Pouco antes do lançamento oficial (22 de março), a Ubisoft permitiu que a comunidade de jogadores testem seu mais novo jogo de corrida, o Trackmania Turbo. O beta aberto está disponível desde o dia 18 e vai até hoje (21 de março) para os consoles de nova geração. A ação é um incentivo para aqueles que querem conhecer o game e decidir se vale a compra.
Trackmania Turbo foi desenvolvido pela Nadeo, um estúdio da Ubisoft, e tem lançamento para PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 22 de março. Esta é a primeira entrada da franquia na nova geração de videogames. O título foi desenvolvido para atender os fãs de alta velocidade, graça ao seu estilo árcade. Seus pontos altos são os gráficos de alta qualidade e uma nova direção de arte que incorporou elementos da cultura automotiva, além de diversas referências aos jogos da década de 90.
A jogabilidade é descomplicada, de modo que ele pode atrair jogadores de várias idades. O jogo tem carros de corrida customizáveis e o objetivo é sempre a busca pela volta perfeita. Os jogadores podem testar suas habilidades no modo campanha, com mais de 200 pistas distribuídas em quatro cenários diferenciados (Rollercoaster Lagoon, International Stadium, Canyon Grand Drift e Valley Down & Dirty). Para quem gosta de editar suas próprias pistas, há o modo “Trackbuilder” que permite montar seu circuito para treino ou desafio.
TrackMania Turbo também introduz à série o modo de jogo “Double Driver”, que expande a experiência em um formato que desafia dois jogadores cooperativos a controlar o mesmo carro, cada um com seu controle. Outra novidade é o sistema de trilha sonora, em que a música está relacionada à própria corrida e varia de acordo com a intensidade do jogo.
Os interessados em participar da beta aberta de TrackMania Turbo poderão fazer o download do jogo diretamente da loja virtual de sua plataforma de preferência.
Preparado para o ano de 2016 para os videogames? Muita coisa boa está no forno como os esperados Quantum Break, Uncharted 4 e Street Fighter V. O problema é que muitos dos jogos anunciados para este ano ainda não tem data definida de lançamento. Pensando nisso, e para ajudar os jogadores a se programar, o site da NET montou um calendário gamer bem bacana.
No infográfico estão listados apenas jogos com datas definidas de lançamento do primeiro semestre de 2016. Depois de junho as coisas ficam incertas por causa de E3, que também revelará jogos interessantes para este ano. Ainda assim, o calendário gamer é bastante recomendado para já ir fazendo as contas do que gastar com games nesses primeiros seis meses do ano.
Onde consultar o calendário gamer?
Ficou curioso sobre este calendário gamer? Basta acessar clicar na imagem destacada abaixo para ver em melhor resolução, ou ver diretamente no site especial.
Os jogos indie prometem roubar muito das atenções do público gamer para o ano de 2016. Prova disso são os títulos que listamos abaixo. São games que prometem fazer bastante sucesso de crítica, público e comercial seja pelo conceito inovador, pela jogabilidade curiosa ou pelo enredo ambicioso. Pode ser que ao final do ano algum outro game indie faça mais sucesso que qualquer um desta lista, mas seja como for, estamos com atenção especial voltada para estes jogos.
Abaixo só tem lançamentos internacionais, mas estamos preparando uma lista de jogos indie nacionais com lançamento para este ano. Se você tem algum jogo para a temporada, mande-nos algum material de divulgação!
Mighty No. 9
Plataformas: 3DS, Mobile, PC, PS3, PS4, PSVita, X360, XO, Wii U | Editora: Deep Silver
Keiji Inafune sempre quis seguir com os jogos da franquia Megaman, mas por razões desconhecidas a Capcom relegou seu mascote ao limbo e isto causou a ruptura entre o mítico desenvolvedor e o estúdio. Em 2013, Inafune deu sua resposta à Capcom com o projeto Might No.9, um jogo que tem tudo de Megaman, desde seu estilo artístico ao gameplay (praticamente não existem diferenças). Mas não acuse Inafune de falta de criatividade ainda: se No. 9 for triunfal do gênero plataforma de ação em 2D. Quem sabe a Capcom não lança um Megaman após isso, só para rivalizar com o título de Inafune?
Last Year é um multiplayer online para 6 jogadores com foco em sobrevivência. O grande diferencial é que 5 dos jogadores deve sobreviver, enquanto que um deles desempenha o papel de um serial killer. É como ser jogado no meio de Sexta-feira 13 com os amigos. Para sobreviver é imprescindível cumprir uma série de objetivos. E sim, pode esperar todos os clichês clássicos de filmes de horror, como adolescentes, assassino vestindo máscara, lugares impróprios para férias etc.
The Forest
Plataformas: PC, PS4 | Editora: Endnight Games
The Forest coloca o jogador no meio de uma área florestal após um acidente de avião. No local residem mutantes canibais que perseguem o jogador assim que o sol se põe, mas são bastante pacíficos durante o dia. O ciclo dia/noite é o grande chamariz do jogo, pois durante o dia as horas devem ser gastas criando equipamentos para se defender à noite. Entretanto, a Endnight Games pede que o jogador não seja tão apressado antes de tirar conclusões acerca do comportamento desses canibais noturnos: no primeiro encontro eles tentam se comunicar com o jogador e durante os combates eles ficam mais preocupados em defender-se do que atacar. A ideia é que o jogador tire conclusões se a verdadeira ameaça são essas estranhas criaturas, ou se a verdadeira ameaça é você.
