OSVR: Razer anuncia seu próprio óculos de realidade virtual

osvr

A realidade virtual é o futuro eminente dos jogos digitais! Além do Oculus Rift, que pertence ao Facebook, e do Morpheus da Sony, agora é a vez da Razer se envolver com a tecnologia. Porém, ao contrário dos exemplos anteriores, a desenvolvedora de dispositivos para gamers não vai desenvolver sozinha seu próprio óculos de realidade virtual, mas sim formará uma aliança com diversas empresas para criar uma plataforma aberta que torne-se o padrão da realidade virtual.

O projeto surgiu à princípio graças a uma parceria entre a Razer e a Sensics, empresa dedicada em realidade virtual de alta performance, e outras empresas de tecnologia. Essas empresas apresentaram durante a CES 2015, em Las Vegas, o Open-Source Virtual Reality (OSVR). Basicamente trata-se de um kit de desenvolvimento OSVR Hacker acompanhando de um dispositivo de realidade virtual com software de código aberto que permite a programação de qualquer variedade de tecnologia de VR.

De acordo com os desenvolvedores, o OSVR suporta alguns dos principais motores gráficos da atualidade, como o Unity 3D e Unreal 4 Engine, e também trabalhará com plug-ins de dispositivos de líderes do mercado de hardware, como Bosch e Razer, e com as novidades da Sixense e LeapMotion. Além disso, o OSVR suporta todos os dispositivos de realidade virtual, incluindo o Oculus DK 2 e o headset Totem da Vrvana.

O melhor, para os desenvolvedores, é que o OSVR permite o desenvolvimento de aplicativos e hardwares utilizando qualquer sistema operacional, como Windows, Android e Linux. “A chegada da plataforma aberta do OSVR acelera as inovações e oferece aos consumidores a liberdade de escolher a melhor combinação entre componentes de hardware e software”, disse Yuval Boger, CEO da Sensics.

A Razer ainda diz que o kit possui alta qualidade e baixa distorção óptica, o que teoricamente elimina a necessidade de corretores. Qualquer pessoa pode fazer o download de arquivos 3D e criar seus próprios óculos de realidade virtual, diz a desenvolvedora.  O dispositivo da Razer possui duas telas 5,5”, um campo de visão de 100º e sensores internos para rastreamento da posição da cabeça, como acelerômetros, giroscópios etc. Nesses aspectos, o OSVR não é muito diferente do Rift. A previsão de lançamento é para junho deste ano pelo preço US$ 199,99.

Para mais informações sobre o funcionamento do OSVR, basta acessar o site da empresa.

Abaixo está o video de apresentação do OSVR:

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário