Teclado gamer com luzes e sons é melhor? Entenda as diferenças

teclado gamer

Afinal de contas, para ter um bom teclado gamer em casa é preciso que ele seja todo iluminado e faça barulho ou não? Descubra o que muda de um modelo para o outro.

Os itens periféricos do computador são conhecidos também com os acessórios que compõem a mesa de jogo de um bom player. Em outras palavras, eles são representados pela cadeira, mouse, monitor, suportes, microfone, pads e o indispensável teclado gamer. A pergunta que muita gente pode se fazer é: como escolher um item de qualidade sem se apegar apenas à estética.

Aqui vamos nos concentrar no teclado gamer, fundamental para jogar partidas off ou online. O dispositivo é obrigatório para qualquer jogador que queira se destacar em uma partida e conquistar níveis mais elevados. No entanto, o termo “teclado gamer” se tornou sinônimo de um objeto cheio de luzes, teclas altas e barulho.

O que caracteriza um teclado gamer na prática?

Primeiramente, entenda que o termo gamer é novo e se refere ao mundo dos jogos digitais, o qual não para de crescer no mundo inteiro. Uma pessoa que adora jogar games pelo computador ou através de consoles pode ser chamada de gamer. No entanto, a palavra já remete a uma profissão, afinal, muitas pessoas conseguem viver de campeonatos e patrocínios por meio do jogo de alto rendimento.

Neste sentido, é preciso considerar que os componentes eletrônicos de qualidade são quesitos indispensáveis para qualquer jogador que busca construir uma carreira ou se divertir em alto nível. O teclado está na lista dos equipamentos que precisam se adequar à nova filosofia gamer.

Ao contrário do que se imagina, não são as luzes e cores do item que o tornam ideal para jogos digitais. Algumas características importantes são:

– Conforto;
– Durabilidade;
– Ergonomia;
– Velocidade de resposta;
– Atalhos.

Assim, um teclado gamer precisa ter a resposta mais rápida possível para que os personagens da tela do computador respondam quase que imediatamente aos comandos dados de forma analógica.

Como escolher um bom produto?

Não existe uma receita de bolo específica para seguir na hora de comprar um bom teclado gamer. O que deve ser feito, em primeiro lugar, é analisar a idoneidade do lojista e depois os comentários dos jogadores. Normalmente, existem modelos que podem atender pessoas que estão em diferentes níveis de jogo e até mesmo com propostas distintas.

Um jogador que quer apenas se divertir não precisa de tantos aparatos avançados. Por outro lado, aqueles que são competitivos devem investir na qualidade do produto em cada detalhe. Os teclados retroiluminados ajudam a melhorar a atenção e visão das teclas, por exemplo. Contudo, não se apegue apenas ao estilo de um objeto, confira o que ele pode oferecer.

Sobre o som do teclado, existem modelos mecânicos que são mais barulhentos e precisos. Porém, há opções que apenas simulam o som de um teclado mecânico, mas que são apenas adornos e podem encarecer o produto. Veja até que ponto a aparência do teclado pode influenciar na sua capacidade de jogo.

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter. Professor e consultor na área de educação e tecnologia.

Deixe seu comentário