EndeavorRX – EUA aprovam jogo para tratamento de déficit de atenção

Os jogos eletrônicos conquistaram um marco histórico nesta semana. A Food and Drug Administration (FDA), uma agência ligada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos permitiu que o jogo EndeavorRX (Akil Interactive) seja prescrito para tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para crianças de 8 a 12 anos. Sim, pela primeira vez na história um jogo será prescrito como um medicamento.

A decisão foi tomada após sete anos de ensaios clínicos envolvendo mais de 600 crianças. Segundo o experimento, um terço das crianças que participaram não tiveram mais problemas de concentração após jogar o game por cerca de 25 minutos por dia, durante cinco dias por semana em um intervalo de quatro semanas. A FDA passa assim a autorizar que médicos prescrevam o título, que está disponível na App Store.

“A melhora no TDAH após um mês de tratamento com EndeavorRX foi mantida por até um mês”, afirma o site da empresa. Os efeitos colaterais mais comumente relatados são frustração e dor de cabeça – moderados aos associados à medicina convencional. No entanto, deve-se notar que o estudo foi realizado por médicos empregados pelo desenvolvedor do jogo, e eles também observam que os resultados são “insuficientes para sugerir que o jogo deva ser usado como uma alternativa aos tratamentos estabelecidos e recomendados para o TDAH”, diz o comunicado da Akil Interactive.

Apesar de animador, é necessário manter cautela, uma vez que os estudos foram conduzidos por médicos contratados pela desenvolvedora, o que pode ser considerado conflito de interesses. Vale destacar que o próprio estudo conduzido concluiu que os resultados não são conclusivos, uma vez que não são suficientes para sugerir que EndeavorRX seja tratado como substituto de outros tratamentos.

É necessário informar que EndeavorRX possui seus efeitos colaterais, tal como qualquer outro medicamento, tais como frustração, quando não se obtém sucesso e dores de cabeça de cabeça quando jogado por longos períodos.Ainda assim, a comunidade gamer americana entende que o jogo pode ser usado como mais uma maneira complementar para reabilitar crianças com essa condição.

Sobre EndeavorRX

O game é um platformer com visuais bem infantis e que lembra clássicos do gênero como Crash Bandicoot, Spyro e Ratchet & Clank. Os jogadores devem desviar de variados obstáculos, destruir inimigos e colecionar itens. Tudo bastante colorido vibrante para capturar as atenções dos jogadores.

Abaixo você confere o trailer de EndeavorRX:

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário