Secretaria Municipal de Educação de SP lança coleção de livros sobre jogos de tabuleiro

Coleção de jogos de tabuleiro

A cidade de São Paulo conta com pessoas interessadas em jogos analógicos! Prova disso é que a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), acaba de lançar nesta quinta-feira (10) a Coleção Jogos de Tabuleiro. A ação foi transmitida ao vivo na página do Facebook (facebook.com/EducaPrefSP) e marcou a comemoração dos 25 anos do Programa Jogos de Tabuleiros com a apresentação de materiais pedagógicos sobre Xadrez, Jogo da Onça, Mancala Awelé e GO.

No evento de lançamento da Coleção de Jogos de Tabuleiro os assessores que contribuíram na construção dos materiais estiveram presentes para falar sobre a prática dos jogos e suas concepções culturais. A ideia é que a coleção de livros do Programa seja distribuída às Unidades Educacionais em versão impressa, mas também estará disponível a todos uma versão digital para qualquer interessado ter acesso.

De acordo com a Secretaria, atualmente, 50 mil estudantes praticam pelo menos um tipo de jogo de tabuleiro nas mais de 300 unidades escolares com projetos registrados. Destes alunos, cerca de 20 mil participaram de algum dos festivais promovidos pela SME. A COCEU estima que cerca de 10 mil professores já concluíram curso de pelo menos um dos jogos que compõem o Programa Jogos de Tabuleiro. O xadrez foi o primeiro jogo de tabuleiros que surgiu nas escolas municipais de São Paulo como conteúdo pedagógico. O programa também promove a prática de jogos como: Jogo da Onça, Mancala Awelé e GO.

 

Participações

O evento de lançamento contou com convidados especiais e especialistas em jogos de tabuleiro, tais como: Fátima Brum, Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados (COCEU); Marcos Cezar, responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiros da Rede Municipal de Educação; Jefferson Pelikian, Mestre Internacional de Xadrez, foi técnico da Seleção brasileira infanto-juvenil entre 1998 e 2009; Liliane Pereira Braga, integrante do Núcleo Étnico-Racial da SME, estando na equipe que incluiu o Mancala Awelé no Programa Jogos de Tabuleiro; Marcele Garcia Guerra, mestre em Direito e Doutora em Antropologia Social, ambas pela Universidade de São Paulo, atua como formadora em cursos de História e Cultura Indígena na RME; e Felipe Herman Van Riemsdijk, campeão brasileiro de Go em 2016 e Presidente do Brasil Nippon Kiin (Associação Brasileira de Go) desde 2018.

 

Lançamento da Coleção Jogos de Tabuleiro

O evento foi totalmente online na última quinta-feira, porém se você quiser assistir, basta acessar a página do Facebook da EducaPrefSP.

 

Versão digital dos livros da Coleção Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro GO – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Jogo da Onça – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Mancala Awelé – Jogos de Tabuleiro

Acesse aqui o pdf do livro Xadrez -Jogos de Tabuleiro

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário