WIBR Summit 2025 promove encontro inédito entre esportes e games para fortalecer a presença feminina no cenário competitivo

No dia 21 de maio, acontece em São Paulo a segunda edição do WIBR Summit, evento que se propõe a aproximar os universos dos esportes tradicionais e dos jogos eletrônicos sob uma perspectiva inédita: a valorização do protagonismo feminino em ambientes historicamente dominados por homens. A iniciativa, promovida pela WIBR — braço do MIBR voltado ao empoderamento feminino nos games — será realizada no Learning Village e contará com 100 convidados presenciais, além de transmissão ao vivo pelos canais da WIBR.

O encontro busca promover o intercâmbio entre gerações de mulheres que atuam nas áreas de gestão esportiva, comunicação, produção de conteúdo e transformação social, reforçando a ideia de que as trajetórias femininas no competitivo vão além das quadras e das telas. A proposta é cruzar experiências e estratégias, aproveitando a maturidade do esporte tradicional para impulsionar a presença das mulheres nos esports.

“O WIBR Summit tem o objetivo de cada vez mais enaltecer as figuras femininas presentes no mercado. A edição de 2024 foi um sucesso ao apresentar grandes referências dos games e esports, que compartilharam suas vivências no mercado.” citou Roberta Coelho, CEO do MIBR. “Este ano vamos além ao trazer representantes dos esportes tradicionais com a proposta de criar uma conexão entre esses dois universos para aprender e compartilhar experiências”.

A programação inclui três painéis principais. Um deles, intitulado Além do jogo, discute os bastidores da competição com foco em quem mantém a engrenagem funcionando. Já O esporte em um mundo ultra conectado aborda o papel das redes sociais na construção de imagem e os desafios da superexposição. Por fim, Parei de competir. E agora? trata das reinvenções profissionais após o fim da carreira competitiva, com a participação de ex-atletas que hoje ocupam cargos de gestão ou atuam como mentoras.

Dados recentes apontam avanços importantes na visibilidade feminina: segundo o estudo Women and Sports 2025, 57% do público afirmou ter assistido mais competições femininas em 2024 do que dois anos antes. Já nos esports, foram mais de 21 milhões de horas assistidas de conteúdo feminino no ano passado, com destaque para a América do Sul.

A marca Natura, parceira do evento pelo segundo ano consecutivo, reforça seu compromisso com a diversidade ao apoiar o Summit e patrocinar o time inclusivo de Valorant do MIBR. Para Julia Ceschin, responsável pelo marketing estratégico da Natura, “impulsionar espaços de troca e inspiração é essencial para promover mudanças reais”.

A programação completa será divulgada nos canais oficiais da WIBR. O evento será transmitido ao vivo a partir das 17h30, no canal do YouTube da organização.

Serviço: WIBR Summit 2025
Dia: 21/05
Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da WIBR
Horário: à partir das 17h30

Especialistas discutem papel da Psicologia esportiva no universo dos e-Sports em evento na PUC-SP

Na próxima terça-feira, 6 de maio, o campus Monte Alegre da PUC-SP, em Perdizes, será palco de um debate sobre os impactos da psicologia esportiva no universo competitivo dos jogos eletrônicos. O evento “Psicologia do Esporte nos e-Sports” acontece das 19h às 21h30 e reunirá especialistas da área para discutir estratégias de fortalecimento emocional, concentração e bem-estar mental de atletas de e-Sports.

A iniciativa é voltada tanto a psicólogos que buscam atuar com atletas digitais quanto a interessados no cenário profissional dos esportes eletrônicos, cada vez mais presente no Brasil e no mundo. A proposta é abordar como práticas psicológicas vêm sendo incorporadas por organizações de e-Sports para aprimorar o desempenho de jogadores e equipes.

Entre as palestrantes confirmadas estão Julia Grannier, psicóloga clínica especializada em neurociência e esporte, com experiência no atendimento de atletas e técnicos de diversas modalidades; Natalia Zakalski, psicóloga do esporte com atuação nos times Team Liquid e MIBR, que também pesquisa questões de gênero nos eSports; e Ivelise Fortim, doutora em Psicologia Clínica, especialista em jogos digitais e docente da PUC-SP.

Durante o evento, as palestrantes estarão autografando o livro Psicologia dos Esportes Eletrônicos: Teoria e Prática, publicado pela Editora Senac. A obra reúne experiências profissionais e fundamentos teóricos desenvolvidos a partir das atividades do curso de extensão homônimo da universidade.

A programação também apresentará os cursos “Psicologia do Esporte nos e-Sports” (especialização) e “Psicologia e Carreira em e-Sports” (extensão), voltados à formação interdisciplinar que conecta psicologia, fisiologia, neurociência e o universo esportivo digital.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da PUC-SP. O evento será realizado presencialmente no Auditório 333, localizado no 3º andar do prédio da Rua Ministro Godoi, 969.

BGS 2024: Os jogos de luta estão bombando no evento

A ação está rolando solta na Brasil Game Show 2024, com diversos jogos de luta disponíveis para testes. Entre eles, alguns já lançados, como Guilty Gear: Strive, mas o destaque fica para a versão de Nintendo Switch, que será lançada em janeiro de 2025.

Os demais jogos em destaque são:

Fatal Fury: City of the Wolves

A aguardada sequência de Garou: Mark of the Wolves está disponível para testes, com oito estações e cerca de cinco personagens jogáveis.

O estande é todo tematizado, dedicado exclusivamente ao jogo, enquanto os outros desta lista estão no estande da Arc System Works. Com conteúdo suficiente para testar, o jogo já está criando grande expectativa como o principal lançamento da SNK em 2025. Quem experimentar ainda leva um brinde, uma cartela de adesivos bem bacana.

 

Hunter x Hunter: Nan Impact

O mangá e anime de Hunter x Hunter, do mesmo criador de Yu Yu Hakusho, vai ganhar um jogo que foi adiado para melhorar a qualidade e incluir o rollback netcode, essencial para partidas online.

Na BGS, você pode testá-lo e conferir o que está por vir. Visualmente, o jogo está dentro do esperado, mas com uma equipe de desenvolvimento respeitada por títulos como Marvel vs Capcom 3 e Tatsunoko vs Capcom, a expectativa está alta.

 

Double Dragon: Revive

O clássico beat ‘em up está de volta, agora desenvolvido pela Arc System Works, com novas mecânicas e gráficos 3D.

O jogo está disponível para testes e promete agradar tanto os nostálgicos quanto os novos jogadores.

 

Guilty Gear: Strive

A versão para Nintendo Switch está disponível para teste, mostrando o que esperar em termos de visuais e desempenho. Essa versão inclui muito conteúdo além do jogo base, com 28 personagens já lançados, sendo um pacote que valerá a pena para os fãs.

 

Texto por: Victor Candido