StarCraft II chega ao mercado em fim de julho

A Blizzard atualizou o site de StarCraft II com algumas informações e agora o mundo já sabe a data em que o game chega ao mercado: dia 27 de julho de 2010.

O jogo de estratégia em tempo real para Windows é aguardado há mais de dez anos, desde que seu antecessor foi lançado, em 1998. O game estará disponível inicialmente no mercado dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, México, Cingapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Taiwan, Hong Kong e Macau.

Notou que Brasil (e a América do Sul toda) está fora da lista? É, por enquanto não temos informação de quando o jogo estará por aqui. Mas a Blizzard Entertainment também deve começar a vender o game em seu site pouco depois do lançamento então, com sorte, talvez consigamos cópias oficiais por aqui em breve.

StarCraft II trará, mais uma vez, a batalha entre os Protoss, Terrans e Zergs, quatro anos após os acontecimentos de StarCraft: Brood War. Só que desta vez será focado mais nos Terrans, com duas expansões previstas, Heart of the Swarm e Legacy of the Void focadas nas raças Zerg e Protoss.

A campanha individual trará 29 missões, mas o game trará também um modo multiplayer.

[Via VideoGamer]

Electronic Arts anuncia outros games online que terão servidores fechados

A partir de março e abril, a Electronic Arts planeja fechar os servidores para partidas online de nove games para diversas plataformas, tanto de consoles como computadores.

Os fechamentos acontecerão em duas levas, uma em 16 de março de 2010 e outra em 15 de abril de 2010, sendo que a maioria dos fechamentos acontecerá logo no próximo mês.

Embora afirme ser uma decisão difícil, a EA explica que estes games representam menos de 0,3% da presença online de jogadores em todos os seus títulos online.

Segue a lista dos games que terão seus servidores online oficialmente fechados:

16 de março

Def Jam (PS3, Xbox 360)
Godfather (PS3, Xbox 360)
Lord of the Rings: Conquest (PC, PS3, Xbox 360)
Mercenaries 2: World in Flames (PC)
Need for Speed: Carbon (PSP)
Need for Speed: ProStreet (PSP)
Simpsons (PS3, Xbox 360)

15 de abril

Burnout 3: Takedown (PS2)
Army of Two (PS3, apenas na Ásia)

O cancelamento da Xbox Live para a primeira geração de videogames da Microsoft, que acontecerá no dia 15 de abril, também colocará uma pá de cal sobre os games Battlefield 2: Modern Combat, Burnout 3: Takedown e Madden NFL 09, todos para Xbox.

Mesmo que os games representem apenas 0,3% da presença online de seus jogadores, resta a questão: é certo cancelar games lançados há tão pouco tempo, como Mercenaries 2, que chegou ao mercado em Agosto de 2008 ou Lord of the Rings Conquest, que começou a ser vendido em janeiro de 2009?

[Via CVG]

Problemas começam a ser encontrados em nova DRM da Ubisoft

A proteção DRM da Ubisoft, anunciada no fim de janeiro, começou a ser duramente criticada depois de alguns testes realizados pela revista especializada PC Gamer.

O sistema exige que o usuário esteja online para se autenticar e poder jogar o game que comprou, o que segundo a Ubisoft seria compensado pela possibilidade de instalar o game em qualquer outro computador e também de armazenar seus savegames em um servidor para continuar a partir de onde parou em qualquer lugar.

Só que pelo que parece, as coisas não estão funcionando muito bem. De acordo com testes conduzidos com os próximos lançamentos Assassin’s Creed 2 e Settlers VII a DRM será irritante como muitas outras. O primeiro problema é que em caso de eventual problema na conexão, como desconexão acidental ou falha na transferência de dados, o jogo é reiniciado para a tela de menu, sem que o progresso atual seja salvo.

Estes erros não se limitam a problemas em sua conexão. Um engasgo em um dos servidores de game da Ubisoft e pronto, queda para todos os jogadores conectados e reinício de seus games até o último jogo salvo. Agora, imagine o transtorno que não seria se a empresa resolvesse fazer uma manutenção de alguns dias no servidor. Todos os jogadores precisariam esperar para jogar? Parece que sim.

Será que este tipo de proteção contra pirataria vai vingar? Qual a sua opinião, leitor?