Como escolher a cadeira gamer certa para sua necessidade

Cadeira Gamer

Já sentiu dores nas costas ou nos ombros após passar algumas horas em frente à TV ou monitor jogando videogame? Pois saiba que esse desconforto pode estar diretamente relacionado à posição que você fica durante a jogatina. As grandes empresas já sabem a importância de orientar os colaboradores sobre os cuidados com a ergonomia, bem como o conforto para mantê-los saudáveis. Porém, quando o assunto é videogame , muitas vezes essa preocupação é deixada de lado. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre cadeiras gamer, aquelas belezinhas que fazem muito mais do que apenas tornar seu cantinho mais descolado, mas sim cuidam de sua postura e do seu bem estar.

As cadeiras gamer se diferenciam, a princípio, por seu visual moderno e curvas sinuosas, mas, não é só isso que você precisa prestar atenção. Existem várias nuances e detalhes que devemos observar para escolhermos uma opção que proporcione mais do que conforto ou que simplesmente combine com a mobília. Hoje vamos fazer um mini-tutorial de como escolher uma cadeira gamer ideal. Confira!

O que se atentar?

A característica mais marcante de uma cadeira gamer  são suas múltiplas regulagens, que servem para deixar o usuário mais confortável, sem deixar de lado a saúde. É consenso entre os profissionais de medicina que a má postura causa problemas sérios que podem acompanhar o indivíduo até a velhice, tais como dor nas costas, dor na região do pescoço, inflamação dos tendões, desequilíbrios musculares e fadiga, além de escoliose, hiperlordose e hipercifose. Uma cadeira com variados níveis de regulagem de altura, inclinação, regulagem dos braços e encosto de lombar colabora para que esses problemas não ocorram. Em outras palavras, quanto mais regulagens, melhor.

Níveis de regulagem:

Quando for escolher uma cadeira gamer, fique atento se ela oferece as seguintes regulagens:

Encosto – Dê preferência para cadeiras que ofereçam variados níveis de regulagens, tais como explicados no parágrafo anterior. Isso vale para ajuste de altura, inclinação e lombar. A ideia é manter a boa postura, mesmo que você fique num ângulo mais inclinado. Afinal, se você prefere jogar reclinado, todo o peso vai direto para sua coluna. Uma cadeira gamer reclinável com ajuste de lombar vai impedir que sua coluna seja sobrecarregada.

Assento – Um ponto que poucos se atentam é que o assento deve ser grande o bastante para comportar toda a sua coxa, pois é a garantia de mais conforto e estabilidade. Certifique-se de que a planta dos pés esteja totalmente apoiada no chão e os joelhos formem um ângulo de 90º. Se estiver obedecendo às diretrizes de ergonomia, a cadeira está ok.

Peso suportado – Um detalhe importante é o peso indicado. Há cadeiras que suportam até 100kg, enquanto há modelos que suportam até 200kg. Fique atento ao seu peso e nas possíveis pessoas que usarão sua cadeira, pois exceder a recomendação da fabricante pode prejudicar a durabilidade do material.

Suporte para o pescoço  – Nem todas as cadeiras contam com suporte de pescoço, porém é um extra interessante que já está disponível em alguns modelos. As cadeiras que contam com esse adicional costumam ser extremamente confortáveis. Ah! E a maioria desses suportes também é ajustável.

Encosto de braços – Os braços devem ser ajustáveis. Dessa forma é possível apoiá-los dando relaxamento à musculatura do pescoço e ombro. Cadeiras de escritório geralmente não possuem o encosto de braço, por isso é comum profissionais desenvolverem bursite e outros problemas crônicos.

Rodinhas – Pode parecer bobagem, mas as rodinhas garantem um conforto adicional imprescindível. Pois, com elas, você pode alocar sua cadeira para diferentes partes de sua sala de jogos, sem ter de arrastá-la por aí – ou pior, carregá-la nos braços. Uma vez que essas cadeiras são pesadas, não é nem um pouco aconselhável sair carregando-as por aí.

A questão preço:

Uma vez que há várias opções no mercado, o que não vai faltar são variações de preços. Antes de sair às compras é importante colocar na balança o quanto você pode gastar. Mas lembre-se que a cadeira deve possuir uma relação custo x benefício. De nada adianta pegar o modelo mais barato do mercado, se ele não tiver os níveis de regulagem que já explicamos. As cadeiras gamer que contam com níveis de ajustes para braços, costas etc, são mais caras. Contudo é possível encontrar cadeiras  que oferecem tudo isso, por preços camaradas. O material influencia diretamente no fator preço.

Material utilizado:

O material utilizado na confecção das cadeiras gamer é o principal encarecedor, uma vez que dão o parâmetro de durabilidade. Cadeiras com estrutura em metal são mais resistentes do que aquelas fabricadas em plástico sintético. O assento pode ser de couro ou couro sintético, tornando o material resistente a líquidos. Além disso, há variadas opções de espuma do assento, que influenciam no conforto e durabilidade do material. Muita gente imagina que cadeiras de metal são melhores que as de plástico, porém vale lembrar que elas são mais caras e, dependendo de onde o jogador esteja – área de maresia, por exemplo, podem não ser a melhor indicação.

Design:

Já falamos da questão ergonomia e resistência do material. Agora é a hora de falar em design. Quem possui um PC gamer costuma optar por visuais futuristas, robustos, repleto de luzes LED e curvas elegantes. Para esses, vale buscar modelos de cadeiras gamer que combinem com o equipamento. É possível encontrar opções com variadas cores e detalhes que tornam o visual mais apelativo. Há até modelos inspirados em personagens da cultura pop, como Batman e Superman, ou ainda personagens dos games, como o Kratos e o Master Chief.

Recursos extras:

Ok, então você já tem em mente que visual, ergonomia, preço e material são importantes, certo? Mas, e que tal uma opção mais futurista? Você pode encontrar assentos discretos, mais impessoais ou se preferir mostrar o quanto é descolado, há modelos que parecem ser tirados de uma aventura espacial, incluindo iluminação em RGB, alto-falantes, reclinação em 180º, com ventilação ou ainda modos de vibração. O céu é o limite se você não se importa em gastar alguns milhares de reais.

E então, já escolheu seu modelo favorito e ele atende todas as questões de ergonomia, conforto, preço e design? A dica é dar uma olhada na loja do KaBuM!. Por lá você encontra muitas opções que, certamente, tem tudo para te agradar. Encontre as melhores cadeira gamer para todos os bolsos e gostos. Vale a pena conferir.

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário