
Nossa sugestão de game hoje chama-se Saicum, que é seguramente um dos games mais interessantes que já mostramos no GameReporter. O jogador acompanha a aventura de um garoto chamado Saicum que está perdido em um museu, onde deve encontrar 32 peças desaparecidas de um quadro muito valioso. O game usa e abusa de elementos artísticos e não é difícil comparar seu design a uma obra de arte interativa.
Essas peças estão espalhadas pelo museu e para encontrá-las é necessário o uso de observação e raciocínio lógico. Algumas dessas peças são fáceis de serem encontradas, porém existem algumas que exigem muito esforço do jogador.
Saicum é criação do game designer Cristiano Rossetti, que foi buscar em Braid a inspiração inicial para o desenvolvimento de um game de plataforma e raciocínio. Para o desenvolvimento do título foi utilizada a engine Andengine, que é muito utilizada para a plataforma Android.
Um fato curioso é que o game foi concebido para ser ambientado dentro de um piano, entretanto surgiu a idéia de de fazer um puzzle em que o personagem central tivesse de pular em cima de objetos que estavam em uma pintura para alcançar determinado objetivo. Entretanto a inspiração inicial não foi totalmente esquecida – repare que Saicum é um anagrama para a palavra música. A trilha sonora, aliás, é digna de nota: o jogador é embalado por composições de gênios como Beethoven, Mozart e Chopin.
O que prevaleceu, todavia, para a ambientação do game foi o gosto que o criador tinha pelos quadros do pintor Claude Monet e do movimento impressionista. Saicum tenta mostrar que todos os artistas desse movimento tinham algo em comum, ou seja, este é um game de cultura e de experiência, uma viagem lúdica. Deste modo, o game tornou-se um plataforma que utiliza as pinturas como elemento principal. A história é contada não por diálogos, mas sim através das pinturas e seus desafios. Para entender a trama o jogador precisa “entrar dentro da história”. Basicamente Saicum incentiva o jogador a consumir arte.
“O ambiente é basicamente um fundo de madeira que se repete em todas as salas. O que muda são as telas. E as mobílias, na verdade, são imagens de móveis reais em que eu passei uma espécie de verniz para imitar o desenho gráfico”, disse Cristiano ao site Notícias do Dia de Joinville, SC.
Estão presentes elementos artísticos do séc. XIX como pinturas e músicas. E para tornar a experiência ainda mais fascinante, o jogador utiliza as silhuetas das pinturas e moveis como plataformas para alcanças os lugares mais altos. Detalhe: cada objeto está no cenário por um motivo importante.
Saicum já foi lançado e está disponível através da Google Play. De acordo com seu criador, o game tem conquistado boa recepção dos jogadores graças ao gameplay, sua trama cativante e por causa dos cenários bem trabalhados.
Quem já jogou?
estou muito feliz do jogo ter aparecido aqui no Gamereporter
Não sei porque mas algumas coisas neste jogo me lembraram Braid do Jonathan Blow
Não sei porque mas algumas coisas neste jogo me lembraram Braid do Jonathan Blow
Gostei muito!
Um pouco Braid demais, mas ainda assim parece um bom jogo.
um pouco'-'?
Na boa, mas essa movimentação é exatamente a mesma do do Sprite do Braid, a Idéia do jogo é muito boa, se trabalhada um pouquinho melhor pode virar um sucesso, mas se eu fosse o artista eu refazia o personagem principal, pois está ''lembrando'' demais o braid, mesmo que gaste algumas semanas pra fazer um novo com movimentação e tudo é uma ideia que vale muito a pena.