Top 5 – videogames educacionais recomendados por especialista em EdTech

minecraft jogos do estilo sandbox

Os benefícios dos videogames podem incluir a melhora da capacidade de concentração, criatividade, memória, linguagens e trabalho em equipe, desde que sejam acessíveis, reutilizáveis e focados em um objetivo de aprendizagem.

Você já deve saber que os jogos eletrônicos são ferramentas poderosas para soluções educacionais. Mas você já parou para pensar quais são os jogos que auxiliam educadores, de fato? Pois bem, a Patricia Herrera, Diretora de EdTech para LATAM na CYPHER LEARNING acaba de eleger 5 games que são perfeitos para impulsionar ações educativas.

Antes de elencar os jogos, vale lembrar que a aprendizagem baseada em jogos é uma abordagem que consiste no uso de dinâmicas de videogames como ferramentas lúdicas que podem apoiar a aprendizagem do aluno. Hoje, esses recursos digitais podem ser usados para desenvolver as habilidades dos alunos, desde que focados em um objetivo de aprendizagem. É o que chamamos de gamificação.

“É importante levar em consideração a diferenciação entre Gamificação e aprendizagem baseada em jogos, pois a primeira consiste em aplicar conceitos e dinâmicas típicas do design de jogos que estimulem e tornem mais atrativa a interação do aluno com o processo de aprendizagem, com o objetivo de conseguir determinados resultados. Usa-se a predisposição natural do ser humano para a competição e o jogo para tornar certas tarefas menos chatas, que, graças a esses métodos, tornam-se mais dinâmicas e eficazes”, explica Patricia Herrera, pedagoga, criadora de programas de treinamento, especialista em gamificação e conselheira em digitalização no ensino na América Latina.

Top 5: Jogos educativos:

 

Google Word Coach

Este jogo desenvolvido por linguistas ajudará os alunos a melhorar suas habilidades de comunicação verbal por meio de jogos divertidos relacionados às palavras. O Google Word Coach foi lançado em 2018 e projetado para nos ajudar a expandir o vocabulário em inglês de uma maneira divertida e envolvente. Ele aparece em nosso dicionário e caixas de tradução ou quando alguém pesquisa “Google Word Coach”.

 

Civilization

O que faz uma civilização prosperar enquanto outra morre? Os jogadores aprenderão isso enquanto constroem seus próprios impérios neste jogo clássico. O jogo oferece lições de estratégia, culturas antigas e modernas e os fundamentos da sociedade humana: um ótimo acompanhamento para as aulas de história. Não é à toa que está no mercado há mais de 30 anos e está disponível em plataformas como PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

 

Rocket Math

Este excelente jogo de aprendizado de matemática tem um valor real, especialmente porque várias fontes o nomearam um dos melhores jogos para crianças. Certamente ajuda a tornar a matemática divertida, fornecendo aos jogadores 56 missões matemáticas diferentes.

 

Spore

Os alunos podem se empolgar com a evolução jogando este videogame que os leva através de organismos unicelulares para a exploração e colonização do espaço. Os jogadores projetam lentamente suas próprias criaturas, adicionando características e comportamentos ao longo do caminho que ajudarão ou dificultarão sua sobrevivência à medida que evoluem. É divertido, viciante e sorrateiramente educativo. O melhor? Está disponível em todas as plataformas.

 

Minecraft

Minecraft

Este videogame não é apenas um jogo educativo, tornou-se um fenômeno mundial. O desafio viciante cativou alunos e pais. Por quê? Inspira a criatividade e a resolução de problemas, enquanto é simplesmente divertido. Este jogo multiplataforma está disponível no Xbox, Playstation 4, Nintendo Switch, iOS, Android e Windows.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário