Game brasileiro desafia jogadores a brincar com a gravidade

Game Brasileiro Vitrum

Mais uma desenvolvedora indie dá as caras aqui no GameReporter para mostrar seu game brasileiro, trata-se da 9heads, empresa dedicada a criar games criativos e inovadores. O estúdio é composto por apenas 3 profissionais (Aymar Pescador, Henrique Balerini e Daniel Zamudio), que estão desenvolvendo seu primeiro jogo, chamado Vitrum.

O game é do gênero plataforma em primeira pessoa, e traz algumas mecânicas muito sapientes de gameplay, como materializar plataformas, superpulo e inversão de gravidade, que é de longe o maior aspecto do jogo. O objetivo do game é que o jogador use de astúcia para passar pelos desafios no cenário.

Para a criação de uma mecânica para a inversão de gravidade a 9heads criou uma engine própria, utilizando recursos de bibliotecas free/open source. O inversor de gravidade parece funcionar muito bem, mas isto não é por acaso: os desenvolvedores investiram nesse aspecto todo o esforço e tempo que lhes foi possível.

O plano é que Vitrum seja lançado ainda neste ano, portanto o feedback da comunidade gamer é importantíssima para o pessoal da 9heads. Logo abaixo vocês podem conferir o vídeo de gameplay do título:

Intel lança jogo online e campeonato sobre gestão de TI

Intel Manager Duels

Sabemos que muitos de vocês que acessam o GameReporter estudam Tecnologia da Informação e cursos semelhantes. Pois é a vocês que mais devem interessar a postagem do dia. A Intel lançou há poucos dias a quarta versão do IT Manager Duels, game online com foco na gestão de TI.

Para quem não conheceu as versões anteriores, o jogo simula desafios recorrentes que são enfrentados por gestores de TI. O desafio é que o jogador use de sabedoria e bom senso para gerir um departamento de TI, controlando orçamentos, gerir recursos e vencer os mais variados desafios que surgirem. Porém não pense que é apenas um jogo de apertar botões, na verdade este é um game de tomadas de decisões, que vai testar o jogador a todo o momento.

O Duels é um teste envolvente para as habilidades dos participantes. Além de permitir que os gestores de TI provem seus conhecimentos, essa iniciativa possibilita à Intel apresentar o papel central da marcaem suas principais áreas”, afirmou Carlos Luzzi, diretor de vendas para o mercado corporativo da Intel Brasil.

Conforme joga e vence os desafios, o jogador ganha uma pontuação que é cumulativa até ser declarado o vencedor da partida. Com esses pontos é possível melhorar as empresas criadas no jogo ou trocados por prêmios como um PC, Ultrabook, um videogame, etc. Isto, é claro depende da pontuação obtida pelo jogador e das condições informadas no jogo.

A nova versão oferece partidas multiplayer, permitindo que jogadores desafiem-se para construir o melhor departamento de TI. De acordo com a Intel, a versão anterior do simulador foi jogada por cerca de 110 mil profissionais da área somente no ano passado. Além disso, o simulador já recebeu o Prêmio Intel de Inovação 2011, na categoria Mídia, além do prêmio na categoria B2B da British Interactive Media Association (BIMA).

Se seu objetivo é se tornar um Gestor de TI no futuro, comece treinando, pois quando entrar no mercado de trabalho você não vai poder simplesmente tomar decisões só para ver o que acontece. Para acessar o jogo basta entrar no site oficial e criar um cadastro.

Livros explicam passo a passo criação de personagens para games

Personagens para Games

Então você é estudante de game design e estava com muitas dúvidas com relação ao desenvolvimento de personagens? Se este for o seu caso, sinta-se aliviado, pois hoje o Gamereporter trará três sugestões de livros voltados para a criação de games. Todos os livros são da série “Games Next-Gen” do Alessandro Lima, lead character design no estúdio Aquiris Game Experience de Porto Alegre, além de escritor e professor da Universidade Feevale de Novo Hamburgo.

Todos esses livros tem um foco muito grande na criação de personagens, sendo que dois desses livros foram publicados pela editora Ciência Moderna, o terceiro e último foi publicado pela Uniritter. Essas publicações podem ser encontradas à venda pela internet a fim de facilitar a vida do estudante.

O primeiro deles é o “Design de Personagens para Next-Gen Volume 1” que explica o processo de criação de personagens. O produto final apresenta o máximo possível de informações que o estudante a fim de aprender sobre character design precisa saber. O preço sugerido é de R$ 99,00 e vem acompanhando de um DVD que serve como suporte aos ensinamentos do livro, apresentando exercícios e o passo-a-passo detalhado.

O segundo é o livro “Design de Personagens para Games Next-Gen Volume 2que serve como complemento do primeiro volume (como sugere o título) e trata do design de personagens para games no Xbox 360 e Playstation 3. Assim como no primeiro volume, este também contém um DVD como material de apoio. A compra do livro pode ser feita através do site da editora.

A obra contém, sobretudo, material relacionado às ferramentas de modelagem como o 3Ds Max e o PolyBoost, além disso, o livro explica todas as etapas desde a definição de layout até a pintura digital. Se sua ideia é ler o primeiro volume, certamente vai precisar do segundo volume também para enriquecer seus conhecimentos e não deixar qualquer informação crucial passar batida.

E por fim vem o livro “Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias” que trata basicamente de questões metodológicas da construção de modelos digitais em jogos. Diferente dos outros livros, este aqui fala sobre aquilo que o autor considera necessário para a construção de um personagem sólido como análise linguística, desenhística e psicológica.

Esse último  livro leva mais em consideração alguns pormenores da criação de personagens do que a técnica em si, são metodologias comumente descritas por outros autores de peso como Meurer e Szabluck (2009), Doizon (2008), Fox (2004), Taylor (2009), Mitchell (2007), Lima (2011), Ward (2008) e Johnston (1995). Vale destacar que o livro é vendido exclusivamente pela editora Uniritter de Porto Alegre.

Com esses três livros e os DVDs, o estudante de jogos digitais que está quebrando a cabeça com a criação de personagens terá a vida descomplicada, bastando um bom estudo sobre o material publicado. Aqueles que conferirem, depois compartilhe suas impressões das obras.

Em tempo: o autor Alessandro Lima informa que mantém um fórum como suporte para possíveis dúvidas.