BOMBA! – Hideo Kojima confirma presença histórica na Brasil Game Show 2025, maior evento de games da América Latina

A Brasil Game Show (BGS) anunciou uma atração inédita para sua 16ª edição: o renomado diretor japonês Hideo Kojima, considerado um dos maiores nomes da indústria mundial de videogames. Após oito anos, Kojima retorna ao evento que acontecerá de 9 a 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, para promover seu aguardado lançamento DEATH STRANDING 2: ON THE BEACH, previsto para 26 de junho e já apontado como forte candidato a jogo do ano.

A presença de Kojima nos dias 11 e 12 será marcada por uma série de atividades especiais. Entre os destaques estão sessões de Meet & Greet, onde fãs poderão tirar fotos e receber autógrafos, além de painéis que abordarão detalhes sobre o processo criativo e os desafios por trás do novo título. O diretor também atuará como jurado no concurso BGS Cosplay, avaliando as performances dos participantes que homenageiam personagens icônicos do universo dos videogames, muitos deles criados por ele próprio.

“A vinda de Hideo Kojima à BGS25 é um momento histórico para o evento e para a indústria nacional de jogos. Em 2017, ele literalmente parou a BGS e foi ovacionado pelo público na maior demonstração de admiração que já vi nessas quinze edições. Foi emocionante acompanhar milhares de vozes entoando o nome do Hideo Kojima por onde ele passava”, afirma Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show. “Hideo Kojima é o nome mais influente do universo dos games na atualidade, redefiniu o conceito de narrativa interativa e foi fundamental para consolidar os videogames como obra de arte e expressão cultural.”

Criador da série Metal Gear e líder do estúdio Kojima Productions desde 2015, Hideo Kojima é conhecido por inovar na narrativa interativa, misturando elementos cinematográficos, temas filosóficos e sociais em seus jogos. DEATH STRANDING 2 promete aprofundar esse universo, trazendo personagens familiares como Sam Porter Bridges e novidades como Elle Fanning e George Miller, além de uma adaptação cinematográfica em desenvolvimento.

A Brasil Game Show 2025 também marca uma fase de expansão para o evento, que ocupará todos os cinco pavilhões do Distrito Anhembi, oferecendo uma infraestrutura aprimorada para expositores e público. Além das atrações com personalidades internacionais, o evento contará com torneios de eSports, áreas temáticas e outras experiências que celebram a cultura gamer e digital.

Os ingressos já estão disponíveis para compra, e a organização promete revelar em breve mais novidades sobre atrações e lançamentos da edição deste ano.

Serviço – BGS 2025

Quando: 9 a 12 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios, além dos portadores do Passaporte Premium e Passaporte Camarote)

Onde: Distrito Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo/SP

Horário: das 13h às 21h

Gamescom Latam responde a carta aberta de desenvolvedores e rebate críticas sobre apoio à cena independente

Após a repercussão da carta aberta publicada por desenvolvedores brasileiros com críticas à organização da Gamescom Latam 2025 — e da matéria publicada pelo GameReporter ontem — a organização do evento nos enviou uma nota oficial em resposta às reivindicações.

No comunicado, a Gamescom Latam afirma que algumas informações presentes na carta “podem gerar desinformação” e defende seu histórico de apoio à indústria de jogos independentes no Brasil. A organização cita ações como o Panorama Brasil e o BIG Festival, que, segundo eles, oferecem estrutura gratuita, apoio logístico e acesso à área de negócios para estúdios selecionados.

A nota também contesta dados sobre o financiamento público do evento. De acordo com os organizadores, o valor repassado pela Prefeitura de São Paulo foi de R$1 milhão — e não R$22 milhões, como citado no documento dos desenvolvedores. O montante maior, segundo a resposta, refere-se ao custo total de produção do evento. A carta aberta assinada por desenvolvedores pode ser lida na íntegra aqui.

Confira a resposta na íntegra abaixo:

GAMESCOM LATAM 2025 | RETORNO À CARTA ABERTA DOS DEVS

A organização da gamescom latam confirma que recebeu o documento. Entretanto, é preciso esclarecer que algumas das informações divulgadas podem gerar desinformação:

Desde o início do projeto BIG Festival, a organização e os profissionais envolvidos no evento sempre se comprometeram com o desenvolvimento da indústria independente de jogos no Brasil. Como indicativo, podemos observar o crescimento exponencial desta indústria nos últimos anos; crescimento este que teve participação ativa e constante do evento, que trabalhou incansavelmente para trazer profissionais da indústria ao nosso país e apresentar a região para grandes players globais do mercado de jogos.

A área proprietária Panorama Brasil é mais um exemplo destes esforços; trata-se de uma política ampla e consistente de apoio aos independentes, especialmente brasileiros, algo que não acontece em outros eventos de grande porte, que fazem apenas convites pontuais para alguns profissionais. Em 2025, o Panorama Brasil, somado ao BIG Festival, ofereceu espaço para 129 jogos, 59 brasileiros e 70 internacionais.

Ambas as iniciativas são gratuitas para os jogos selecionados e incluem:

– Doação de espaço no evento,

– Fornecimento gratuito de estrutura e mobiliário (no caso do BIG Festival, também computadores e TVs),

– Suporte de staffs do evento, 

– Credenciais de acesso ao evento, 

– Acesso à área de negócios, 

– Apoio financeiro aos participantes de fora de São Paulo, entre diversos outros apoios.

A participação é voluntária e opcional, mediante o aceite das regras, que são divulgadas com antecedência, esclarecidas em período anterior ao aceite da proposta.

No Panorama Brasil, especificamente, há opções de contratações de serviços adicionais, totalmente opcionais. Neste ano, contudo, implementamos uma regra mais clara sobre a ocupação das estações, a fim de evitar que elas ficassem vazias, como aconteceu na última edição do evento, visando a otimização da experiência dos visitantes – e também dos desenvolvedores, que têm uma chance real de mostrar o jogo não só para o público, mas também para publishers, jornalistas e outros desenvolvedores. Porém, novamente, destacamos que todas estas regras são especificadas aos participantes antes do aceite da proposta, para que possam se planejar de acordo com sua disponibilidade e necessidades.

É essencial lembrar também que, ao longo dos seus 5 dias, a gamescom latam gerou um impacto econômico de mais de R$20 milhões para a Cidade de São Paulo, além de várias centenas de milhões de reais em negócios para as empresas participantes, principalmente para os desenvolvedores independentes que participam do evento.

Em relação às informações que foram divulgadas de forma errônea, esclarecemos que o apoio financeiro da Prefeitura de São Paulo ao evento foi de R$1 milhão, como já divulgado publicamente. O valor de R$22 milhões mencionado na carta se refere ao orçamento total de produção do evento, estimado em janeiro de 2025, valor este dedicado à produção, conteúdos, comunicação, locação do espaço, contratação de equipes, credenciamento e demais ações.

A equipe da gamescom latam está sempre atenta aos retornos da comunidade e permanece aberta ao diálogo com aqueles que quiserem trabalhar pelo desenvolvimento da indústria de games no Brasil e da América Latina, que sempre foi e permanece sendo o principal compromisso do evento.

O GameReporter segue acompanhando os desdobramentos do caso e reforça que permanece à disposição para ouvir novas manifestações de estúdios, participantes e organizadores do evento, com o compromisso de oferecer espaço ao diálogo e contribuir para o fortalecimento da cena de desenvolvimento de jogos no Brasil.