A mais completa linha do tempo dos games que conhecemos

Talvez a videogame timeline seja a linha do tempo dos games mais completa dos jogos eletrônicos que já encontramos pela web.

A linha vai desde 1791, com o nascimento do matemático Charles Babbage, que originou o conceito de computadores programáveis, até os lançamentos de 2010. O interessante da linha é que ela relaciona eventos importantes que contribuíram para os jogos eletrônicos, não apenas as datas que tem relação direta ao mercado. Sendo assim, é boa base de pesquisa para qualquer entusiasta na história dos videogames.

A navegação, realizada pelo mouse ou pelo teclado na linha do tempo dos games, também é um show a parte. Você pode filtrar os eventos de acordo com as classificações “pessoas”, “tecnologia”, “negócios”, “console”, “acessórios”, “game”, “cultural” e outros. Uma busca permite procurar eventos relacionados a qualquer termo que você quiser.

Mesmo para quem não entende inglês, é um belo recurso. Vale a pena testar.

:: Acesse a “Videogame Timeline” agora

Novidades de próximos lançamentos e cancelamento da Xbox Live original

Você está se perguntando o que mais será que vai ser lançado nos próximos meses para os videogames? Então vai gostar de saber alguns dos títulos em que os principais estúdios estão trabalhando.

A Ubisoft Paris anunciou agora que está desenvolvendo um novo episódio para a franquia Ghost Recon. O game Ghost Recon: Future Soldier trará modo individual e multiplayer e entrará em beta teste entre junho e julho de 2010. Os jogadores que comprarem Splinter Cell Conviction para Xbox 360 terão direito a participar do beta teste de Future Soldier, que também deve ser lançado ainda em 2010.

A Electronic Arts também divulgou alguns dos títulos que chegarão ao mercado em 2010. Entre julho e setembro estarão nas prateleiras Fifa 11, Fifa Online, NHL 11, NFL 11 e Medal of Honor. Também é esperada a versão de Sims 3 para consoles, um novo Harry Potter e um novo Need for Speed. Para o trimestre seguinte estão previstos os títulos EA Sports Active, para múltiplas plataformas; NBA Live 11, NBA Jam e EA Sports MMA.

A EA também já avisou que o primeiro trimestre de 2011 será marcado pelo lançamento de um novo The Sims e um novo game para a franquia Spore, o que deve agradar os jogadores de duas das maiores franquias de simuladores da companhia.

A LucasArts e a TT Games anunciaram ontem que um novo Lego Star Wars está em produção, desta vez baseado na animação Clone Wars. Batizado de Lego Star Wars III: Clone Wars, o game está sendo desenvolvido pela mesma equipe do game original, e será lançado em 2010 para as plataformas Wii, DS, PS3, PSP, PC Windows e Xbox 360.

Shigeru Miyamoto, nome por trás de alguns dos principais sucessos da Nintendo, comentou durante um festival japonês que está trabalhando em um novo projeto que se utiliza das capacidades do periférico MotionPlus, para Wii, bem como um novo hardware ainda não anunciado oficialmente.

Como se isso tudo não bastasse, parece que L.A. Noire vai ser lançado agora em setembro. A novidade da Rockstar Games terá como palco uma Los Angeles no fim da década de 40 e desafia os jogadores a solucionar uma série de assassinatos em um clima totalmente noir. L.A. Noire, que seria exclusivo para PS3, será lançado também para Xbox 360.

Ainda no que diz respeito a títulos e novidades, a Microsoft avisou que em 15 de abril cessará o serviço Xbox Live para jogos e consoles da primeira geração de seus aparelhos. Os antigos usuários impactados já estão sendo contatados por email a respeito das mudanças.

Opiniões divergem quanto às inovações que o Project Natal trará

O Project Natal, prometido pela Microsoft para este ano, parece ter agradado bastante os desenvolvedores. Peter Molyneux, chefão da Lionhead, comentou que o acessório pensado para a plataforma Xbox pode se tornar tão importante para a tecnologia doméstica quanto o mouse.

Molyneux defende que a tecnologia poderá ser utilizada para coisas que sequer são imaginadas hoje. A empolgação do executivo com o próximo periférico da Microsoft não é novidade: recentemente o executivo declarou que 2010 poderia se tornar o maior ano dos games, graças ao lançamento.

No fim de janeiro, Rob Cooper, executivo da Ubisoft, também se mostrou empolgado com a novidade. O estúdio francês teria dez games já em desenvolvimento para o acessório. De acordo com a visão de Cooper, a novidade pode significar uma mudança de paradigma e trazer ainda mais gamers para o mercado.

Mesmo com as declarações positivas, o ceticismo prevalece entre outros. Uma fonte ligada à Nintendo explicou que a tecnologia foi mostrada para Satoru Iwata em fase de protótipo ainda em 2007, mas foi dispensada uma vez que a empresa não poderia vender o equipamento por um preço compatível com sua política.

A mesma fonte declarou que não está convencida com tanta inovação, não ao menos pelo preço que a Microsoft pretende trazer o aparelho, algo possivelmente em torno de £ 50 (ou R$ 140, no exterior), conforme noticiamos no mês passado.

Seja como for, saberemos ainda em 2010, visto que o aparelho está prometido para o período do Natal deste ano. É fato, porém, que a criação, assim como o reconhecimento de movimentos proposto pela Nintendo com o lançamento do Wii, inspirará tecnologias semelhantes e, quem sabe, ainda mais avançadas.

A Trendy Entertainment foi outra empresa a anunciar uma tecnologia semelhante de reconhecimento de movimentos para computadores. A VisionPlay, que chega ao mercado ainda em 2010, utilizará a webcam de um computador para capturar movimentos e traduzí-los para um jogo de tênis.

E você, leitor? Acha que a tecnologia da Microsoft está sendo superestimada ou realmente pode mudar o mercado?