Dyxel e Trilha da Educação lançam o curso Character Design para Games

Dyxel

A Dyxel Game Publisher, publicadora brasileira de jogos digitais focada em diversidade, por meio de uma parceria exclusiva com a Trilha da Educação, acaba de lançar o curso Character Design para Games. À frente do curso está o publicitário Alvaro Gabriele, que discutirá neste primeiro módulo criatividade, com foco na criação de personagem para games. O curso já está disponível no site da Trilha da Educação.

Ao adquirir o curso, o aluno recebe uma apostila digital e tem acesso a seis videoaulas, divididas em: ideia original, pesquisa e referências, combinabilidade, desejos dos jogadores, sentimentos dos jogadores e brainstorming. Quanto ao objetivo do curso, Alvaro explica que é discutir o conceito por trás do desenho dos personagens. Para ele, há pouco cursos com esse viés, pois a grande maioria se foca na arte em si.

“A ideia não é ensinar a desenhar o personagem, até vamos passar um pouco por isso, mas o foco será no conceito pré-desenho, na etapa anterior à arte. Em games, a interação com os personagens é muito grande, por isso sua construção demanda um cuidado acurado. É um curso que vai ajudar a tirar a ideia da cabeça e ir para o papel e, depois, do papel pro jogo”, explica Gabriele.

Um dos diferenciais do curso é relacionar a narrativa com a mecânica, ou seja, pensar em quais características do personagem é possível combinar com a mecânica e com outras áreas do design e do level design para enriquecer a experiência do jogador. Alvaro enfatiza que é preciso pensar mais nas dinâmicas do que apenas na mecânica.

O público-alvo do curso são gamedevs, membros de estúdios independentes, estudantes e pessoas interessadas em jogos digitais. Especialmente para aqueles que já atuam na área, o curso pode, ainda, abrir novas possibilidades profissionais. Com um conhecimento mais aprofundado sobre criação de personagens, é possível, por exemplo, pensar em propostas de editais para buscar investidores para suas iniciativas.

Trabalhando com a indústria brasileira de games independentes, a Dyxel Game Publisher fez esta parceria com a Trilha da Educação após perceber que muitos estúdios e gamedevs procuram a publicadora visando obter mentoria para seus projetos. “Os cursos tendem a agilizar esse processo, trazendo um conhecimento de ponta na área, sempre respeitando as peculiaridades da nossa indústria”, afirma Érika Caramello, CEO da Dyxel.

O lançamento de outros cursos e consultorias estão programados para os próximos meses. Também em parceria com a Trilha da Educação, os temas dos próximos módulos do curso de Character Design para Games vão envolver questões relacionadas aos arquétipos, jornada narrativa de herói e heroína e aspectos visuais de personagens. Para acompanhar o lançamento dos próximos módulos, acompanhe as novidades no site da Dyxel e da Trilha da Educação.

 

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário