Game “Heróis da Pandemia” dá dicas para crianças se cuidarem durante a quarentena

Heróis da Pandemia

Entender os efeitos da pandemia do novo coronavírus é de suma importância para a sociedade brasileira, ao passo que caminhamos a passos largos para uma tragédia sanitária sem igual. Pois bem, uma parceria entre o Centro Universitário Facens , a Diretoria de Ensino da Região de São Roque e a ONG SOS Itupararanga garante que alunos entre 7 e 16 anos aprendam, de forma lúdica e didática, sobre a proliferação e prevenção da COVID-19, por meio do game Heróis da Pandemia, desenvolvido pelo LIGA Facens.

Desde abril deste ano, a ONG SOS Itupararanga colabora com a elaboração de materiais didáticos, disponibilizados via redes sociais, para as 31 escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de e São Roque. Ao todo são cerca de 17 mil alunos beneficiados nas cidades de São Roque, Alumínio, Ibiúna, Araçariguama, Mairinque e Vargem Grande Paulista.

“Estamos muito felizes por termos feito a ponte entre a Facens e a Diretoria de Ensino de São Roque. Sabemos que os estudantes necessitam de materiais diversificados e de qualidade, principalmente durante o período de aulas online, implementadas em decorrência da pandemia”, ressalta Viviane Oliveira, Diretora Executiva da SOS Itupararanga.

O game Heróis da Pandemia foi desenvolvido em março pelo Laboratório de Inovação de Games e Apps do Centro Universitário Facens (LIGA Facens), com o intuito de informar e divertir. O jogo é bilíngue e compatível com uso em desktop e smartphones Android e iOS. Por meio de 7 mini games os alunos conseguem aprender, de forma lúdica e divertida, quais são os passos para evitar a disseminação do vírus.

“Desde o lançamento do jogo o retorno dos players tem sido incrível, mas termos a oportunidade de ofertá-lo para alunos do ensino fundamental e médio é muito gratificante. Estamos muito animados com esta parceria e esperamos que a iniciativa ajude no aprendizado das turmas”, afirma Renato de Carvalho, Gerente de Contas do IP Facens.

Os 7 mini games do Heróis da Pandemia são:

      • Lave bem as mãos
      • Evite tocar o rosto
      • Desinfecção
      • Fique em casa / Quarentena
      • Sistema Imunológico
      • Distanciamento Social
      • Use máscara

Cada mini game tem uma mensagem explicativa em relação à medida. Por exemplo, a etapa “Lave bem as mãos”, mostra imagens dos passos certos para realizar o processo de forma efetiva e eliminar o coronavírus. Vale destacar também que cada minigame tem jogabilidade única, todas inspiradas em jogos reconhecidos pelo público geral.

A pontuação de cada “fase” é computada, gerando um total ao fim de tudo. O jogador pode registrar o desempenho em um ranking nacional, bastar estar logado com o Facebook. O Heróis da Pandemia conta também com link direto para o portal do Ministério da Saúde, onde o player encontra todas as informações necessárias sobre a COVID-19. Acesse o jogo no site especial.

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário