Goethe-Institut São Paulo receberá 50 desenvolvedores de games para criarem jogos inspirados na vida em Berlim

Muita gente não sabe, mas 2014 é o Ano da Alemanha no Brasil. Para comemorar tal acontecimento, o Goethe-Institut São Paulo receberá o GameJam, evento que reunirá 50 desenvolvedores de games para encarar o desafio de criar jogos virtuais ao vivo que retratem a vida em Berlim.

O desafio ocorrerá no dia 13 de março às 16 horas, com um prazo estipulado de 48 horas para que os desenvolvedores criem seus jogos. A ideia é que os jogos despertem a vontade de conhecer a capital alemã e em aprender a falar o idioma.

O evento contará com a presença da alemã Lea Schönfelder, a criadora do game Perfect Woman. Além de Lea, o evento terá participação de Ricardo Palmieri, artista, produtor multimida e pesquisador de ferramentas livres para a produção artística. Ricardo é artista residente do programa DIGIBAP do AMI Centre (Marseille-França) e a Aliança Francesa do Brasil.

Quem participar da Jam terá o direito de dormir no local, bem como de consumir alimentos e bebidas. Os games desenvolvidos serão apresentados pelas equipes, disponibilizados para o público e avaliado por um júri especializado. Os três melhores games participarão do festival A Maze.Berlin 2014 e no evento ComKids Inovação 2014.

Para participar do evento o interessado deve ter mais de 16 anos e realizar inscrição pelo site do evento.

GameJam: “sobre”viver em Berlim

Data: 13.03.2014 (qui), 16h, até 15.03.2014 (sáb), 18h
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Inscrições: http://sao-paulo.gamejam.a-maze.net/

Break Loose: conheça o novo game do estúdio Pixtoy

Para abrir o mês de março vamos falar de um game brasileiro bastante promissor que está em campanha no Catarse. Trata-se do jogo indie Break Loose, um título de ficção que coloca os jogadores no comendo de uma trupe de sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico.

Isolados em bases militares e carentes de recursos para manter a sobrevivência, nossos heróis saem para fora em busca de algo que possa salvar o mundo do apocalipse zumbi que se formou no planeta. Ao sair em ambiente aberto os heróis precisam tomar cuidado para não sobreviverem às investidas dos zumbis. Para isso, ele contam com suas habilidades e inteligência. O jogador precisará mostrar atenção e velocidade para ajudar os personagens.

O game segue o consegrado estilo endless running, deste modo, o mais próximo que o jogador chega do fim é cumprindo missões e evoluindo o personagem até chegar ao posto mais alto do ranking. A ideia é que o jogador fique com gosto de quero mais. Você deve correr por uma cidade devastada, passando por carros abandonados, prédios arruinados e zumbis.

Ao todo são três personagens centrais: Tyler, Marie e Big Joe. Cada um deles tem suas características próprias. Tyler é o cara da destreza; Marie é a delicada e impiedosa do grupo e Big Joe é o grandalhão que leva tudo muito à sério. O estilo artístico do game é muito interessante e anima só de olhar.

O game é projeto do estúdio Pixtoy, que tem foco em jogos mobile. Eles são os criadores do conhecido Tuga Boy Adventures, que ganhou boa visibilidade da mídia. Break Loose será lançado para as plataformas iOS e Android assim que a meta de R$ 20 mil for alcançada. Vale destacar que o jogo será gratuito e que o time de desenvolvimento pretende lançá-lo já em março de 2014. Mais informações na página do projeto no Catarse.

Confira o vídeo de Break Loose:

Inscreva seu Game Indie no 2º Brazilian International Game Festival

Quem se lembra do BIG, o Brazilian International Game Festival, o evento que celebrava os melhores games independentes da temporada 2012? Após um longo período sem qualquer novidade, eis que o evento volta à ativa.

Os organizadores acabaram de abrir as inscrições para que os desenvolvedores mandem seus jogos para participar do evento. Em sua segunda edição, o BIG permitirá que qualquer um se inscreva e mande seu jogo (independente da plataforma).

A inscrição é grátis e vai até o dia 31/03/2014. O melhor jogo do evento ganha o prêmio de R$ 12 mil. Além disso, os jogos finalistas ficarão disponíveis para testes públicos durante o festival.

Além da exposição dos jogos mais bem avaliados, o evento contará com uma DemoNight, em que desenvolvedores poderão mostrar seus projetos. A DemoNight tem inscrição até o dia 15 de abril. Vale a pena ler o regulamento. É uma grande oportunidade de colher feedbacks de autoridades em game design.

O BIG tem patrocínio da Prodesp e do BNDES, com parceria com a Apex Brasil. A data programada para o evento é entre os dias 10 a 18 de maio no Centro Cultural de São Paulo. Mais informações no site do evento.