Fabiano Onça – Professor da Faculdade Impacta lança livro sobre Game Design

Você está estudando game design e ainda busca referências ou boas dicas para criar o jogo dos sonhos? Pois bem, a dica é o livro “Game Design: Método da Estrela”, desenvolvido por Fabiano Onça, Doutor pela USP, professor do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta, e vencedor de diversos prêmios na área de game design.

O livro traz uma nova visão sobre a criação de jogos, sendo uma visão mais diversa, aberta e criativa. De acordo com o desenvolvedor e escritor, “Método da Estrela” é inspirado em sua tese de doutorado sintetizando a sua vivência e visão sobre a arte da criação de jogos.

O professor Fabiano Onça é premiado internacionalmente (cinco vezes finalista — sendo vencedor em duas delas — do mais tradicional torneio de jogos de tabuleiro da Europa, o “Concours de Créateurs de Jeux de Société”). Além disso é referenciado por apresentar uma nova leitura sobre o Game Design. Leão de Bronze no Festival de Cannes com um jogo para Greenpeace, ele destina a sua criação para diversos tipos de público.

“Queria ser capaz de conversar tanto com pessoas estão começando na área como com aquelas que já trabalham e querem aprimorar os seus dotes, sejam professores ou profissionais que enxergam no jogo uma oportunidade valiosa de atuar com a educação” disse Fabiano.

Professor de Game Design e Level Design do Curso de Jogos Digitais da Faculdade Impactam há seis anos, Onça orienta de perto as criações dos seus alunos e pode afirmar com segurança:

“O ato de criação é um ato interior. O grande diferencial é que esse método respeita isso. Nada de impor fórmulas, receitas, coisas que aprisionam a criatividade. O que esse livro traz é uma visão original e prática sobre a arte do Game Design. Uma visão que faz o leitor pensar – e agir”, afirma.

 

Sobre o autor

Fabiano Onça, doutor pela USP, professor do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de jogos para grandes marcas, como Itaú, Santander, Google, Natura e Porto Seguro, lança o livro “Game Design: Método da Estrela”.

Já estão abertas as inscrições para o BIG Festival 2022

Desenvolvedores de jogos, fiquem atentos! O BIG Festival, o maior festival de games da América Latina, acaba de abrir as inscrições para jogos independentes e para sugestões de palestras para sua 10ª edição, que acontece de 5 a 10 de julho de 2022. De acordo com a organização, essa edição tem tudo pra ser histórica, afinal em 2022 o BIG completa dez anos de existência! Inclusive, serão milhares de dólares em prêmios para os melhores jogos!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do BIG Festival. O prazo para inscrever jogos ou palestras é dia 28 de fevereiro de 2022, às 23h59 (horário de Brasília). Serão aceitos todos os tipos de jogos, em qualquer plataforma, publicados ou não, contanto que possam ser jogados pelo Comitê de Seleção do Festival.

Os jogos já lançados comercialmente serão aceitos contanto que tenham sido lançados há no máximo dois anos da data de início do festival. O evento deve acontecer tanto presencialmente, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, quanto online. Em sua última edição, totalmente virtual, o Festival teve números recordes, impactando mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Confira outros números do BIG Festival:

      • Mais de 500 jogos de 50 países inscritos;
      • Mais de 100 jogos disponibilizados online para serem jogados gratuitamente;
      • 700 mil pessoas assistiram às sessões ao vivo;
      • 2 milhões de acessos a nosso site, jogos e estandes virtuais;
      • Mais de 68 milhões de views;
      • +70 horas de conteúdo bilíngue ao vivo (português e inglês);
      • Mais de 300 palestrantes de todo o mundo.

Para se inscrever no BIG Festival, basta acessar o site aqui.

Opus Castle – Lenda paulista inspira novo jogo de terror indie

Quem é de São Paulo certamente já ouviu falar do Crime do Castelinho da Rua Apa, fato que ceifou uma família inteira no ano de 1937. O crime seria obra de um empresário, filho da dona do imóvel. O crime jamais foi solucionado e o mistério permaneceu no imaginário popular, alimentando lendas e histórias de terror. É justamente essa história mórbida que dá inspiração ao game Opus Castle, da desenvolvedora brasileira Messier Data & Creative.

Opus Castle é um jogo 3D de terror, aventura e mistério com uma narrativa baseada na verdadeira e trágica história do pequeno castelo da Rua Apa. No jogo, o jogador deve explorar as salas e ambientes secretos do Castelinho, encontrando as famosas aparições sobrenaturais, ruídos do nada e lamentos de espíritos do passado. Nesse ínterim, você acorda em um dos quartos ao lado de um corpo crivado de balas. Suicídio ou assassinato?

De acordo com a produtora, Opus Castle traz uma mecânica inspirada em jogos de terror em primeira pessoa e o foco é mais na narrativa, que será dividida em 6 capítulos, com 5 variações de história diferentes para cada um. O jogador pode escolher um entre cinco caminhos diferentes, de modo que ele influencia o desfecho do jogo.

O game tem ambientes escuros e aparições fantasmagóricas. O jogador encontrará diversos ambientes diferentes, não apenas os cômodos do castelinho. A impressão é que os desenvolvedores trabalharam para entregar uma experiência verdadeiramente escalofriante. Opus Castle já está disponível na Steam. O primeiro capítulo é gratuito. Mais informações aqui.

Abaixo você confere o trailer de Opus Castle: