Black Run, jogo da 99Hit Games, mostra como funciona o racismo no Brasil

A discussão referente ao racismo tomou o debate nas redes sociais logo após a trágica morte do estadunidense George Floyd no início do ano. A partir de então, muitas empresas e organizações utilizaram seu espaço para debater o racismo. Este é o caso da 99Hit Games, produtora indie brasileira de jogos eletrônicos, que acaba de  lançar o jogo Black Run para smartphones.

Black Run é do gênero infinite runner e tem o objetivo de colocar o racismo em pauta. Nele, o usuário controla um personagem de pele negra que, junto do seu colega de trabalho (de pele branca), precisa correr para não se atrasar na empresa. No caminho, ele precisa desviar de situações como discriminação no trabalho, abordagem policial, e até de casos que ficaram conhecidos na mídia – como a morte de George Floyd e a agressão ao motoboy em um condomínio em Valinhos (SP).

Um dos pontos altos do game foi a pesquisa para trazer situações corriqueiras. Isto foi possível pois o desenvolvedor do jogo, Piero Barcellos, fez um levantamento de informações e ouviu pessoas que passaram pelas situações que o jogo retrata.

“A ideia do Black Run é mostrar como é difícil ser negro em uma sociedade construída em cima do racismo estrutural. Por isso cada situação no jogo foi pensada para refletir esse cenário e colocar em xeque questões como meritocracia e preconceito velado”, diz. Além disso, Black Run também traz dados ao longo do jogo, como estatísticas sobre salários dos negros no Brasil e o telefone para denunciar casos de racismo (Disque 100).

A intenção é mostrar que jogos são muito mais que mera diversão: “Os games são uma plataforma muito eficiente para educar, contar histórias, transmitir mensagens e fazer pensar. E o objetivo da 99Hit Games está em criar jogos que façam isso e possam ir além”.

O jogo Black Run pode ser acessado na Play Store.

Decode destrincha o sucesso de Among Us

Com certeza você já ouviu falar de Among Us, um game com uma pegada “detetivesca”, que coloca um grupo de jogadores para realizar missões em uma nave espacial, porém com o desafio de ter um jogador sabotador. Cabe aos demais jogadores descobrir quem é o impostor antes que toda a missão espacial seja fracassada. O título virou febre nos últimos meses ao redor do mundo e não por acaso, já é estudado por empresas de análises, como a Decode, empresa de Data Analytics e Performance Marketing. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Os brasileiros entraram com tudo na onda do game – dos mais de 100 milhões de downloads, o Brasil já é responsável por mais de 17 milhões. O infográfico produzido pela Decode revela que a procura por Among Us aumentou em 5.900% entre os meses de agosto e setembro, quando o jogo ficou realmente famoso, ainda que tenha sido lançado há dois anos. No YouTube, existem 5.934 vídeos sobre o jogo, apenas no Brasil – publicados entre janeiro e outubro deste ano.

Top downloads – No início de setembro, Among Us ocupava a 12ª posição dos jogos mais baixados na App Store Brasil, mas em apenas 10 dias o jogo subiu 11 posições e conquistou o 1º lugar de jogos mais baixados. Na Play Store, o jogo ocupa a 2a posição no ranking, sendo que atualmente tem 1,2 milhões de usuários ativos, número que aumentou em 1.363% em relação a agosto.

Para Lucas Fontelles, Head de Consumer Insights da Decode, o sucesso de Among Us mostra como os jogos se impuseram no debate público. “Há anos a indústria de games gera mais receita do que Hollywood e, comparativamente, ocupava um espaço muito menor na mídia e nas redes. Hoje já não é o jogo que se torna popular porque o influenciador fala dele, ao contrário, Felipe Neto e Neymar jogam porque o jogo se popularizou”, analisa.

Abaixo você pode conferir alguns dados no infográfico:

Conheça PERGUNTADOS CARS, o novo jogo da etermax

Hoje nosso destaque é para o novo game da empresa argentina etermax. Trata-se de PERGUNTADOS CARS, um spin off do jogo de perguntas e respostas mais famoso do mundo, com mais de 150 milhões de jogadores ativos por ano. O novo game combina os tradicionais desafios de conhecimentos gerais com uma eletrizante corrida de carros e já está disponível gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS) em dez idiomas, incluindo português do Brasil.

PERGUNTADOS CARS tem uma nova forma de conectar amigos, familiares e usuários ao redor do mundo, além de um banco de dados com mais de 2 milhões de perguntas de assuntos variados. Tudo isso com grandes doses de adrenalina e velocidade. No início da partida, cada piloto é emparelhado com nove competidores reais que recebem perguntas aleatórias das seis categorias clássicas de Perguntados: Arte, Ciência, Geografia, História, Entretenimento e Esportes. O objetivo é respondê-las corretamente até que o usuário seja o único na pista, mas é preciso cuidado porque respostas incorretas colocam o veículo fora da competição.

Para potencializar o desempenho e ajudar com as respostas, os competidores podem utilizar gratuitamente o recurso “turbo” em três oportunidades e avançar sem dificuldades. Se a ajudinha acabar, o usuário tem a opção de seguir em frente com todo seu conhecimento, ou adquirir mais turbos na loja oficial do jogo.

PERGUNTADOS CARS também permite que os corredores confiram seu desempenho semanal no ranking global e recebam recompensas de acordo com a colocação nas corridas. Assistir a vídeos promocionais ao final de cada partida pode dobrar a pontuação. Os gráficos são vibrantes e otimizados para dispositivos de alta e baixa resolução, PERGUNTADOS CARS também tem opções para personalização dos veículos e diversas pistas e cenários para competir.

Abaixo você confere o trailer de PERGUNTADOS CARS: