ATUALIZADO | Guia: onde estudar desenvolvimento de jogos digitais no Brasil

desenvolvimento de jogos digitais.jpg

Não deixe de conferir:  os melhores cursos online para aprender a desenvolver games

Veja também: conheça os principais livros sobre criação e desenvolvimento de games

O mercado de games no Brasil é no mínimo promissor, não por acaso muitas instituições de ensino formam cursos voltados para a produção e desenvolvimento de jogos digitais. O grande problema é que a maior parte das universidades estão concentradas no eixo Rio-São Paulo, de modo que estudantes de outros estados encontram dificuldades em encontrar cursos em suas regiões.

Pensando nisso, o GameReporter organizou uma lista de instituições que oferecem cursos voltados ao desenvolvimento de jogos digitais no Brasil. O MEC aprova cerca de 50 universidades que oferecem graduação tecnológica.

Instituições que oferecem graduação em Jogos Digitais:

Fora essas instituições, existem outras maneiras de entrar na área dos jogos eletrônicos, como por exemplo, os cursos oferecidos pela SAGA, pela renomada Melies, AXIS e também a Zion Escola de Entretenimento no Rio de Janeiro. A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) também oferece um curso sequencial de Modelagem Gráfica e Jogos de Computador. Um belo destaque é a Escola Brasileira de Games, instituição voltada exclusivamente à cursos ligados aos jogos eletrônicos. A instituição é nova e encontra-se em São Paulo.

Além destas instituições, o Colégio FECAP oferece também o Ensino Médio Técnico Integrado em Jogos Digitais. E recentemente a UNIFEBE, localizada em Brusque, SC, também adicionou o curso de Jogos Digitais.

Especializações com menor duração também são oferecidas no Brasil, como o Curso de Atualização em Game Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o curso de Desenvolvimento de Jogos do Instituto Dom Bosco, em Piracicaba, São Paulo. A PUC-SP também conta com diversos cursos de Extensão na área de Jogos Digitais.

Se seu sonho é entrar na área de produção e desenvolvimento de jogos digitais, esteja preparado! O caminho é difícil, mas bastante promissor e só tende a crescer em nosso país. Aproveite que a maioria das universidades estão com vestibulares abertos e comece a estudar!

Comente sobre os cursos abaixo. Se esquecemos de algum, por favor, nos envie o link para publicarmos. Basta colocar nos comentários deste post ;)

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

51 comentários em “ATUALIZADO | Guia: onde estudar desenvolvimento de jogos digitais no Brasil”

  1. Alguem sabe onde posso encontrar um curso de desenvolvimentos de jogos online?? Moro em São Luís- MA, aqui não existe cursos presencias. Se alguem souber, por favor me avise!! É só responder aqui!!

  2. Existe um curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais pela Unisociesc, Joinville – Santa Catarina. Mas acredito que em algumas universidades de Florianópolis, Itajaí e Blumenau também existam. Aqui no estado de Santa Catarina a demanda é grande, além das faculdades há vários cursos profissionalizantes e técnicos para determinadas áreas que envolva produção de games. ;)

  3. Gostaria de saber qual das faculdade em Brasília é a mais recomendada. Até o momento já encontrei 4 , três dela com nota 4 no Mec. Mais ainda me sinto insegura .

  4. Alguém conseguiu identificar alguma faculdade que tenha o curso de jogos digitais na modalidade EAD?

  5. Vcs tão fudido mesmo vao passar fome so pra poder fazer esse curso kkkk Bom, isso se for classe media, se for pobre entao se fudeu hahaba. Namoral mesmo , compra um pc bonzinho e tenta virar auto didata enquanto faz um curso relacionado, tipo ciências da computação ou computação gráfica.
    Não dá a loja que nem eu n hahaha ou dá né , vai que tu é doido que nem eu.

  6. Meu filho tem 12 anos e quer fazer um curso de programação de games e animação 3D em uma escola chamada Easycomp, que panfletou na escola onde ele estuda, com aquela velha história de que ele ganha a bolsa e só paga material didático, que no final custa os olhos da cara para compensar. Alguém conhece?
    Ou sabe indicar algum lugar que ensine gratuitamente.

    1. Melhor coisa eh seu filho acessar no YouTube e se inscrever no desafio do código (CodeWars), se ele se identificar com estes itens mais básicos de desenvolvimento de games, qdo tiver com seus 14 anos encara um Técnico Profissionalizante “Tecnologia em Jogos Digitais”, atuará no segmento de entretenimento digital 2D e 3D desenvolvendo produtos de software tais como Jogos Educativos. Podendo criar personagens, sim. Ainda podendo ter o leque de Designer Gráfico (com leque de softwares.)
      Se quiser gastar uma grana, investe no Senac ou algo que vc saiba q tem maior nome. Na minha opinião, escola franqueada como a Easycomp não tem tanta notoriedade.
      Seu filho adolescente pode se identificar tanto com a gamificação, como com a parte narrativa. Fora que tem algumas grades de curso empurrando esculturas Clay, uso de uns programas difíceis que demoram cerca de 18 meses para aprender.
      Cuidado com as cláusulas de desistência que tendem a lesar financeiramente os responsáveis dos alunos, com multas altas ou cobranças de um percentual de 70% do total do curso e, outros tipos de taxas abusivas contratuais.
      Procure cursos livres na região que ele mora, mas que seja de duração adequada, evitando que se torne chato ou longo.

    2. Silvia, gratuitamente tem

      http://escolabrasileiradegames.com.br/course/unity-3d-concepts/

      Melhor coisa eh seu filho acessar no YouTube e se inscrever no desafio do código (CodeWars), se ele se identificar com estes itens mais básicos de desenvolvimento de games, qdo tiver com seus 14 anos encara um Técnico Profissionalizante “Tecnologia em Jogos Digitais”, atuará no segmento de entretenimento digital 2D e 3D desenvolvendo produtos de software tais como Jogos Educativos. Podendo criar personagens, sim. Ainda podendo ter o leque de Designer Gráfico, até mesmo ser um Youtuber (tá cheio de escolas prometendo um estúdio ultra mega master para encantá-los).
      Se quiser gastar uma grana, investe no Senac ou algo que vc saiba q tem maior nome.
      Franquia como a Easycomp não tem tanta notoriedade para o mercado de trabalho.
      No final, querem um portfolio para o “gamer”, desejam várias habilidades reunidas.
      Seu filho adolescente pode querer comprar algumas grades de curso empurrando esculturas Clay (monstro com argila), uso de uns programas difíceis que demoram cerca de 18 meses para aprender.

      Procure cursos livres na região que ele mora, mas que seja de duração adequada, evitando que se torne chato ou longo.

      Cuidado com as cláusulas de desistência que tendem a lesar financeiramente os responsáveis dos alunos, com multas altas ou cobranças de um percentual de 70% do total do curso e, outros tipos de taxas abusivas contratuais.

  7. Boa noite, alguém conhece algum curso de extensão/expecialização para jogos digitais (duração de 5 dias no maximo) fora do Brasil, mas na america do sul?
    Grato

  8. Pro ensino médio técnico, vale a pena citar o NAVE Rio e o NAVE de Recife também, que oferecem o curso de Programação de Jogos e Multimídia, e são colégios públicos.

  9. Eu não gostaria de entrar em uma faculdade que não fosse publica… ou seja, passar no vestibular. (não paga ou não faz kk) Alguém sabe alguma? Eu gostaria de alguma em São Paulo mas ainda sou leigo para achar elas. Obrigado

  10. A Belas artes tem tecnólogo, bacharel e pós. E a impacta informou que não vai mais ofertar esse curso

Deixe seu comentário