Start Up FazGame recebe prêmio Nexso do BID

FazGame

Unir games e educação é uma barreira que vai sendo vencida aos poucos e que vai levar alguns anos para ser totalmente transposta. Sempre que uma iniciativa visa unir esses dois mundos é natural que desperte as atenções do público e da mídia. Este é o caso da Start Up FazGame, projeto criado para propiciar a mudança na sala de aula, inserindo ludicidade e autoria no ambiente educacional e proporcionando uma dinâmica de aprendizado motivadora.

O FazGame é uma ferramenta de simples uso, onde professores e alunos são autores, podendo criar, publicar e jogar games educacionais – sem precisar de conhecimentos adicionais de programação ou design. De acordo com os autores do projeto, a ideia serve para evitar a evasão escolar, incentivando que alunos egressos do Ensino Fundamental do Brasil vejam o ensino como algo menos desinteressante e mais envolvido com sua própria realidade.

Não por acaso o FazGame foi um dos premiados do Nexso, um concurso criado para premiar as Start Ups mais inovadoras da América Latina e do Caribe na Indústria Criativa e Cultural. O prêmio é cortesia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reuniu mais de 500 start ups. O prêmio e a apresentação do FazGame no evento DemandSolutions 2016 do BID em Washington, acontecem junto com o lançamento da versão do FazGame em Espanhol e Inglês, um dos passos planejados para o lançamento global do software.

Ao realizar projetos FazGame, os alunos desenvolvem diferentes competências do Século XXI, como criatividade, colaboração, raciocínio lógico e resolução de problemas. O FazGame foi desenvolvido e está sendo aprimorado com recursos de fomento à inovação da FINEP e FAPERJ. Já foi aplicado em mais de 150 escolas, com impacto em 12.000 alunos do ensino público e privado, tendo mais de 500 games publicados, com mais de 65.000 acessos aos games.

Com essa conquista, é mais do que certo que o FazGame ganhará mais notoriedade e quem sabe investimento para transformar a vida de milhares de jovens que buscam uma profissão. Além disso, o programa FazGame certamente vai impulsionar a indústria de jogos digitais no Brasil.

Abaixo tem a lista de vencedores do Nexso, incluindo o FazGame:

Badabada – Popix produções, Brazil
Frei.re – Escribo Inovação e Educação, Brazil
Gamesquare, Brazil
Primeiro Livro – Centro de Autoria e Cultura, Brazil
FazGame – TecZelt, Brazil
Lorapp, Colombia
Nativo Digital – World Tech Makers, Colombia
Kits Artesanales – DIDART, Guatemala
BookFusion, Jamaica
Con Equis Niños, Mexico
Ecosistema contenidos digitales para lenguas originarias de América, Mexico
Mi Cartelera MX, Mexico


Also published on Medium.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário