Conheça “Venba”, jogo de narrativa imersiva que se passa em uma cozinha

Nosso destaque do dia é para o jogo de narração imersiva Venba,  um jogo que coloca o jogador no comando de uma cozinha, em que o foco não é cozinhar, mas sim a história dos personagens. O título desenvolvido pela Visa Games foi lançado em 31 de julho de 2023 para o Nintendo Switch, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S, estando disponível no Game Pass até a data desta publicação.

Sendo um jogo narrativo, o foco aqui não são exatamente suas mecânicas ou desafios, mas sim a contação de história, que utiliza animações com design de personagens, cores e direção de arte focados em uma ambientação indiana.

A trama gira em torno de Venba, a mulher que dá nome ao jogo. Trata-se de uma imigrante que deixa a Índia para morar no Canadá ao lado de seu marido. Logo, ela descobre que está grávida, e sua vida passa a ter como foco seu filho, Kavan.

Cada detalhe da história pode ser considerado um spoiler, uma vez que o jogo é curtíssimo, mas saiba que sua trama aborda temas como conflitos culturais, família e identidade. O jogo consiste em sete capítulos e pode ser concluído em menos de 1 hora de jogo. Cada capítulo apresenta textos, animações e a preparação de uma receita no final. A mãe de Venba deixou para ela um livro de receitas no qual cada prato remete a um momento único em sua vida. Assim, o jogador prepara um desses pratos, sendo essa a “jogabilidade” do jogo, manusear ingredientes e cozinhá-los.

 

Uma boa história precisa de um excelente trabalho de som.

Um dos destaques de Venba, sem dúvida alguma, é o seu trabalho de som. Há um cuidado notável em retratar os sons ao cozinhar, e cada ingrediente possui uma captação sonora única. Como um jogo não consegue transmitir cheiros, talvez essa seja a melhor experiência que o jogador terá ao imaginar estar cozinhando cada um dos elementos. Desde o som de tampas de panela até os sons de algo fritando, como alho, cebolas, chili e outros temperos, todo o cuidado em retratar esses objetos no balcão de cozinha é uma delícia, e você se sente confortável jogando nesses momentos, muito por conta desse excelente trabalho, combinado com algo verdadeiramente único dentro deste jogo: a trilha sonora. Venba possui músicas próprias, e em cada momento de culinária, a personagem liga seu radinho e toca uma música para aquela situação. A trilha sonora de Venba conta com excelentes músicas.

A importância dessa história:

Venba é um jogo simples, mas ele quer nos contar algo; seu texto retrata diversos temas, sendo o que mais me impactou esse lance de identidade. Buscar sua cultura e se identificar com ela, querer pertencer a ela. A personagem foi obrigada a sair da Índia para tentar uma vida melhor, e ao longo da trama, essa situação vai corroendo a personagem, que entra em conflito com a vontade de seu filho. Kavan quer viver o estilo de vida canadense e abandonar suas raízes, mas ao longo do jogo, existe a percepção da importância de ter dentro de nós um pouco do lugar de onde viemos.

Não é exatamente um excelente jogo, mas é uma forma bastante única de contar uma história e nos comover com essa linguagem de quebra, ainda conhecemos um pouco da culinária indiana e excelentes músicas.

 

Texto: Victor Candido

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário