Produtores de jogos independentes ganham ainda mais espaço na BGS 2016

Ainda faltam muitos meses para o início da BGS 2016, porém os organizadores da feira já começaram os trabalhos para tornar o evento ainda melhor que o do ano passado. A boa notícia é que os produtores de jogos indie terão mais espaço dentro da BGS: agora serão 72 estandes (no ano anterior haviam 36). Tal número representa o dobro de estandes independentes da BGS anterior.

A BGS 2016 ocorrerá entre os dias 01 a 05 setembro no São Paulo Expo, de modo que o Expo Center Norte já não é mais a sede da BGS. De acordo com Marcelo Tavares, criador da feira, a mudança representa a vontade de tornar o evento mais agradável ao público. O Pavilhão Indie é destinado aos desenvolvedores que contam apenas com recursos próprios para transformarem suas ideias em projetos reais. Neste espaço já vimos projetos realmente interessantes, tais como The Cannon Man, Trabalho Livre e Eternity: The Last Unicorn.

“Como principal feira do setor é nosso papel fomentar o mercado nacional de desenvolvimento de jogos e apoiar iniciativas com grande potencial”, explica Marcelo Tavares, idealizador e CEO da BGS. Segundo ele, temos cada vez mais empresas produzindo jogos no Brasil, e produções de alto nível. “Os estúdios independentes brasileiros evoluíram bastante e muitos não deixam nada a desejar em relação aos estrangeiros. Na BGS, eles têm a oportunidade tanto de mostrar suas produções para o público gamer como para trocar experiências com outros indies e apresentar seu trabalho para a indústria, de modo geral”.

Ainda que o evento esteja longe de começar, a BGS 2016 já tem 54 dos 72 estandes indies reservados e em breve a área deve estar completa. Para maiores informações sobre reservas, basta acessar o site do evento. A venda de ingressos para a BGS 2016 já começou e o público pode comprar suas entradas com até 40% de desconto (na opção passaporte) até o dia 15 de fevereiro.

Serviço – BGS 2016

Quando: 01 a 05 de setembro (1º dia exclusivo para imprensa e business)
Onde: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo – SP
Horário: 13h às 21h
Ingressos (até 15/02/2016):
Individual (meia-entrada) – R$ 55 (ingresso para 1 dia de evento – 02, 03, 04 ou 05 de Setembro)
Passaporte (meia-entrada) – R$ 180 (acesso a todos os dias de evento abertos ao público – 02, 03, 04 e 05 de Setembro)
Premium – R$349 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo para imprensa e business – 01, 02, 03, 04, 05)

Prodata organiza encontro para discutir tecnologia de desenvolvimento mobile

Boa oportunidade  para adquiri novos conhecimentos sobre tecnologia de desenvolvimento de jogos e aplicativos mobile. A Prodata Gestão Estratégica de Goiânia, GO, irá sediar o 1º Meet Up de Ionic Framework. O evento ocorre neste sábado (30/01) e irá discutir as atuais tecnologias em desenvolvimento mobile. Uma das ideias centrais é mostrar que é possível desenvolver aplicativos mobile com tecnologia web.

O encontro é aberto ao público e gratuito, de modo que os organizadores esperam reunir desenvolvedores que buscam conhecimento e se atualizar acerca do que é tendência no mercado. Para participar, basta comparecer na Prodata a partir das 14 horas. A Prodata Gestão Estratégica é uma empresa de sistema de gestão que fornece soluções em software de gerenciamento. A companhia está ativa desde 1985.

O Ionic é um framework que permite criar aplicativos para dispositivos móveis com tecnologias web, o que torna o desenvolvimento mais barato e rápido. De acordo com o site da Prodata, as vagas para o encontro já estão esgotadas. O macete é que quem não conhece a plataforma de desenvolvimento híbrido entre PC e mobile vai conhecer uma ferramenta nova, e quem já conhece a tecnologia tem a oportunidade de trocar experiências sobre esse framework com outros desenvolvedores.

SERVIÇO: 1º Meet Up de Ionic Framework da Prodata

 

Data: 30/01/2016
Local: Prodata Gestão Estratégica (Sala de Treinamento) – Av. C. 104, s/n Quadra 232 Lote 01 – Jardim América (Goiânia/GO)
Horário: 14 horas

Cubstáculos é o primeiro jogo da Tumts Games

Cubstáculos é nome do jogo que acaba de ser lançado para mobile pela produtora indie Tumts Games. O game é bastante simples, porém com potencial de divertir seus jogadores por horas a fio. Trata-se de um título de plataforma 2D em que o jogador controla um personagem com formato de cubo e deve seguir em frente  desviando de variados obstáculos.

Para desviar, o jogador deve pular os obstáculos, ou seja, é tudo muito simples e intuitivo. A ação é realizada apenas tocando rapidamente na tela em qualquer área à frente do personagem. Para um salto mais alto, basta tocar e segurar a tela. Para reduzir a velocidade e auxiliar nos obstáculos mais difíceis basta dar um toque e manter pressionado em qualquer lugar da tela atrás do personagem.

Uma mecânica interessante é que enquanto a velocidade do personagem for reduzida não é possível realizar saltos. Outra ferramenta para ajudar na progressão é a habilidade de realizar salto duplo, de modo que é possível desviar de obstáculos maiores. Para realizar tal ação, basta um simples toque na tela enquanto estiver no ar. A impressão é que Cubstáculos é um projeto que busca a simpatia de jogadores mais jovens e que buscam desafios intensos.

Sobre Cubstáculos:

Há ainda cenários que mudam a física do personagem, como as fases subaquáticas em que os vários toques na tela mantém o personagem nadando. Assim como a jogabilidade, os gráficos do jogo são bastante simples e utilizam poucas cores. Cubstáculos é um projeto de conclusão de curso e está disponível para download gratuitamente através da Google Play. Este é o primeiro game da Tumts Games.