jogador através de múltiplas fases procedurais repletas de inimigos, obstáculos e muitos tiros.

YUKI transporta os jogadores pela fértil imaginação de uma criança, fazendo-os voar através de mundos multidimensionais segurando um boneco de sua personagem de anime favorita, Yuki. Os jogadores usarão suas mãos para fazer Yuki voar e se esquivar de uma barragem infinita de tiros, passando através de obstáculos que permeiam seus caminhos em um cativante gameplay criado para realidade virtual. Toda a mecânica é pensada para tornar a jogabilidade fácil e divertida.

O título oferece uma mistura única dos gêneros Bullet Hell e Roguelite para realidade virtual. Ambos os gêneros são conhecidos pela alta dificuldade, mas YUKI foi criado para ser acessível e divertido por todos. Começando suave como um jogo “pick up and play”, onde o player sentirá de início uma progressão de poder em cada incursão, além de uma clara progressão de habilidade através da dificuldade de cada fase. O jogo então se torna mais estratégico, oferecendo uma clara sensação de progressão e recompensa por suas conquistas pessoais.

“Há um tempo atrás estávamos debatendo novas ideias e pensamos como gêneros clássicos de jogos poderiam ser traduzidos para a realidade virtual, então começamos a prototipar alguns. A tradução do gênero bullet hell mostrou muito potencial desde os primeiros protótipos, então decidimos nos aprofundar mais até que YUKI nasceu”, diz Ricardo Justus, CEO da ARVORE.

Mais informações sobre o game e outros projetos da ARVORE aqui.

Abaixo você confere um trailer de YUKI: