Women Game Jam 2021 – Maior evento mundial de jogos para mulheres ocorre em agosto

O mês de agosto marca o acontecimento da quinta edição da Women Game Jam (WGJ), evento mundial que reúne cybertlatetas femininas em competições empolgantes. De acordo com a organização, a edição deste ano contará com algumas sedes presenciais em capitais australianas, como Sydney, Melbourne e Western Austrália. Para outras localidades as disputas e continuarão online.

A ideia para o futuro é que a capilaridade do evento possa continuar a crescer no formato online e que cada vez mais países e cidades se sintam empoderadas para sediar o evento, possibilitando que mulheres cis, trans e pessoas não binárias de diferentes países, culturas e raças possam, juntas, desenvolver jogos. A edição de 2021 vem com muitas novidades. O evento acontecerá dos dias 20 a 22 de agosto, e terá, do dia 06 ao dia 19 de agosto, ciclos de palestras, painéis, workshops e tudo isso de forma inteiramente online e com interpretação simultânea para libras.

Dentre as novidades de 2021, haverá o lançamento da We Game Jam, um evento irmão da Women Game Jam, que acontece na mesma data e servidor, com canais e conteúdos próprios, focados no público transmasculine. A ideia é identificar e fortalecer essa comunidade para que o evento ganhe cada vez mais público e autonomia para decidir suas necessidades e demandas específicas, ao mesmo tempo que conversa e se inclui na estrutura atual da Women Game Jam.

Para quem não conhece, a Women Game Jam é a maior maratona de desenvolvimento de jogos com recorte de gênero da América Latina. Atualmente o evento registra um aumento de 10% de mulheres na indústria em países como Chile, simplesmente devido ao surgimento da Women Game Jam. No Brasil ainda não há mensurar o impacto real da WGJ, pois no último dado divulgado, de acordo com o 2° Censo da Indústria Brasileira de Jogos (de 2018), as mulheres representam apenas 21% da mão de obra na indústria de games e, em nível global, pessoas transgênero representavam menos de 2% – logo, faz-se necessário ações que insiram e criem possibilidades para que essas pessoas possam trabalhar como desenvolvedoras.

O convite é para toda mulher e/ou pessoa trans e/ou não binária que queira experimentar o ambiente de criação de jogos pela primeira vez e, também, para as que já estão na indústria e desejam compartilhar conhecimento com mais profissionais e se divertir, crescendo no processo. É o primeiro passo dentro de muitos que virão, para que, juntes, possamos tornar o desenvolvimento de jogos mais humano, profissional e diverso.

Para fazer inscrição, basta clicar aqui.

Morto – Game de terror brasileiro aborda o tema da depressão

Hoje vamos destacar o game indie criado pelo gamedev Matheus Ribeiro, que tem tudo para agradar quem gosta de terror psicológico e clima de mistério e claustrofobia. Trata-se de Morto, um game de terror em 2D com ambientes desenhados à mão e uma estética de desenho animado dos anos 30.

A estrutura de Morto é por capítulos, sendo que os demais capítulos terão lançamentos em breve. Basicamente você controla um personagem misterioso que explora apartamentos e demais ambientes urbanos presenciando cenas perturbadoras. Seu dever é descobrir o que está havendo antes que seja tarde demais. A jogabilidade é nem simples: você deve andar e interagir com os objetos nos cenários.

De acordo com o desenvolvedor, Morto tem como tema central a depressão, de modo que não é aconselhável a quem tem histórico dessa doença. Os ambientes desenhados à mão são belíssimos, demonstrando a criatividade e talendo envolvido na obra. A trilha sonora é bastante tensa e combina com os cenários. Morto está disponível para Windows, MacOS e Linux. Você pode acessar e baixar o game aqui.

Abaixo você confere o trailer de Morto:

Como jogar poker com a força de suas habilidades?

Antes de tudo, é necessário perceber que o preconceito de que o poker é somente um jogo de cartas, em que a componente da sorte irá traçar os resultados, está completamente ultrapassado. Isso porque, o poker online é já considerado um esporte de habilidade, onde os jogadores com maior conhecimento, estudo e melhores estratégias vão conseguir obter os melhores resultados possíveis. Desse jeito, para que você possa obter os resultados pretendidos, terá que investir seu tempo em treinamentos e aprendendo tudo o que as diferentes variantes de poker representam.

Felizmente, salas de poker como o GGPoker já permitem que você tenha acesso a treinamento gratuito, bem como a um simulador de poker online grátis, para você jogar sem riscos e com o máximo de diversão. Para além disso, é possível jogar torneios “freerolls” no GGPoker, dando a possibilidade de conseguir jogar por prêmios reais, mas sem qualquer tipo de depósito.

Assim sendo, antes mesmo de avançar para qualquer tipo de jogo de poker online a dinheiro real, deverá desenvolver um vasto conhecimento acerca da variante de poker que você mais gosta de jogar. Isso porque, apenas avançar para o conhecimento e treinamento do Texas Hold´em poderá ser um erro, uma vez que existem outras variantes disponíveis, que são igualmente divertidas e entusiasmastes.

Qual é o melhor jeito para se iniciar no poker?

Primeiramente, é necessário entender que o poker online é um esporte de habilidade no qual os resultados demoram a surgir. Ou seja, antes mesmo de começar jogando poker online, entenda que essa atividade exige tempo e dedicação, pelo que é crucial você realmente gostar de tudo o que o poker representa. A partir dessa realização, entenda que o melhor jeito de começar jogando poker é você jogar sem riscos de capital.

Por isso mesmo é que salas de poker como o GGPoker são tão importante, uma vez que permitem, de forma gratuita, você registrar conta e jogar com dinheiro que não é real. Conseguirá estar jogando torneios, “cash games”, entre muitos outros modos de poker, como forma de se especializar naquele que mais aprecia. Logo, faça questão de dedicar muito tempo no desenvolvimento de estratégias para um determinado modo de jogo de poker que você mais gosta.

Além disso, não se limite somente à variante de poker mais popular. Saiba que existem outras variantes com muitos jogadores, como é o caso do Omaha ou do 7 Card Stud, onde o nível competitivo, por norma, não costuma ser tão grande. Não se esqueça que o jogo de poker atribui os melhores resultados aos jogadores que melhores decisões, a longo prazo, conseguem tomar.

Estude todos os conceitos de poker

De fato, apenas entender quais são as regras de uma variante de poker não é suficiente para que você possa alcançar o sucesso jogando poker online. Deverá entender conceitos como “range” de mãos dos adversários, bluffs, força de sua mão, probabilidades de você fazer sequências ou “flushes”, capacidade de seu adversário, padrões de apostas, importância dos posicionamentos na mesa de jogo, entre muitas outras componentes essenciais para seu jogo. Ou seja, é tudo menos simples, sendo muito mais complexo do que a maioria das pessoas possam pensar.

De realçar também que o poker beneficia muitos os jogadores que conseguem colocar a matemática e as estatísticas a seu favor. Só com essas valências é que é possível você detetar quando estará fazendo uma “value bet” ou realizar um bluff que, a longo prazo, consiga trazer melhores resultados. Tudo isso deverá ser contabilizado e estudado, como forma de maximizar suas chances de ser o jogador mais forte de sua mesa, algo crucial para quem quer se destacar.