Traria o WiiFit uma onda de complexo?

Wii Fit

A Nintendo realizou algumas tacadas decisivas para a indústria dos videogames com lançamentos para seu portátil Nintendo DS e console Wii, sendo abraçada e aplaudida por toda a opinião pública, inclusive em áreas médicas.

O Wii Fit, por exemplo, poderia ser mais um desses lançamentos, certo? Errado! Apesar de ser um game que incentiva o exercício e a boa forma, com exercícios de equilíbrio e queima de calorias, o game de US$ 70 levantou uma nova polêmica.

O game que acompanha um periférico balança calcula o IMC (índice de massa corporal) de seus jogadores mediante a digitação da altura e divide os “Miis” participantes entre as categorias “gordo” e “abaixo do peso”.

Só que, por ser jogado por crianças, o game está sendo visto por maus olhos pelos pais ingleses. Aparentemente uma garotinha de 10 anos com vida ativa e muita felicidade teria indicado sua altura ao jogo e, ao ter seu peso calculado, sido chamada de “gordinha”.

“Ela tem estrutura sólida, mas não é gorda. Ficou devastada por ter sido chamada de gorda e tivemos que dar duro para convencê-la que não era”, declarou o pai da garota sem se identificar, temendo que a filhota pudesse virar piada.

O assunto levantou polêmica, visto que o padrão de beleza atual aponta modelos magras, o que leva muitas garotas a atos insanos de alimentação e extremamente nocivos para a saúde.

Agora, ignorando todos os benefícios de um jogo ativamente saudável, Tam Fry, do Forum Nacional de Obesidade da Inglaterra, pediu para que os pais considerassem o banimento do game por conta deste cálculo de IMC, dizendo que não é um método confiável, principalmente para crianças, que tem seu índice mudados mensalmente e podem ser bastante saudáveis mesmo que o cálculo indique o contrário.

Fry sugere, inclusive, que o game traga um alerta para os pais, algo que a Nintendo não pretende fazer, apesar de ter se desculpado publicamente por um porta-voz, que declarou que a intenção não foi ofender com a terminologia utilizada e que o game ainda é capaz de medir o IMC, mas os números podem não ser precisos para faixas etárias mais jovens.

[Via Joystiq e DailyMail]

Clones de Wii invadem o Brasil

Os chineses têm, então o Brasil tem também. Mesmo com o Stand Center e a Promocenter fechadas, aparelhos inspirados em Wii chegam ao mercado nacional de formas surpreendentes.

O Wii Vision, por exemplo, vem das mãos da Dynacom, a mesma que fabricava o Dynavision, clone de NES, que era dado de presente para vencedores de programas de perguntas e respostas que infestavam às tardes da televisão brasileira antes que programas de fofoca dominassem os canais.

Agora, é a vez do Multigame, um aparelho trazido pela Multilaser. A semelhança entre ambos é o design inspirado no console de nova geração da Nintendo e o fato que nenhum dos dois, na realidade, roda os recentes títulos em DVD.

O Wii Vision roda cartuchos de NES (8 bits) e vem com controles sem fio e um cartucho de 106 títulos. Mais avançado, o Multigame é 16-bits e vem com duas raquetes de ping-pong, uma de tênis, um bastão de baseball, e uma “chuteira”, dispositivo para ser acoplado à perna. Todos se encaixam em um controle muito semelhante ao Wii Remote.

Os jogos do Multigame vêm em dois cartuchos, um que aproveita os controles “especiais”, com boxe, ping-pong, tênis, futebol (só os pênaltis), baseball e boliche; e outro com 16 títulos inspirados em jogos de computador e que utilizam um controle convencional.

O pulo do gato é, na verdade, o preço cobrado por um destes aparelhos. Enquanto um Wii pode ser conseguido por meios não oficiais por até R$ 1.100, as opções da Dynacom e da Multilaser são oficialmente vendidas por R$ 279 e R$ 349, respectivamente.

O preço é mais baixo, mas não espere ver um dia Mario Kart, Super Mario Galaxy, Super Smash Bros. Brawl, Okami ou o bacana Cooking Mama sendo lançado para um desses…

[Via Zumo]

Okami para Wii no Brasil

O jogo Okami, lançado originalmente para PlayStation 2 pela Capcom e portado para o Wii, foi lançado mundialmente no dia 15 de abril e logo poderá ser encontrado nas prateleiras nacionais.

O game que tem como protagonista Amaterasu, deus do sol que desce à Terra como um lobo, será trazido pela Synergex e desafiará o jogador a salvar a humanidade, resgatando a natureza e as cores em um mundo que foi tomado pela escuridão e combatendo o monstro ressuscitado Orochi.

Recebedora de notas altas tanto entre os jogadores como a mídia especializada, a versão para PlayStation 2 ganhou também prêmios por seus belos gráficos e tão cedo o Wii foi lançado, o jogo parecia o casamento perfeito entre o Wiimote e os desafios a serem ultrapassados com armas como o pincel celestial.

A versão de Okami para Wii, que já foi avaliada por diversos sites internacionais e recebeu nota 9.0 do site GameSpot, poderá ser encontrada em lojas físicas e virtuais, entre elas a UZ Games, Fnac, Saraiva, Blockbuster, Americanas.com e Submarino.

Mais sobre o jogo você encontra no site oficial da Capcom.