Playstation Indies – Sony cria selo para dar mais visibilidade aos jogos independentes

Playstation Indies

Desde a Xbox 360 e Playstation 3, o mercado de jogos eletrônicos deixou de ser apenas um mar exclusivo para peixes grandes. O tempo mais longo de desenvolvimento aliado aos altos orçamentos necessários para se desenvolver um novo Resident Evil ou Final Fantasy deixou claro para as fabricantes de consoles que o modelo utilizado até algumas gerações atrás era insustentável para manter os jogadores ocupados nos períodos entre os grandes lançamentos. Daí os jogos menores se tornaram importantes.

Tanto a Sony, quanto a Microsoft e mesmo a Nintendo começaram a dar mais espaço para os produtores de jogos menores. Com isso, vimos pequenos notáveis conquistando as atenções dos jogadores, tais como Super Meat Boy, Brothers: a Tale of Two Sons. Pois bem, a Sony se inspirou na Microsoft e acaba de dar um passo importante para os jogos indpendentes: a gigante japonesa criou o selo Playstation Indies e anunciou nada menos que 9 jogos para os PS4 e PS5 sob este selo.

De acordo com Shuhei Yoshida, presidente da SIE, o projeto visa incentivar produtores independentes. A ideia é atrair os pequenos desenvolvedores para o ecossistema do Playstation e incentivar a produção de jogos inovadores.

“Com a PlayStation Indies, esperamos destacar e apoiar os melhores entre os melhores dos jogos indie sendo publicados para PlayStation, e a comunidade indie como um todo. O nosso objetivo é tornar o PlayStation o melhor lugar para se desenvolver, encontrar e jogar ótimos jogos indie”, disse Yoshida.

Os planos da Sony são de lançar ao menos um título indie no Playstation Now, de modo a dar maior visibilidade para esses títulos e permitir que os produtores não fiquem restritos a espaços escondidos nas lojas online. O primeiro game a figurar no Now será Hello Neighbor já em julho. Além dele, a empresa já anunciou outros títulos que sairão para as duas plataformas da empresa, incluindo:

  • F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
  • Maquette
  • Where the Heart Is
  • Heavenly Bodies
  • Recompile
  • Carto
  • Haven
  • Worms Rumble
  • Creaks

Abaixo você confere um teaser de anúncio do Playstation Indies:

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário