Caminhos para a Cidadania – Novo jogo gratuito do Instituto CCR ensina crianças sobre cuidados no trânsito

Caminhos para a Cidadania

Responsabilidade no trânsito não é exclusiva dos motoristas, mas também dos pedestres a fim de evitar acidentes. Foi pensando nas crianças que o Instituto CCR criou o jogo gratuito Caminhos para a Cidadania, um título educativo que visa mostrar às crianças cuidados necessários no trânsito e atitudes de um bom cidadão. É a primeira vez que o Responsa, mascote oficial de campanhas de segurança no trânsito do Grupo CCR, vai ao mundo virtual para se unir ao Lucas e à Luiza, personagens do Caminhos para a Cidadania, e combater as Más Ideias.

Basicamente, Caminhos para a Cidadania é um platformer bem simples de jogar: basta clicar nas setas do teclado para avançar. O macete é que ao longo da caminhada o jogador se depara com algumas situações e deve tomar decisões para prosseguir sem sofrer danos, por exemplo, apenas andar no sinal verde do trânsito ou respeitar as placas referentes a acessibilidade. Há ainda momentos que aludem ao uso indevido do smartphone, veículos sem segurança, preguiça, sono, direção perigosa e união de bebida alcoólica e direção.

A ideia é mostrar às crianças as principais causas de acidentes de maneira lúdica e divertida. Caminhos para a Cidadania conta com gráficos bem coloridos e uma jogabilidade bem simples, de modo a tornar o título atrativo para as crianças.

A ação faz parte de uma das atividades do programa Caminhos para a Cidadania que são abertas para todos que tiverem interesse em proporcionar às crianças o ensino da cidadania de forma divertida. Para aprender brincando, é só clicar neste link e iniciar o “Jogo do Trânsito – Nível 3”. O game é gratuito e livre para todas as idades.

ação Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos dos 4º e 5º anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos, mas, devido a pandemia, o cronograma sofreu alterações. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral.

Abaixo você pode ver um vídeo institucional do Caminhos para a Cidadania:

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário