Fighting Game Rotation: desenvolvedor cria sistema de rotação para jogos de luta

Quem já jogou Smash Bros. em grupo de amigos sabe que é um verdadeiro martírio acompanhar para saber de quem é a vez após algumas rodadas. Em dado momento fica mais do que confuso saber de quem é a vez se a fila de amigos for superior a 50 pessoas, certo?

Foi pensando na ausência de um sistema “Rotation” que o desenvolvedor indie Tiago Dávila criou o aplicativo Fighting Game Rotation que serve para controlar a rotação de jogadores quando eles estão reunidos em grandes grupos, de modo que fica mais fácil acompanhar de quem é a vez nos jogos de luta. De acordo com Tiago, a aplicação surgiu porque ele e seus amigos utilizavam bastante o sistema, e sentiram-se perdidos quando o novo Smash Bros. não veio com esta função.

Fighting Game Rotation não serve apenas no Smash Bros., mas também em outros jogos como Tekken, Marvel vs Capcom, Splatoon, entre outros. A ideia é manter as partidas e o tempo de espera mais organizado, sem que nenhum dos jogadores fique omitido no meio da multidão. Além disso, a aplicação serve para mostrar quem é o melhor e o pior jogador do grupo.

O aplicativo foi lançado exclusivamente na Google Play e tem o preço de R$ 2,50.

The Smart Test Nerd: teste seus conhecimentos nerds com o novo game da Izyplay

O game de hoje é a primeira criação do estúdio indie IzyPlay para dispositivos mobile. O game chama-se The Smart Test NERD e trata-se de um quis que visa avaliar os conhecimentos de cultura nerd dos jogadores.  O grande macete é que o game tem a linguagem típica da juventude nerd, de modo que ele se aproxima dos jogadores de uma forma que outros games de quis não conseguem.

O game é recheado de perguntas que medem os conhecimentos dos usuários sobre HQs, games, filmes, além de atividades lógicas e pegadinhas para deixar as coisas mais divertidas e desafiantes. Além de abordar perguntas sobre a cena pop, o The Smart Test tem questões mais científicas, ou seja, algo para os nerds verdadeiros, não os meros apreciadores de quadrinhos.

O título possui dois modos de jogos: o Normal, que traz 90 desafios; e o Super Desafio Mega Ultra Nerd, que é indicado para os verdadeiros gênios e conhecedores da cultura pop/geek. De acordo com a IzyPlay, o game foi desenvolvido para  ser mais do que um apanhado de perguntas e respostas. Para isso, há muito humor em meio às perguntas, além de pegadinhas para ver se o jogador está mesmo atento aos desafios propostos.

O game foi desenvolvido para as plataformas Android e iOS e tem suporte para os idiomas inglês e português.

The Smart Test Nerd

BIG Change: BIG Festival formaliza parceria inédita com a Games for Change

Mais uma notícia envolvendo o BIG Festival, o maior evento de games independentes do Brasil! Desta vez a novidade é que o evento terá uma parceria inédita com outro grande evento que prestigia desenvolvedores independentes: o Games for Change. A ideia é criar o BIG Change, um espaço para discutir o potencial de games como ferramenta na educação.

Basicamente serão realizados palestras e workshops que abordarão os jogos como ferramenta de transformação eficaz para alcançar propósitos sérios e que envolvam aprendizado, desenvolvimento cognitivo, conscientização, sensibilização etc. Tais palestras serão realizadas nos dias 4, 6 e 7 de julho.

No dia 4 de julho a palestra será no Centro Cultural, em São Paulo, durante o BIG. Nesta ocasião serão realizadas várias palestras que abordam temas distintos como “Jogos na sala de aula”, “Design Thinking e jogos com impacto social”, “Modelos de Negócios e Distribuição” etc. Vale destacar que o professor  Gilson Schwartz (Games for Change) estará presente no evento para dar as boas vindas aos visitantes. Além dele, haverá a participação de outras personalidades nas palestras e debates como a Profa. Estela Picones (FEUSP), Alexey Dodsworth (MEC), Cássia Santos (Escola da Rede Pública Estadual), Francisco Tupy (Colégio Visconde de Porto Seguro), Eduardo Suplicy (Prefeitura de São Paulo), Eliana Russi (Brazilian Game Developers), Gustavo Steinberg (BIG Festival), Mario Lapin (Virgo Games), entre outros.

Já nos dias 6 e 7, as palestras ocorrem no FIRJAN/SENAI, no Rio de Janeiro. Aqui estão previstos três debates com os temas “Oportunidades de Negócio: Jogos sérios e educativos”, “Criando um estúdio indie dentro de um ambiente acadêmico” e “Games para transformar: modelo de negócios da virgo”.

A intenção dessa união é mostrar que jogos indie e serious games tem tudo a ver. Quem sabe até inspirar outros desenvolvedores a criar seus próprios jogos e mostra-los em eventos como a Games for Change? Vale o lembrete que além destas palestras, a cidade do Rio de Janeiro também recebe o do Fórum de Negócios do BIG, em 6 e 7 de Julho, na FIRJAN. No site do BIG Festival tem as datas e horários de cada palestra a ocorrer nos eventos do Rio e São Paulo, além do cronograma completo do evento.