Dyxel e Trilha da Educação lançam o curso Character Design para Games

A Dyxel Game Publisher, publicadora brasileira de jogos digitais focada em diversidade, por meio de uma parceria exclusiva com a Trilha da Educação, acaba de lançar o curso Character Design para Games. À frente do curso está o publicitário Alvaro Gabriele, que discutirá neste primeiro módulo criatividade, com foco na criação de personagem para games. O curso já está disponível no site da Trilha da Educação.

Ao adquirir o curso, o aluno recebe uma apostila digital e tem acesso a seis videoaulas, divididas em: ideia original, pesquisa e referências, combinabilidade, desejos dos jogadores, sentimentos dos jogadores e brainstorming. Quanto ao objetivo do curso, Alvaro explica que é discutir o conceito por trás do desenho dos personagens. Para ele, há pouco cursos com esse viés, pois a grande maioria se foca na arte em si.

“A ideia não é ensinar a desenhar o personagem, até vamos passar um pouco por isso, mas o foco será no conceito pré-desenho, na etapa anterior à arte. Em games, a interação com os personagens é muito grande, por isso sua construção demanda um cuidado acurado. É um curso que vai ajudar a tirar a ideia da cabeça e ir para o papel e, depois, do papel pro jogo”, explica Gabriele.

Um dos diferenciais do curso é relacionar a narrativa com a mecânica, ou seja, pensar em quais características do personagem é possível combinar com a mecânica e com outras áreas do design e do level design para enriquecer a experiência do jogador. Alvaro enfatiza que é preciso pensar mais nas dinâmicas do que apenas na mecânica.

O público-alvo do curso são gamedevs, membros de estúdios independentes, estudantes e pessoas interessadas em jogos digitais. Especialmente para aqueles que já atuam na área, o curso pode, ainda, abrir novas possibilidades profissionais. Com um conhecimento mais aprofundado sobre criação de personagens, é possível, por exemplo, pensar em propostas de editais para buscar investidores para suas iniciativas.

Trabalhando com a indústria brasileira de games independentes, a Dyxel Game Publisher fez esta parceria com a Trilha da Educação após perceber que muitos estúdios e gamedevs procuram a publicadora visando obter mentoria para seus projetos. “Os cursos tendem a agilizar esse processo, trazendo um conhecimento de ponta na área, sempre respeitando as peculiaridades da nossa indústria”, afirma Érika Caramello, CEO da Dyxel.

O lançamento de outros cursos e consultorias estão programados para os próximos meses. Também em parceria com a Trilha da Educação, os temas dos próximos módulos do curso de Character Design para Games vão envolver questões relacionadas aos arquétipos, jornada narrativa de herói e heroína e aspectos visuais de personagens. Para acompanhar o lançamento dos próximos módulos, acompanhe as novidades no site da Dyxel e da Trilha da Educação.

 

Ubisoft anuncia novo jogo de Star Wars e procura profissionais para o projeto

Star Wars é uma das franquias mais amadas de todos os tempos, logo é natural que os games sigam em produção já que as vendas costumam ser bem expressivas. Pois bem, a EA já não possui direitos sobre produção de jogos da franquia Star Wars, mas isso não significa que os fãs ficarão esperando muito: a Ubisoft acaba de anunciar uma parceria com a Lucasfilm Games na produção de um novo game de mundo aberto ambientado na famosa galáxia distante.

Liderado pela Massive Entertainment, o aclamado estúdio da Ubisoft com sede em Malmö, na Suécia, o projeto reúne alguns dos profissionais mais experientes e talentosos da indústria e, para entregar uma aventura repleta de inovação no universo de Star Wars, irá aproveitar ao máximo as tecnologias de ponta da Massive, como a engine Snowdrop.

“A vasta saga de Star Wars é uma incrível fonte de inspiração para nossas equipes”, disse Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft. “Este é o início de uma colaboração de longo prazo com a Disney e a Lucasfilm Games, e temos o prazer de trabalhar conjuntamente para construir um jogo que os fãs de Star Wars irão adorar.”

“Para além da galáxia de Star Wars, trabalhamos com as melhores equipes da indústria de games com o objetivo de criar jogos AAA que expandam os limites desse universo”, disse Sean Shoptaw, vice-presidente sênior de Jogos Disney e Experiências Interativas. “Lucasfilm Games e Massive Entertainment podem criar juntos algo verdadeiramente único para nossos fãs em todo o mundo.”

O diretor de criação do jogo, Julian Gerighty, da Massive, afirma que “esta é uma história que amamos, e queremos fazer jus à saga com um jogo e um enredo que atraiam novos fãs em uma jornada envolvente e incrível que será lembrada ao longo da história.”

De acordo com comunicado, a Massive está recrutando os mais brilhantes talentos para se juntarem a este projeto. Os candidatos interessados em fazer parte da equipe podem se inscrever para vagas aqui.

Montréal International busca desenvolvedores de games para atuar no Canadá

Gostaria de desenvolver games, ter vivencia internacional e trabalhar em uma das empresas referências no setor? Pois bem, profissionais brasileiros de alto nível, atuantes nas áreas de TI, inteligência artificial, games e fintechs, estão novamente no radar de Montreal. A Montréal International, agência de promoção econômica da cidade canadense, realiza em outubro e novembro uma seleção de recrutamento virtual de profissionais. O objetivo é preencher mais de 200 vagas de trabalho em 20 grandes corporações locais.

O credenciamento para a missão está aberto até o dia 1º de novembro, por meio do site da Montréal. Os candidatos podem enviar seus currículos em inglês ou francês. Os profissionais selecionados receberão convocações para entrevistas online com os recrutadores das companhias, que serão promovidas entre os dias 19 de outubro e 6 de novembro. Por isso, é recomendável que as inscrições sejam feitas antes dessa primeira data de entrevista. A empresa contratante oferecerá aos aprovados todo o suporte necessário no processo imigratório e de obtenção do visto.

Os setores envolvidos nessa missão exercem especial importância para a economia de Montreal, fazendo da cidade um dos maiores centros de inovação e inteligência artificial do mundo. A região detém uma das cinco maiores concentrações de empregos na área de tecnologia na América do Norte, com mais de 179 mil profissionais e 5,2 mil empresas. A remuneração média anual gira em torno de US$ 74 mil (cerca de R$ 403 mil), segundo a Commercial Real Estate Services Canada (CBRE).

De acordo com a Montréal International, o mercado de games concentra 140 estúdios e emprega em torno de 15 mil profissionais, responsáveis pela criação de alguns dos jogos reconhecidos internacionalmente – como Assassin´s Creed Origins, Batman Origins e Rise of the Tomb Raider. Os salários podem variar de US$ 62 mil (R$ 336 mil) a US$ 84 mil (R$ 456 mil).