Medo do Escuro: game brasileiro de plataforma retrata as sensações da nictofobia (medo de escuro)

Medo do Escuro

Hoje nosso destaque é um jogo desenvolvido e apresentado como trabalho final de mestrado no curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trata-se de “Medo do Escuro”, criado pelo desenvolvedor José Carlos Buesso Junior, sob orientação do Prof. Dr. David de Oliveira Lemes, que você deve conhecer de um certo blog de games independentes 😉.

Em poucas palavras, o game busca de forma imersiva explorar o pavor da escuridão (nictofobia) do qual sofrem muitas crianças e adultos. A ideia é mostrar situações imaginadas por quem sofre dessa fobia, como, por exemplo, o medo do desconhecido, de ser atacado por “bicho papão”, por fantasmas ou monstros. Para isso, o título bebe de inspirações vindas de filmes e jogos de terror, como Limbo, Inside e Little Nightmares.

Em Medo do Escuro você acompanha Bianca, uma menina de 6 anos que precisa explorar uma casa mal-assombrada em uma jornada para resgatar sua coelhinha de pelúcia chamada Apep. O problema é que a casa é mal iluminada e a pequena Bianca sofre de nictofobia. Assim, ela deve superar seus medos para resgatar sua companheira.

Medo do Escuro possui uma mecânica baseada em plataforma 2D de Ação/Aventura, com estética sombria. Ao longo do caminho você deve explorar plataformas, passagens secretas, resolver puzzles e enfrentar monstros de sombra e fantasmas com sua lanterna. O estilo de arte privilegia as cores e as personagens, que possuem arte em cartoon, o que deve agradar os jogadores mais jovens.

O demo jogo Medo do Escuro está disponível em duas versões, Android e Web/Navegadores (Unity WebGL). Também há um vídeo promocional com o gameplay do jogo.

Abaixo você confere o vídeo com a Gameplay do jogo:

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário