Escale uma torre no desafiador game independente Kruunu

Kruunu é um game interessante, em que você controla uma criaturinha azul que precisa escapar de cenários escalando uma torre.

Para isso, você precisa pular e se agarrar nas paredes, repetindo o pulo. Parece fácil, mas as coisas vão ficando ligeiramente mais complicadas. Dominar a movimentação do herói não é o único desafio, e pouco a pouco outros obstáculos são apresentados, como inimigos, lanças e puzzles que exigem raciocínio rápido.

Os gráficos pixelados remetem aos videogames mais antigos, e o pequeno download convida todos os jogadores casuais a baixar e testar Kruunu.

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Vídeo mostra como cientista criou games que usam seres vivos

Dependendo da sua idade você já jogou muitas plataformas, mas a menos que você seja um cientista meio louco, você ainda não jogou como o bioengenheiro Riedel-Kruse.

Kruse, da Universidade de Stanford, criou uma forma de unir biologia e videogame, permitindo a um jogador controlar paramécias, organismos unicelulares, em games inspirados em clássicos como Pac-Man e Pong.

São quatro jogos recriados pelo cientista. E abaixo, você confere um vídeo em que o próprio conta como usa correntes elétricas para controlar as paramécias.

É ou não é estranho?

[Via BoingBoing]

Opinião: Satoru Iwata fala sobre aspectos sociais em games

Muito se tem falado dos aspectos sociais dos games, recurso que ganhou força graças à inclusão da conectividade online nos videogames de nova geração e a adoção em massa de redes como Live e PSN.

A Nintendo ficou um pouco para trás nesse ponto, mas declarações interessantes de Satoru Iwata, chefão da companhia, mostram que a concorrência pode estar enganada.

Iwata declarou em conferência que o aspecto social nos games está bem além da internet, e que sua empresa é pioneira. “Elementos sociais costumam ser associados de forma restrita aos relacionamentos humanos a partir de redes de computadores. Acreditamos, contudo, que a essência do entretenimento social é que o relacionamento com outros seres humanos adicionam uma natureza social ao jogo e o tornam mais interessantes”.

Faz sentido? Faz, e nisso a Nintendo tem mérito. O Nintendo 8 bits trazia, por padrão, dois controles, e o Nintendo 64 foi o primeiro videogame que permitia, em um mesmo aparelho, quatro jogadores. E o cabo Link, do antigo GameBoy, permitia competição entre dois jogadores do portátil.

Uma abordagem diferente de elementos sociais aos games. Mas seria correto compará-las com redes como a PSN e a Live?

O que você, leitor, acha?

[Via GamesIndustry]