Subatomic Studios e Autodesk juntas no desenvolvimento de Fieldrunners 2

Fieldrunners 2

Fieldrunners 2

A Subatomic Studios lançou nesta semana um importante game, que não apenas deve lhe trazer jogadores, mas também definir o futuro da empresa no desenvolvimento de games móveis. Trata-se do título Fieldrunners 2, sequência de um game para celulares baseado em defesa de torres que foi premiado pela crítica há algum tempo.

O game pode ser decisivo para a empresa pois ele foi desenvolvido através do software de animação Autodesk 3ds Max.  A importância deste acontecimento se dá pelo fato de que se o game for bem sucedido é capaz de marcar tendência no Subatomic e em outros estúdios. Podemos dizer que a Subatomic Studios e Autodesk estão juntas na criação de Fieldrunners 2.

Com a ferramenta, os desenvolvedores foram capazes de criar a sequência em menor tempo de desenvolvimento e com custos reduzidos. Trocando em meados, este é o objetivo de muitos produtores de games indie no Brasil para se manter vivos no mercado, e de acordo com a Subatomic o 3ds Max é uma boa maneira de se conseguir isso.

Acho que muitos desenvolvedores subestimam a quantidade de tempo e dinheiro que podem economizar ao trabalhar com o 3ds Max. O software paga a si mesmo muito rapidamente“, acrescenta Jamie Gotch, CEO da Subatomic Studios.

Além de segurar o orçamento do game, a plataforma permitiu que o Fieldrunners 2 fosse desenvolvido com gráficos em 3 dimensões, apesar da aparência bidimensional. Deste modo os desenvolvedores puderam criar gráficos otimizados sem perder a pegada de ação que marcou o game anterior. Além disso, o estúdio nos contou que o software pode ajudá-los a portabilizar o game para outras plataformas além o iOS.

O 3ds Max permite que nossos engenheiros ajustem muito rapidamente as animações para adequá-las às necessidades de memória de um dispositivo ou plataforma. Somos capazes de reduzir o tamanho de um jogo em 30 a 50%, exportando seletivamente as animações. Isso é imensamente benéfico para o desenvolvimento de jogos para celulares, pois você pode criar um grande impacto com apenas alguns quilobytes extras“, diz Derrick Barth, artista técnico.

Sobre o game, você precisa saber que ele é um exemplar do viciante estilo Tower Defense, um tipo de game em que vocÊ deve criar torres em um cenário e utilizá-las para destruir soldados  invasores que tentam passar de um lado para o outro. Meio confuso? Confira o resultado final no vídeo abaixo:

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário