Enap busca designer de jogos para desenvolvimento do SIMPLES MENTE, ferramenta gamificada para entender as Ciências Comportamentais

Simples Mente

Ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com jogos em uma instituição que vai tornar seu currículo invejável. Graças a uma parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) selecionará um consultor designer de jogos para fomentar a aplicação de ciências comportamentais a políticas públicas. O objetivo será auxiliar no desenvolvimento de um jogo digital baseado na ferramenta SIMPLES MENTE para uso integrado a projetos de inovação.

Essa será a primeira vez que o setor público realiza uma seleção do tipo. A ideia é identificar através do jogo os fatores que influenciam o processo de tomada de decisão e o comportamento humano de maneira geral. As Ciências Comportamentais vem crescendo no mundo todo e utilizar um jogo para realizar estudos servirá para tornar as políticas públicas mais aderentes para entender como as pessoas tomam decisões e, consequentemente, criar políticas que atendam melhor as necessidades populares.

Uma vez que há escassez de estudos sobre Ciências Comportamentais no Brasil, espera-se que seja desenvolvida uma ferramenta capaz de destacar alguns dos elementos identificados até o momento no campo das ciências comportamentais. A ferramenta SIMPLES MENTE é pensada visando a gamificação. De modo a tornar a experiência do usuário mais divertida. O consultor selecionado atuará no refinamento do protótipo da ferramenta SIMPLES MENTE com a incorporação de técnicas de gamificação aplicadas ao meio digital e integradas à abordagem de projetos de inovação da Enap.

De acordo com o edital, a contratação será de quatro meses, com início em agosto e conclusão em dezembro de 2020 e o valor total do contrato é de R$ 46 mil. Entre os requisitos para participar do processo de seleção estão: graduação em qualquer área do conhecimento e experiência mínima de desenvolvimento de dois jogos. Além disso, somam-se pontos caso a graduação seja design/desenvolvimento de jogos, experiências profissionais na área. Você pode conferir tudo no edital.

Para realizar sua candidatura é necessário preencher um formulário. Mas é necessário urgência, uma vez que o período de inscrição se encerra no próximo dia 19/07/2020. Não serão aceitas postulações enviadas por email. O candidato também deverá submeter à Comissão de Seleção, ao final do formulário, portfólio de projetos para fins de avaliação técnica classificatória, de acordo com o termo de referência. Os candidatos com melhor classificação serão chamados para entrevista.

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário