Alguns jogos ultrapassam as barreiras do que é apenas um jogo eletrônico, tornando-se verdadeiros fenômenos da cultura pop, sendo facilmente reconhecíveis mesmo entre quem não é lá tão chegado em videogames. Hoje vamos elencar seis franquias dos games que se tornaram verdadeiros fenômenos da cultura pop.
Halo
O Xbox é provavelmente o último grande lançamento de videogames do mundo, isso em 2001. Na época a Sony e a Nintendo já eram empresas estabelecidas enquanto que a Sega dava seu canto do cisne. Inegavelmente o sucesso do Xbox se deu graças a uma franquia: Halo. A franquia da Bungie vendeu mais de 81 milhões de jogos, contando os spin offs, alçando a franquia a uma das mais bem sucedidas da história e ícone da cultura pop.
Não obstante, o game transpôs o caminho dos games e foi expandido para o universo dos quadrinhos, livros, animes e até uma série live action. O grande segredo é que Halo sempre consegue boas notas da crítica e aclamação do público. E como não mencionar Master Chief, um dos personagens mais reconhecidos do mundo dos games.
Angry Birds
Parece bobagem a primeira vista, mas a verdade é que Angry Birds é de fato um fenômeno da cultura pop. Viciante e fácil de jogar, os pequenos pássaros raivosos transformaram a pequena Rovio em uma das forças mais proeminentes dos jogos móbile, tendo lançado quase 20 jogos relacionados aos Angry Birds. Outra prova do sucesso dos pássaros foram os crossovers com dois outros pesos pesados da indústria de massa: Star Wars e Transformers. Também é importante ressaltar a série de televisão americana que se tornou fenômeno e os dois filmes em animação que obtiveram bilheterias expressivas.
Minecraft
Você pode ter até torcido o nariz para Minecraft, mas em algum momento teve de dar o braço a torcer. O game é simplesmente o mais vendido de todos os tempos, deixando franquias como GTA ou Mario comendo poeira. Com mais de 238 milhões de cópias vendidas e onipresença em quase todas as plataformas atuais, o jogo da Mojang entraria facilmente no radar das gigantes do entretenimento eletrônico.
Em 2014 a Microsoft comprou a produtora por nada menos que US$ 2,5 bilhões. A franquia Minecraft conta com cerca de 140 milhões de jogadores mensalmente e inspirou uma série de quadrinhos, livros, brinquedos Lego, um jogo em modo campanha e até mesmo um evento próprio, o MineCon. Também é bom destacar que centenas de youtubers ganharam fama internacional transmitindo lives em canais dedicados a falar exclusivamente de Minecraft.
Tomb Raider
Hoje em dia a franquia Tomb Raider parece esquecida pelo grande público, mas a verdade é que a saga de Lara Croft se tornou um caso de sucesso tão grande que é até difícil mensurar o impacto cultural do game. O game surgiu em uma época que o Playstation não tinha um mascote para chamar de seu, ainda assim, Lara Croft se tornou tão ligada ao Playstation quanto Mario e Sonic era para seus consoles concorrentes, simbolizando a força do console.
Tomb Raider ainda é apontado como o jogo que inseriu as mulheres como protagonistas em um mundo dominado por personagens masculinos. E como não mencionar que a franquia ainda recebeu duas adaptações com orçamento poupudo o bastante para ter como estrela a Angelina Jolie na época em que a atriz estava nos charts de pessoas mais bem pagas do mundo?
World of Warcraft
World of Warcraft (ou WoW para os íntimos) é provavelmente o game que levou os MMO a outro patamar, conquistando o coração de milhões de jogadores mundo a fora. A franquia da Blizzard dominou as lan houses no período em que todo mundo matava aula para jogar nesses ambientes. A enxurrada de expansões cuidou para manter a base engajada e não deixar o mundo de Azeroth esquecido.
Não obstante, WoW teve tantas peças publicitárias que é difícil ver alguém que nunca viu os personagens do game. A franquia ainda foi lembrada no memorável episódio 8 da décima temporada de South Park: Make Love, Not Warcraft. Além disso, ainda recebeu uma adptação fraca. Mas bem intencionada de Hollywood e o melhor meme do mundo dos games.
Pokémon
Faça as contas: oito gerações de jogos, 1131 episódios de animes, 23 filmes animados, milhões de brinquedos vendidos, ao menos um avião com o rosto do Pikachu. Como senão bastasse, os monstrinhos de bolso ainda podem se gabar de serem o grande motivo de tornar os portáteis da Nintendo um absoluto sucesso. Os lançamento de Pokémon Go e Pokémon Unite mostram que não há indícios de que esse fenômeno vá acabar algum dia. Se para você Pokémon é coisa de criança, lamento dizer que a franquia é muito viva e muito mais potente comercialmente falando do que qualquer novo Call of Duty ou Battlefiel. Pelo mundo viajarei tentando encontrar…