Death’s Gambit
Plataformas: PC | Editora: White Rabbit
Death’s Gambit pode ser resumido como a fusão entre Shadow of the Colossus, Super Metroid e Castlevania. Nele você é um guerreiro que recebe a missão de matar criaturas gigantescas em um planeta alienígena de aspecto medieval. Parece muito louca a mistura, não? Mas funciona. Os elementos de action-rpg garantem que o jogador vai se divertir e passar raiva na mãos dos inúmeros inimigos que inundam o cenário. A pixel art garante ainda contribui para dar ao game aquela sensação de que este é jogo seria um dos melhores da geração 16 bits.
Kodoku é um título independente da Carnivore Studio, do Japão. Nele, você explora uma ilha sinistra em busca de um misterioso livro. O problema é que a ilha está repleta de criaturas do folclore japonês. A arte do jogo é a parte mais interessante, tirando um pouco o fator aterrorizante, para algo mais próximo de um anime. Outra coisa que vai destacar Kodoku de outros jogos indie é o gameplay baseado em stealth: não há armas a serem usadas contra os espíritos. O objetivo é que o jogador, ainda que indefeso, possa passar pelas assombrações através de inteligência e um pouco de sorte.
Alisson Road
Plataformas: PC | Editora: Lilith
O cancelamento de Silent Hills foi um dos golpes mais duros que a comunidade gamer já levou em décadas. Mas nem tudo está perdido: um grupo de fãs decidiu continuar o legado deixado pela demos de Hideo Kojima e decidiu criar seu próprio game aos moldes de P.T. Alisson Road tem uma casa medonha, puzzles a serem resolvidos , um enredo minimalista e um loop perturbador. Apesar de ter começado como um projeto do Kickstarter os produtores conseguiram o financiamento, então pode ter certeza que a Lilith não vai cometer o mesmo erro da Konami.
Enter the Gungeon
Plataformas: PC, PS4 | Editora: Devolver Digital
Este dungeon crawler é o mais visceral que você pode conhecer: o objetivo é explorar labirintos e masmorras altamente bélicas. Sim, os corredores estão armados até os dentes com armas de fogo, explosivos, armadilhas e inimigos numerosos. Para sobreviver, o jogador também tem a seu dispor um arsenal incrível, fazendo com que a passagem pelos ambientes seja marcado por muita morte e destruição. O jogo tem um aspecto trazido dos 16 bits e a chuva de tiros e explosões parecem inspiradas pelos clássicos shmups. Este crawler deveria ter sido lançado em 2015, mas a produtora decidiu atrasá-lo para otimizá-lo ao máximo.
Cuphead
Plataformas: PC, XO | Editora: Microsoft
À primeira vista, Cuphead parece um daqueles desenhos toscos da década de 30, mas basta uma olhada mais atenta para constatar que o jogo não tem nada de arcaico. Na verdade este jogo é uma conquista tecnológica da nova geração, pois ele não apenas realiza o sonho de um desenho jogável, como também o faz com honrarias: centenas de coisas ocorrem na tela ao mesmo tempo e os inimigos movem-se de maneira tão natural quanto se estivesse vivos. A trama gira em torno de Cuphead, uma criatura que deve derrotar inúmeros chefões para pagar uma dívida com o diabo. Já é cotado como o indie mais aguardado do Xbox.
No Man’s Sky
Plataformas: PC, PS4| Editora: Hello Games
Jogos de mundo aberto ficarão arcaicos depois que No Man’s Sky for lançado, pois o jogo da Hello Games disponibiliza nada menos que um universo inteiro para o jogador explorar. De acordo com a desenvolvedora, o game pode contar com mais de 18 quintilhões de planetas, cada um deles com seu próprio ecossistema e formas de vida. Os momentos de ação estarão garantidos durante as batalhas contra criaturas hostis ou nos combates espaciais à lá Star Wars. O objetivo é chegar até o centro da galáxia, mas isto deve tomar cerca de 40-100 horas, se o jogador não entrar em missões paralelas. Adeus vida social!?
O jogo é um action RPG com aspectos da geração 8-16 bits, com fortes influências de Zelda e Diablo. Este viés possibilitou que o jogo fosse financiado rapidamente através do Kickstarter e ultrapassasse em mais de 20 vezes o valor solicitado pelos produtores. O jogo acompanha a aventura de Drifter, um jovem que explora um mundo de fantasia para livrar o mundo de uma ameaça perigosíssima. O roteiro é bem datado, mas a releitura da jornada do herói é enaltecida graças ao visual da era 16 bits. Na verdade a produtora Heart Machine criou o jogo idealizando como seria um jogo ideal do Super Nintendo.
Abaixo tem o trailer do indie Hyper Light Drifter: