Heróis da Pandemia – Centro Universitário lança game educacional sobre novo coronavírus

Milhares de universidades ao redor do mundo estão realizando pesquisas, estudos e esforços no combate ao coronavírus. O que muita gente não sabe é que alguns dos esforços não visam a cura, mas podem auxiliar a comunidade. Desde março, o Centro Universitário Facens busca formas de contribuir com a sociedade no combate à COVID-19. Desta vez, a instituição desenvolveu o Heróis da Pandemia, um jogo bilíngue para plataforma mobile voltado para gerar conscientização sobre a propagação do novo coronavírus.

“Temos produzido EPIs para os profissionais de saúde, mas sentíamos falta de fazer algo relacionado à educação. Acredito que este jogo tenha exatamente o que os jovens precisam nesse momento – informação correta e distração em um só lugar”, afirma Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.

Gratuito para desktop, Android e iOS, o Heróis da Pandemia conta com 7 minigames cujo objetivo é fazer o jogador aprender de forma lúdica e divertida quais são os passos para evitar a disseminação do vírus. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais. De acordo com o professor Wilson Marcondes de Oliveira Jr, coordenador do Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA Facens), os sete passos/minigames para se livrar dos vírus são:

  • Lave bem as mãos
  • Evite tocar o rosto
  • Desinfecção
  • Fique em casa / Quarentena
  • Sistema Imunológico
  • Distanciamento Social
  • Use máscara

Cada mini game tem uma mensagem explicativa em relação à medida. Por exemplo, a etapa “Lave bem as mãos”, mostra imagens dos passos certos para realizar o processo de forma efetiva e eliminar o coronavírus. A pontuação de cada “fase” é computada, gerando um total ao fim de tudo. O jogador pode registrar o desempenho em um ranking nacional, bastar estar logado com o Facebook. O Heróis da Pandemia conta também com link direto para o portal do Ministério da Saúde, onde o player encontra todas as informações necessárias sobre a COVID-19. Você pode acessar o jogo aqui.

Abaixo tem o trailer de Heróis da Pandemia:

Arena Extra promove desafio de Clash Royale no mês de março em Curitiba

Quem é fã de Clash Royale tem de marcar na agenda todos os finais de semana entre 7 a 22 de março, pois é nesse período que a Arena extra vai receber um grande evento envolvendo o popular jogo de cartas da Supercell. O evento, que é gratuito, oferecerá a chance única aos visitantes para que joguem e interajam com diversos influenciadores na luta pela coroa. Quem visitar a Arena extra entre esses dias terá a chance de jogar contra o influenciador Bruno Clash e ser coroado como grande vencedor da galera. Em todos os dias também terão sessões de fotos.

Além de Bruno Clash, o evento também contará com a presença de Nery, do canal “Clash com Nery”, um dos maiores canais de Clash Royale do Brasil. Nos dias 7 e 8 de março, o influenciador Atchiin, conhecido pelo conteúdo focado no aspecto competitivo de Clash Royale, irá desafiar os concorrentes pela coroa. Já nos dias 14 e 15, será a vez de Decow, que já participou de diversas competições ao redor do mundo como jogador e como narrador. Por fim, nos dias 21 e 22 de março, Molizane, do canal “MolizaneTV”, animará o pessoal com seu humor característico.

A participação é gratuita e é necessário fazer um pré-registro no site oficial, agendando dia e horário da visita à Arena Extra. As vagas são limitadas, mas na loja será possível se cadastrar em uma lista de espera. É importante destacar que jogadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis que, por sua vez, também precisam se inscrever na Arena Extra. Todos devem portar documento original com foto como RG, CNH ou passaporte.

É possível obter mais detalhes e conferir o que rolou na edição anterior através do site oficial do evento.

 

SERVIÇO – Arena Extra – presented by Google Play – Desafio Clash Royale

Local: Extra – Alto da XV (Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 230, Curitiba – PR)

Horário: das 14h às 17h

Programação:

7 e 8 de março – Nery e Atchiin (apresentação: Bruno Clash)

14 e 15 de março – Nery e Decow (apresentação: Bruno Clash)

21 e 22 de março – Nery e Molizane (apresentação: Bruno Clash)

Náutico Almirante Barroso lança equipe de futebol eletrônico e-Sport 

O Brasil acaba de ganhar mais um time profissional de e-Sports: o Clube Náutico Barroso decidiu comemorar seu centenário estreando no cenário dos jogos eletrônicos. A equipe – nomeada Barroso Admiral – já contava com um time profissional e agora também vai disputar os troféus nas quatro linhas  no ambiente digital. Sim, a equipe montada será montada para competir nos torneios de FIFA. De acordo com o Náutico Barroso, a equipe já conta com dois cyberatletas: o Gu e o Japa.

Esta não é a primeira vez que um time profissional expande seus negócios para os e-Sports: o Santos já disputa torneios virtuais há 4 anos. Além do time praiano, o Flamengo, o Vitória, o Atlético Paranaense e o Vasco também atuam nesta área. A proposta do time Barroso Admiral é levar os jogadores aos grandes torneios, elevando ainda mais o nome da equipe. As disputas serão através do modo Fifa 19 que será disputado com o Playstation 4, o mais popular.

Almirante

“Até o fim do ano, o Almirante Barroso espera ter 5 jogadores no elenco. A seletiva para agregar novos jogadores ao time está prevista para o segundo semestre, em um evento que será promovido no Camilo Mussi”, explica o diretor de marketing do clube, Rafael Nunes de Medeiros.

 

Os atletas do Almirante Barroso Admiral:

Gustavo Caureo da Silva, o GU, ou Gusta_Gu, 13 anos, joga Fifa há 3 anos e seu time preferido é o Juventus. Nos últimos dias foi campeão do Dufole’s League, evento que contou com mais de 80 participantes, e foi realizado em Balneário Camboriú. Por dia, ele joga cerca de 5 horas. “ Nas férias eu madrugava, mas as aulas voltaram. O que mais me encanta mesmo é o próprio futebol, é um esporte que sou fanático e amo demais”, acrescenta o jogador que mora em Camboriú. Este é o primeiro time que Gu vai representar na carreira.  “ Minha família fica muito feliz por mim, ela me apoia muito e de certa forma é uma novidade pra todos”, completa.

André Nishi, o Japa, ou JapaNishi83, 36 anos, joga desde os 7, e tem o Barcelona como time preferido. O Almirante Barroso Admiral vai ser o primeiro clube que vai representar. Recebeu essa oportunidade com muita surpresa.

“Eu espero honrar a confiança que me foi concedida. Sempre fui um cara ligado a tecnologia e acima de tudo, jogos! Antes jogava de tudo! Mas com o passar do tempo fui me interessando somente pelo futebol (paixão nacional) já joguei ou tentei jogar futebol na vida real e isso só confirmou que sou melhor no vídeo game!”, comentou JapaNishi83. Já foi campeão em uma competição com 57 atletas e em outra que disputou em dupla.