Meta e Recode lançam desafio online com prêmios para acesso a cultura digital

Recode

Em parceria com a Meta, a ONG de inclusão digital Recode lançou a iniciativa Games4Good, cujo foco é o desenvolvimento de games com propósito para gerar impacto social. O projeto acontece dentro do movimento de transformação ‘Conectando seu Futuro 2021’, que busca, por meio da capacitação e empoderamento digital, melhorar a vida de milhares de pessoas.

Com o objetivo de criar uma coalizão entre empresas de games, influenciadores e ONGs, a atividade visa formar Tech Changemakers, ou seja, transformar jogadores apaixonados em profissionais ou empreendedores de sucesso, que vão criar games com propósito para mover a sociedade.

Para isso, os realizadores partem do princípio de que todos podem ser agentes de transformação social, influenciando políticas públicas, atraindo novo capital criativo e inspirando uma economia de impacto e mudança sistêmica no centro das decisões. Como os games são uma das mídias interativas que melhor conversam com a nova geração, eles podem ser usados como uma nova forma de expressão, na qual os mundos virtuais se tornam palcos de uma mudança sistêmica.

Ao todo, são 12 cursos 100% online e gratuitos, focados no desenvolvimento de competências emocionais e técnicas. “Se queremos uma mudança sistêmica, precisamos abordar questões sociais de uma maneira radicalmente diferente, dando voz e protagonismo às comunidades marginalizadas. Nesse sentido, a parceria com a Meta potencializa as mudanças que queremos ver no mundo e os objetivos que queremos alcançar no longo prazo”, comenta Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode.

 

Coalizão Games4Good e Programa Embaixadores do Futuro

A Coalizão Games4Good é um coletivo gamer que apoia o projeto, reunindo organizações e empresas parceiras de diferentes propósitos, como Logitech, Nuuvem e Abragames.

Para dar mais visibilidade ao Games4Good, Meta e Recode também pretendem convidar influenciadores para serem Embaixadores do Futuro, criando um movimento transformador massivo.

“Através de iniciativas como o “Conectando Seu Futuro 2021” e o “Games4Good”, a Meta busca capacitar e empoderar os jovens brasileiros , ampliando suas visões e acesso a oportunidades no futuro. Dessa forma, é possível colocar o jovem em um papel de protagonismo, mostrando que eles podem passar de consumidores a desenvolvedores de tecnologia”, afirma Ricardo Vilella, Gerente de Políticas Públicas da Meta.

 

Inscrições e cronograma

A inscrições para a maratona digital Desafio Games4Good estão abertas desde o dia 15/11 pelo site. As formações são 100% gratuitas, online e oferecem certificado para os concluintes. O único critério para se inscrever é ter 18 anos ou mais. Os participantes têm até o dia 13 de dezembro para concluir os cursos do “Conectando seu Futuro”.

No dia 01/12, acontece o evento Press Start, um evento virtual que vai reunir profissionais experientes do mercado de tecnologia para palestras e debates sobre o mundo gamer, além do lançamento do Desafio Recode Games4Good. Do dia 01 ao dia 03/12, os participantes formam times para começar a criar os conteúdos entre os dias 03/12 e 05/12. Nesta etapa, as equipes se reúnem pela plataforma online e acompanham lives sobre conteúdo e metodologia, realizando entregas parciais com o apoio de mentores.

Os times têm até o dia 07/12, às 12h00, para realizarem a submissão de seus projetos. Depois, entre os dias 08 e 10/12, acontece a votação da banca de jurados.

Para fechar com chave de ouro, o evento de encerramento Conectando seu Futuro 2021 e premiação do Desafio Recode Games4Good ocorre no dia 15/12.

15/11 a 01/12: Inscrições de participantes e mentores

01/12: Evento Live Press Start e lançamento do Desafio Recode Games4Good

01/12 a 03/12: Formação de times online

03/12 a 05/12: Maratona de inovação com criação do conteúdo, entregas parciais, lives e mentoria

05/12 a 07/12 às 12h00: Entrega de GDD e protótipos

08/12 a 10/12: Votação da banca de jurados

13/12: Prazo final para a conclusão de pelo menos uma trilha de formação Conectando seu Futuro 2021

15/12: Evento Live de encerramento Conectando seu Futuro 2021 e premiação Desafio Recode Games4Good

 

Prêmios para os participantes

A entrega de prêmios do Desafio Recode Games4Good funcionará da seguinte forma:

1º lugar – R﹩ 5.000

2º lugar – R﹩ 3.000

3º lugar – R﹩ 2.000

4º lugar ao 10° lugar – R﹩ 1.000 para cada

 

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário