Aoca Game LAB é uma das selecionadas do programa da aceleradora Qintess

Qintess

Como todos sabem, a Qintess, uma das dez maiores empresas de tecnologia do país anunciou recentemente as startups escolhidas para participar da aceleração. O projeto conta entre as empresas selecionadas com startups da Vale do Dendê, centro de inovação para as periferias de Salvador. A seleção é fruto da parceria entre a organização e a Qintess, que tem como objetivo aumentar o número de profissionais da diversidade no ecossistema da tecnologia, onde a presença de profissionais afro-brasileiros ainda é muito limitada.

Entre as startups selecionadas está a Aoca Game Lab, desenvolvedora de games idealizada por um grupo de jovens de Salvador que criou a premiada série de survival games para PC, ARIDA: Backland’s Awakening. A série que tem como o cenário o sertão nordestino narra a jornada de Cícera, uma garota aventureira que batalha pela sobrevivência na seca. Na trama, os jogadores entram em contato com ferramentas típicas da região, e que exigem estratégias para enfrentar os obstáculos.

A franquia ARIDA é um grande sucesso entre americanos e alemães, e concorreu em 2019, a quatro categorias no SBGames, uma das principais premiações da América Latina. A produtora Aoca Game Lab, é membro do Comunidades Virtuais, grupo de pesquisa do curso de jogos digitais da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Além da Aoca Game Lab, o Qintess Ignite Startups selecionou a AfroSaúde, TrazFavela e Infleet, também criadas por jovens das periferias de Salvador. A meta da Qintess é investir R$ 10 milhões para incluir diversidade no mercado de tecnologia, onde a presença de profissionais afro-brasileiros ainda é muito limitada.

Para Nana Baffour, CEO, Chairman & Chief Culture Officer da Qintess, a escolha da Aoca Game Lab para o programa é o primeiro passo da empresa dentro do setor de games, que será um dos investimentos da marca até 2021. “As startups oriundas da Vale do Dendê resolvem problemas que não encontramos em outras startups pelo fato de vivenciarem com empatia uma realidade que outras “das capitais” não imaginam. Além do fato de que a Aoca Game Lab se conecta a nossa visão estratégica de entrar no segmento de games até 2021”.

As empresas selecionadas terão suporte completo da Qintess, com direito a sessões de mentoria de executivos internos e externos, suporte a desenvolvimento tecnológico especializado, suporte em marketing, financeiro e jurídico e, ainda, espaço de trabalho dentro do novo escritório central da Qintess, em São Paulo, e também em New York/EUA.

Abaixo você confere o trailer de Arida: Blackland’s Awakening:

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário