Relatório aponta que América Latina é a que menos vê investimento em publicidade nos jogos eletrônicos

2024

“Falta investimento em jogos eletrônicos”. Você certamente já ouviu essa frase em algum lugar, porém ainda não havia base científica para essa afirmação, até agora. Pois bem, a Liftoff, plataforma líder em aceleração de crescimento para a indústria mobile, lançou o Relatório de Aplicativos de Jogos Casuais, analisando o desempenho de anúncios deste segmento ao redor do mundo. Ao observar o panorama global, o relatório aponta, entre outras tendências, que os games mobile aumentaram sua participação no mercado de jogos, representando mais de 60% da indústria. Outro dado é que a região é que menos vê investimentos em publicidade de jogos.

Para mostrar mais a fundo as tendências de comportamento e perfil dos jogadores, o levantamento parte das análises que envolvem não somente o comportamento do jogador, como também os custos para aquisição dos usuários. Por meio dos dados da Liftoff, as empresas desenvolvedoras de aplicativos de jogos e seus profissionais de marketing podem avaliar quais são os investimentos ideais a serem feitos para conquistarem os jogadores com suas campanhas de publicidade dentro de apps.

“Os anúncios são o primeiro ponto de contato de muitos usuários mobile com os jogos, sendo um dos principais fatores de crescimento desses aplicativos. Assim, é importante que os criativos estejam gerando conexão com os potenciais jogadores e atraindo seu público-alvo para gerar instalações”, explica Renata Altemari, Leading Director da Liftoff na América Latina.

Os dados mostram que as empresas gastam mais ao anunciar para o público que gosta de jogos no formato “Estilo de vida”, ou seja, incluem histórias interativas, customização de casas e vestuário de personagens. Nesta categoria, os anunciantes pagam US$ 1,40 aos publishers a cada usuário adquirido nos anúncios veiculados em outros apps.

Enquanto os jogos no estilo “Quebra-cabeça”, que se destaca por ser um gênero mais abrangente ao envolver desde enigmas e objetos escondidos ao famoso “Paciência”, custam em média US$ 1,12. No outro extremo, os jogos de “Simulação”, que envolvem criação de cenários e cidades, economizam mais ao investirem apenas US$ 0,91 no custo de instalação (CPI).

Para além destas categorias de jogos, a diferença no investimento para as empresas anunciantes também se reflete em cada região do mundo, com a média global de US$ 1,10. O relatório revela que a América Latina é a mais econômica para atingir, com uma média de preço de US$ 0,66 por usuário, enquanto aqueles que estão na região da América do Norte custam quase cinco vezes mais, com US$ 3,32.

Já quando se trata em criar uma publicidade que seja tão atraente a ponto de fazer o usuário assistir até o fim, os jogos de Quebra-cabeça lideram o ranking, com 97% de taxa de conclusão. Para atingir esse resultado, os profissionais de marketing costumam elaborar criativos em vídeo que premiam o jogador com uma recompensa ao final do anúncio.

Mais detalhes e para baixar o relatório completo da Liftoff, clique aqui.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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