Antigas franquias, revisitadas inúmeras vezes, mais cedo ou mais tarde acabam tendo sua mecânica completamente mudada. Seja por questões naturais, como a evolução dos consoles, seja por adaptações ao mercado e ao gosto das novas gerações.
Aconteceu com os adventures, hoje praticamente extintos se comparado com a avalanche de bons títulos em décadas passadas, e acontece também com jogos turn-based (em turno, aqueles games em que você executa uma ação, espera a resposta do outro jogador/máquina e decide a sua próxima ação).
Além da escassez de estratégias em turno, alguns outros títulos adaptam suas mecânicas de combate para o novo modelo. Gamers fãs da série FF já acompanham isso e, o produtor de Final Fantasy XIII-2, Yoshinori Kitase, declarou em entrevista que agora a franquia pode se afastar de vez de suas raízes de RPG em turno.
É o action-RPG chegando a toda, e a declaração pode significar que uma das coisas mais características da série está em vias de se perder para sempre. Para muitos, é uma evolução natural e bem-vinda. Mas é óbvio que essa opinião não é compartilhada pelos mais puristas.
O que você, leitor, acha desse tipo de mudança?
[Via CVG]
A idéia de RPG com combate em tempo real não é nova. Vários jogos de super-nes já tinha como Terranigma.
Eu acho.. que ela meteu a espada numa pomba que tava passando desavisada :/
Como cara que comprou o Playstation, quase que exclusivamente pelo encanto do FF VIII, posso dizer que acho uma bosta..
Mas com o custo operacional que a Square deve ter, é totalmente justificável essa tendência em partir para ação (less brain) de forma a democratizar o game.
tendo uma boa historia que mal tem, mas que o primeiro ff 13 foi ruim… inquestionável!
Não acho que o sistema de batalha de FFXII tenha sido ruim, era divertido. Mas eu ainda prefiro batalhas por turno, bem tradicional mesmo. O estilo frenético de action-rpg é legal, mas nada melhor que a tensão de bolar estratégias durante o combate, num turn-based RPG.
Ridiculo isso. Desde FFX eu tenho odiado mais e mais os jogos dessa franquia… eles bem que tentaram volta as riazes com FFX-2, porém ainda assim não deu certo…
Por isso ainda adoro e não largo jogos como Dragon Quest VIII, Valkyrie profile e Parasite Eve…
Dado os custos de produção de um jogo Final Fantasy, é normal que eles queiram tornar o jogo mais "acessível". Não achei tão ruim o XII, nem o XIII. Mas com certeza eles estão cada vez mais distantes das origens da franquia.
porque O mercado de hoje precisa de inovação novas formas Quem jogou o XII já sentiu a diferença no turn based.
Já XII é exelente THumps UP to square Enix.. Keep UP the Work.. FF Saga Will Never Die.. Keep inovating
É uma mudança bacana, porém mantém o vício de vender nome, não produto.
Final Fantasy já mudou sua linha base diversas vezes durante o percurso, jogos que tem tudo para se tornar um sucesso sendo criticado por carregaram o nome Final Fantasy, Chronicles hoje, é o maior exemplo de cenário Final Fantasy, porém não agrada devido seu aspecto infantil, já novas versões 10,11,12, meia lua+soco… simplesmente são jogos que carregam sua mascote, poderes e finaliza ai, jogos que poderiam tem outro nome, não apenas sub-titulos.
A maior impressão é o medo de aceitação, "Final Fantasy" vende, mas um jogo como "Squall Saga" venderia tão bem?
Ridiculo isso. Desde FFX eu tenho odadio mais e mais os jogos dessa franquia… eles bem que tentaram volta as riazes com FFX-2, porém ainda assim não deu certo…Por isso ainda adoro e não largo jogos como Dragon Quest VIII, Valkyrie profile e Parasite Eve…