Grupo de professores, pesquisadores e profissionais da área de games publicam carta aberta a comunidade sobre a relação Jogos digitais e violência

Na última terça-feira (18), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cometeu um deslize ao associar os jogos eletrônicos a episódios violentos envolvendo jovens. Motivados pela fala do político, um grupo de pesquisadores, professores, coordenadores de curso e desenvolvedores de jogos digitais no Brasil divulgaram uma carta aberta para desmistificar a crença popular de que jogos digitais são responsáveis por comportamentos violentos. Ao contrário, a carta enfatiza que jogos digitais podem trazer benefícios à sociedade, inclusive sendo utilizados como mediadores de ensino e aprendizagem.

O objetivo da carta é destacar que agências de fomento estaduais e federais têm investido em projetos de jogos digitais voltados para a educação, com resultados positivos comprovados por pesquisas acadêmicas. O grupo que assina o documento ainda enfatiza que os jogos digitais podem ser espaços para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

Segundo a carta, pesquisas realizadas no Brasil e no exterior mostram que jogos digitais podem ser aplicados em diversos contextos educacionais, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, e em disciplinas como Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa.

Os autores da carta pedem que a sociedade brasileira apoie o desenvolvimento de jogos digitais educativos e reconheça o potencial desses jogos como ferramentas de transformação social. Em resumo, a carta aberta é uma resposta ao equivocado senso comum que associa jogos digitais a comportamentos violentos e reforça a importância dos jogos digitais como produtos culturais relevantes e mediadores de ensino e aprendizagem.

Dito isto, vocês podem conferir a carta na íntegra clicando no link abaixo:

CARTA ABERTA

 

Edit: O grupo permanece aberto para receber assinaturas nesta carta. Toda a comunidade é bem vinda e pode contribuir para deixar claro que somos uma comunidade aberta ao diálogo e que preza pela paz e a educação. Caso queira assinar, por favor envie seu nome completo e qualificação para o e-mail [email protected]. ainda de acordo com o grupo de professores, conforme forem recebidas novas assinaturas, a carta será atualizada e estará disponível sempre pelo mesmo link. Pede-se que entenda que esse não é um processo automático.
Para ter uma ideia sobre a qualificação, veja na versão atual da carta como os demais colegas assinaram:

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário