Distribuição digital X modelo tradicional de vendas: qual prevalecerá?

Darryl Still, diretor da 1C Company, distribuidora européia, aposta que o primeiro trimestre de 2011 será o período em que a distribuição de jogos para PC será feita completamente de forma digital, ou seja, via download.

A opinião do executivo dá brecha para diversas interpretações: será que isto quer dizer que, de fato, ele acredita que os jogos para PC deixarão de ser vendidos em forma física? E quanto ao mercado? Ele se refere ao mercado europeu ou o mercado como um todo?

Seja como for, parece um pouco precipitado apostar numa mudança tão radical e definitiva no modelo de vendas. Uma pesquisa conduzida pelo NPD Group mostrou que os formatos físicos continuam em imensa vantagem.

O estudo confirmou que 90% dos jogos de console vendidos durante o terceiro trimestre de 2009 foram em mídia física, comparado a 79% dos jogos vendidos para todas as outras plataformas, ou seja, portáteis, PC, Mac e celulares.

Em outra notícia relacionada, a Ubisoft decidiu mudar seu foco. A queda de 50% no mercado casual notada pela desenvolvedora e distribuidora francesa foi suficiente para que a companhia reafirmasse sua estratégia no mercado tradicional.

A empresa planejaria, ainda, um retorno da série Driver. Será que vem mesmo? Vamos esperar…

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter e do GameOZ. Professor da PUC-SP e consultor na área de educação e tecnologia.

2 comentários em “Distribuição digital X modelo tradicional de vendas: qual prevalecerá?”

  1. No Steam, todos os meus jogos foram adquiridos digitalmente.
    No meu caso, melhor pagar $19 do que R$99 por um jogo. Prevalece a escolha do BOLSO.

  2. É, talvez aconteça isso por falta de incentivo… por exemplo no brasil é preciso ter cartão de crédito internacional…

    no xbox, é preciso se passar por americano e os títulos para compra on-demand por exemplo são limitados…

    Ontem msm queria comprar Halo 3 e Gears of War 2, porém não pude pois não estavam disponíveis para download…

Deixe seu comentário