Museu do Videogame Itinerante faz o checkpoint no Atrium Shopping de Santo André

Itinerante

Após passar por diversas cidades, chegou a vez de Santo André receber o Museu Itinerante. A atração desembarca no Atrium Shopping no próximo dia 07 de março e fica até o dia 22 do mesmo mês. O Museu Itinerante resgata 48 anos de história dos videogames, reunindo mais de 300 consoles, desde o primeiro fabricado em 1972 até os mais recentes lançamentos, além de sediar torneios de jogos antigos e atuais, encontros de K-Pop e concurso de Cosplay.

A atração foi a primeira do gênero do País registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e chega a receber cerca de 5 milhões de visitantes ao ano. Em 2014, recebeu o prêmio de museu mais criativo do Brasil pelo Ministério da Cultura. Em 2016, foi um dos museus escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

Entre as relíquias que estarão expostas no Atrium Shopping estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong; Fairchild Channel F; o Telejogo Philco Ford; o Nintendo Virtual Boy; o Vectrex; o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho) e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes podem jogar gratuitamente em alguns videogames que fizeram história, tais como o Atari 2600, o Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. Quem quiser apresentar os videogames aos filhos tem no Museu do Videogame Itinerante uma oportunidade para mostrar as velhas e novas gerações, pois o PS4 e o Xbox One estarão presentes também.

De acordo com a organização do Museu, o público também poderá experimentar a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4, o PlayStation VR. O evento contará também com a área destinada ao Switch. Já para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração será o palco Just Dance. Os melhores dançarinos poderão participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Por fim, porém não menos importante, o Museu Itinerante conta com um especialíssimo concurso de Cosplay, no dia 21 de março. As inscrições devem ser realizadas no local. Mais informações no site.

Serviço – Museu do Videogame Itinerante no Atrium shopping

Quando: De 07 a 22 de março, de segunda a sábado, das 15h às 21h; domingos, das 14h às 20h

Onde: Atrium Shopping – Piso Térreo – Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon, Santo André – SP

Quanto: Grátis

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário