Conferência BRVR 2016 traz a Realidade Virtual ao Mundo Real

BRVR

Não há dúvidas de que a realidade Virtual é o futuro da indústria do entretenimento, em especial aos jogos eletrônicos. Agora é hora de mostrar que o Brasil também faz parte desse futuro. É justamente para mostrar que nosso país também faz pesquisa, produz e compete no mercado da Realidade Virtual, surgiu o BRVR, congresso que reúne profissionais e entusiastas da tecnologia.

O congresso será composto por palestras abertas ao público sobre linguagem e tecnologia e conta com exposição de empresas do mercado. O evento ocorrerá no dia 16 de Julho na FIAP, em São Paulo. Naturalmente que os óculos de realidade virtual não são tecnologia de hoje, visto que nos anos 90 a Nintendo já pesquisava essa interação com o Virtual Boy. Porém o fracasso do acessório colocou a Realidade Virtual em estado de hibernação desde então.

A tecnologia voltou com força total no mercado de entretenimento em 2012, depois que o jovem Palmer Luckey desenvolveu o Oculus Rift, um protótipo de acessório para visualizar games em primeira pessoa. Dois anos depois, a empresa foi adquirida pelo Facebook por 2 bilhões de dólares e, hoje, é o principal player impulsionando a nova onda da Realidade Virtual.

Agora o mercado mundial de Realidade Virtual (conteúdo digital em 3D interativo) e os vídeos 360 graus (vídeos gravados com câmeras especiais que captam imagens em todos os ângulos e o espectador consegue escolher qual ponto de vista assistir) estão extremamente aquecido. Tanto é que os grandes players do mercado como Samsung, Sony e Microsoft estão desenvolvendo seus próprios aparelhos de realidade virtual/aumentada. E não apenas isso, mas todos os países estão com suas produções a todo vapor e o Brasil surfa nessa onda também.

As palestras do BRVR abordam o tema da Realidade Virtual (VR) com bastante amplitude e profundidade: Abre-se o evento com um panorama cronológico sobre as Narrativas Interativas explanado pelo curador do evento Fabio Hofnik, depois há debates sobre produção de vídeo e de games em realidade virtual cujo mercado é enorme em todo o Mundo, outro tema abordado é o debate sobre diferenças entre plataforma de mídia e tecnologia; os melhores cases mundiais de VR serão exibidos ao público do auditório e por fim convidados dão suas opiniões sobre qual o futuro da Realidade Virtual nos próximo anos nacional e internacionalmente sob diversas óticas.

Alguns dos convidados especiais do BRVR são Ricardo Laganaro, diretor da produtora de cinema O2 e Orlando Fonseca, produtor de games para PC, que tem parte do seu time no Vale do Silício, em uma aceleradora de empresas de VR, produtores de conteúdo imersivo pioneiros como Felipe Coimbra e Rodrigo Cerqueira também participam dos debates do BRVR 2016 com outros colegas de profissão.

Além das palestras e debates no auditório, dezenas de empresas irão expor seus produtos, soluções e conteúdos, tanto em software quanto em hardware e equipamentos aos visitantes do congresso BRVR 2016. Deste modo, estão programadas exibições das de algumas das experiências mais imersivas em ambiente digital com Realidade Virtual para todo o público. Os interessados no Congresso podem adquiri os ingressos no site do evento, onde também é possível conferir toda a programação, expositores e palestrantes convidados.

Serviço – BRVR 2016 – Conferência de Realidade Virtual e Narrativas Imersivas

Quando: Dia 16 de Julho de 2016 – A partir das 09:00hs
Onde: FIAP – Av. Lins de Vasconcelos, 1222
Hotsite para Inscrição: https://credencial.imasters.com.br/brvr-conferencia-de-realidade-virtual-2016


Also published on Medium.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário