World of Warcraft completa 10 anos como um ícone da cultura pop

World of Warcraft

No próximo domingo (23), uma das franquias mais populares do mundo completa dez anos de existência. World of Warcraft da Blizzard chega a dez anos de existência como um ícone pop e um dos games mais jogados no mundo com mais de 7 milhões de jogadores registrados.

A Blizzard comemora a ocasião com o recente lançamento da quinta expansão do título (Lords of Draenor). A nova expansão foi celebrada na Time Square, New York na forma de um monumento em formato de machado (uma das armas clássicas da franquia) para promover o lançamento da quinta expansão. Além disso, vale lembrar que a Blizzard finaliza a produção do filme oficial a ser lançado em 2016 com parceria com a Legendary Pictures.

Para ter ideia da popularidade do game, a Blizzard fez questão de listar algumas das conquistas de sua franquia mais valiosa:

  • Mais de 100 milhões de pessoas já jogaram World of Warcraft (mais do que a soma da população de Chile, Argentina e Colômbia);
  • O game é jogado em cerca de 240 países e territórios do mundo;
  • Possui a segunda maior Wiki do mundo, Com mais de 100,000 páginas de conteúdo, atrás apenas da Wikipédia original;
  • Entre seus jogadores, há um seleto grupo de celebridades que passam horas desbravando o mundo de WoW, como Vin Diesel & Paul Walker, Henry Cavill, Mila Kunis, Jaden Smith e os filhos de Angelina Jolie;
  • É uma das franquias dos jogos eletrônicos mais homenageadas de todos os tempos, como exemplos temos o “We Are The World Of Warcraft” no Late Night with Jimmy Fallon, o episódio The Zarnecki Incursion em Big Bang Theory, o episódio Make Love, Not Warcraft em South Park (vencedor do Emmy Award), o mítico episódio Marge Gamer nos Simpsons, o especial World of Animecraft da Turma da Mônica, entre outros;
  • Teve seu universo expandido em livros que se tornaram Best Sellers, inclusive no Brasil;
  • É um dos poucos games que inspiraram trabalhos de economia como os artigos “Can ‘World of Warcraft’ game skills help land a job?” do Wall Street Journal; o “Everything I needed to know about business I learned from World of Warcraft”, da Forbes; “Why World of Warcraft is good for you” do periódico The Economist; “Why IBM hires World of Warcraft gamers” da Enviable Workplace etc.

E como não falar do impacto social do game através dessa década. Há de tudo um pouco: casais que se conheceram jogando o game, deficientes que encontram em World of Warcraft uma forma de fazer amizades e conhecer outras pessoas, profissionais contratados pela Blizzard devido aos seus conhecimentos no jogo, pesquisadores que estudam o fenômeno World of Warcraft do ponto de vista acadêmico, pais que batizaram seus filhos com nomes de personagens do jogo e até fãs que largaram seus empregos para viver da renda oferecida por sites que criaram homenageando o game. Warcraft é um monstro da indústria!

Confira um vídeo de World of Warcraft

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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