APPA e Iepha/MG lançam jogos de tabuleiro no Dia Nacional da Infância

Appa

No último domingo (21/03) foi celebrado o “Dia Mundial da Infância”, data criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para conscientizar a sociedade acerca da importância desta fase da vida. É justamente em homenagem a essa data que o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA – Arte e Cultura acabam de lançar dois jogos de tabuleiro voltado para os mais novos.

O percurso para chegar à Fazenda Boa Esperança, localizada em Belo Vale/MG, e o caminho ao Palácio da Liberdade, um dos símbolos da capital mineira, ambos espaços culturais tombados de Minas Gerais, são abordados de forma lúdica para quem quer se divertir de forma segura e sem sair de casa. O objetivo dos jogos é propor reflexões sobre elementos culturais e as paisagens naturais que envolvem os espaços e o percurso até eles, aliando essa experiência às recomendações sobre procedimentos para proteção e combate à Covid-19.

Cada um dos jogos possui, além do tabuleiro, dados e piões para até 05 (cinco) jogadores, que serão disponibilizados para download no site da APPA. No município de Belo Vale/MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o jogo “A caminho da Boa Esperança” será impresso e entregue às escolas, que serão responsáveis por distribuí-los aos alunos, juntamente com as demais atividades escolares.

Por fim, os jogos servem como convite para conhecer a história de Minas Gerais, a partir das referências culturais e históricas que reforçam o pertencimento, potencializando memórias individuais e coletivas.

Serviço – “A caminho da Boa Esperança” e “Caminho do Palácio” – jogos de tabuleiro

Quem? Iepha/MG e APPA – Arte e Cultura

Quando? 21 de março (domingo)

Como? Download (gratuito) no site da APPA

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário