Missão ODS – Fugativa desenvolve game para incentivar ações sustentáveis

Sustentabilidade é uma pauta que demanda atenção e urgência nos tempos atuais. Foi pensando nisso que o pessoal da Fugativa criou o Missão ODS, uma ação gamificada que explica de maneira lúdica e intuitiva os conceitos que fazem parte do material Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foi lançado pela ONU em 2015.

O game Missão ODS foi criado pela Fugativa contribui para que os conceitos e as ações que fazem parte da ODS sejam apresentados e explicados e passem a fazer parte do dia a dia das pessoas.Todo o conteúdo da Missão ODS é baseado no material disponibilizado pela ONU na versão brasileira, para maior entendimento dos conceitos e alinhamento com o material original. Pode ser usado em escolas ou empresas, interessados em disseminar essas ideias sustentáveis.

“Percebemos uma preocupação cada vez maior, por parte das grandes corporações, com a sustentabilidade”, disse Tatiana Assali, gerente de Relações Institucionais do Conselho empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Segundo ela, o conceito de sustentabilidade está intimamente ligado à ideia de perenidade. “Estamos falando de preservação, de estarmos aqui por um longo tempo e com qualidade de vida. A perenidade é um sinônimo da sustentabilidade”, afirmou.

Por meio da ODS, a ONU lista 17 objetivos para transformar o mundo, que vão desde assegurar educação de qualidade, igualdade de gênero e consumo e produção responsáveis até a erradicação da pobreza, a promoção da paz e da justiça e a construção de instituições eficazes. Cada objetivo traz metas específicas a serem alcançadas. Por meio dos ODS, a ONU trabalha ativamente com governos, sociedade civil e parceiros.

Saiba mais sobre o Missão ODS no site.

CEO da Go Gaming, Djary Veiga, fala sobre a expansão dos esportes eletrônicos no Centro-Oeste

Há quem ainda acredite que os esportes eletrônicos no Brasil estão restritos ao eixo Rio-São Paulo, porém há pessoas engajadas em expandir o mercado para outros territórios. Esse é o caso de Djary Veiga, CEO da Go Gaming, que irá falar com a comunidade gamer no Joy of Life hoje às 22hs sobre a “Regionalização dos Esportes Eletrônicos”. A Go Gaming é uma holding goiana que gerencia a organização de esportes eletrônicos Rensga Esports e o primeiro complexo do segmento na região centro-oeste, a Orbi Gaming.

A Rensga Esports surgiu em 2019 e atualmente disputa os principais torneios nacionais nas modalidades de League of Legends (LoL) e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). No início deste ano, inaugurou a Orbi Gaming, um complexo de esportes eletrônicos com mais de 800 metros quadrados que abriga o Centro de Treinamento da Rensga, Arena Tectoy, Academy e Game Center.

“A Rensga e a Orbi são parte de um projeto que nasceu com um objetivo muito claro: regionalizar o esporte eletrônico. Acreditamos muito no potencial do estado de Goiás e da nossa capital Goiânia. Apesar da alta concentração das ações e iniciativas desse mercado estarem em São Paulo, grande parte do público está em outras regiões, como a nossa”, explica Djary Veiga.

Djary Veiga e um dos fundadores da Go Gaming e sempre se conectou ao universo da inovação com projetos de Startups. Foi coordenador do League of Legends (LoL) nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s); criou um dos primeiros Game Offices do estado de Goiás e é um dos principais organizadores de eventos do Torcida LoL da Riot Games. Também já esteve envolvido em várias iniciativas com empresas que atuam no mercado nacional e internacional, desenvolveu plataformas onlines e captou investimento para diferentes tipos de negócio.

A live de Djary ocorre no espaço Joy of Life durante a Campus Party Digital Edition. Essa é a primeira edição totalmente digital e gratuita para o benefício dos MSF – Médicos sem Fronteiras. Realizada simultaneamente em mais de 30 países ao redor do mundo. Com palestrantes nacionais e internacionais incríveis. É o maior Call for Ideas que a humanidade já viu para descobrir as melhores idéias para reiniciar o planeta.

Sobre a Rensga Esports:

A organização de esportes eletrônicos surgiu no cenário nacional em 2019 após adquirir uma vaga no Circuito Desafiante de League of Legends, a 2ª divisão brasileira, abaixo do Campeonato Brasileiro de LoL (CBLoL). Mesmo não se classificando, o time – que chamou a atenção pelo jeito irreverente de se comunicar, enaltecendo sua identidade 100% goiana – marcou o início da regionalização dos esports. Em 2020, estruturou sua base com mais dois times – Rensga Academy e Rensga GO – além de reforçar sua comissão técnica e inaugurar um Centro de Treinamento dentro da Orbi Gaming, um complexo com mais de 800 metros quadrados. Criou ainda uma equipe de Counter Strike: GO para ampliar a atuação no cenário de games e esportes eletrônicos.

Nimo Talks tem edição especial sobre as mulheres no mundo dos games

As mulheres estão com tudo no ambiente dos jogos eletrônicos. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, divulgada em junho deste ano, o público feminino já representa 53,8% no consumo de jogos eletrônicos. É justamente por causa dessa participação massiva que a Nimo TV irá apresentar uma live toda especial de seu webinar Nimo Talks, que irá abordar como as mulheres fazem a diferença no mundo dos games. O bate papo ocorre no próximo dia 9 de julho.

Para falar sobre o tema, o Nimo Talks terá a editora assistente e apresentadora do IGN Brasil, Carol Costa; a influenciadora e gamer, Claudia “Haru” Andriolo; e a streamer da equipe HardTeam, que está entre as grandes apostas da Nimo TV, JujuGamer. Será uma oportunidade valiosa de ver e ouvir o que pensam as mulheres que jogam.

O Nimo Talks é um evento online que tem como público-alvo pessoas que estejam inseridas no universo dos games ou que tenham interesse em conhecer mais sobre o assunto, mediado por Raphael Negrão, gerente de Marketing da Nimo TV. Este episódio será transmitido no Canal Oficial da Nimo TV, a partir das 17 horas, do dia 9 de julho.

Quem ficou interessado em saber mais sobre a Pesquisa Game Brasil, que foi apresentado no primeiro webinar do Nimo Talks, ou quer assistir todos os episódios que já foram ao ar, basta clicar aqui. Mais informações sobre os encontros podem ser acessadas no Blog da Nimo TV.

Serviço Nimo Talks: Como as mulheres têm feito a diferença nos games

Data: 9 de julho

Horário: 17 horas

Convidadas: Carol Costa, IGN Brasil; Claudia “Haru” Andriolo, influenciadora e gamer; e JujuGamer, streamer da equipe Hardteam.